Cirurgia Plástica Do Nariz

Conhecida popularmente como cirurgia plástica do nariz, a Rinoplastia, consiste num procedimento cirúrgico com finalidade de correção estética. É possível aumentar, reduzir, arrebitar a ponta do nariz para lhe dar mais projeção ou até suavizar a largura das asas laterais. A busca por esse tipo de mudança pode ser considerada recorrente pelo fato do nariz ser fundamental para a harmonia do rosto. Conheça um pouco mais sobre essa cirurgia que é tão relevante para a autoestima de tantas pessoas.

Rinoplastia a cirurgia modeladora de nariz

Rinoplastia a cirurgia modeladora de nariz

A Evolução da Rinoplastia

 

Esse procedimento é realizado desde o final do século 19, contudo, passou por evoluções em decorrência do fato de que se sabe mais sobre a estrutura da fisiologia nasal. As técnicas empregadas para corrigir o visual do nariz foram sendo aperfeiçoadas para chegar a resultados mais interessantes sob o viés estético.

Rinoplastia na história

História da Rinoplastia

Inicialmente essas cirurgias eram realizadas somente por via endonasal (fechada), atualmente, já são realizadas por via aberta diretamente na estrutura do órgão. Vale destacar que a evolução das técnicas cirúrgicas se deu também no que diz respeito a recuperação dos pacientes que se tornou mais eficaz.

Sala de cirurgia do século XXI

Sala de cirurgia do século XXI

Para Quem a Rinoplastia é Indicada?

 

O procedimento é recomendado para pessoas que têm insatisfação com o formato do seu nariz. É possível inclusive associar a cirurgia estética com outros procedimentos focados em saúde como Turbinectomia (remoção dos cornetos nasais que é a carne esponjosa que dá origem a alergias como rinite) e correção de septo nasal.

Turbinectomia

Turbinectomia

No caso de associação do procedimento estético com cirurgia funcional o ideal é que seja realizado em conjunto por um cirurgião plástico e um otorrinolaringologista. Também é possível associar a Rinoplastia a outras cirurgias estéticas como a blefaroplastia (cirurgia das pálpebras). Os especialistas recomendam que a Rinoplastia seja feita somente a partir dos 15 de idade, fase em que o desenvolvimento facial já está completo.

Blefaroplastia

Blefaroplastia

Rinoplastia: Entendendo o Procedimento

 

Como mencionamos a evolução no campo das cirurgias plásticas do nariz permitiu a criação de duas modalidades: aberta (exorrinoplastias) e fechada (endonasal). Abaixo vamos explicar melhor como funciona cada uma delas.

Rinoplastia

Rinoplastia

Exorrinoplastias: Rinoplastia Aberta

 

Nesse procedimento a incisão é feita na base do nariz no centro entre as narinas e também na parte de dentro de cada narina. Geralmente essa técnica é mais indicada para os casos em que se deseja fazer uma modificação significativa na ponta do nariz. Contudo, como a cirurgia fechada também pode resolver essa questão fica por conta do cirurgião decidir qual o procedimento mais adequado.

Endonasal: Rinoplastia Fechada

 

A cirurgia endonasal se caracteriza por realizar incisões somente na parte interna das narinas. Trata-se de um procedimento que oferece um resultado mais natural, não deixa cicatriz visível e que tem recuperação mais rápida, no entanto, demanda pleno conhecimento do que está sendo feito por parte do cirurgião haja vista que ele não terá a visibilidade por baixo da pele do paciente. A dica é procurar um médico que tenha ampla experiência nesse tipo de cirurgia.

Rinoplastia fechada

Rinoplastia fechada

Diminuindo o Tamanho do Nariz

 

Boa parte dos pedidos feitos aos cirurgiões que realizam Rinoplastia diz respeito à redução do tamanho do nariz. Nesses casos o médico pode realizar a retirada de parte da cartilagem local e/ou fazer a raspagem e o lixamento do osso.

Diminuindo o nariz

Diminuindo o nariz

Aumento de Nariz Existe?

 

Talvez você acredite que as pessoas que optam pela Rinoplastia desejem apenas remodelar ou reduzir o tamanho do nariz, porém, há quem queira deixar essa parte do rosto maior e com mais destaque. É possível aumentar o nariz por meio da técnica de enxerto de cartilagem, realização de preenchimento no local ou então com o uso de implante de próteses.

 

Fratura Nasal

 

Esse procedimento é realizado apenas em alguns casos, os médicos fazem uma avaliação física completa dos pacientes candidatos a esse tipo de Rinoplastia antes da intervenção. A ideia da cirurgia é reduzir o tamanho do ossinho nasal e também alterar o tamanho da base. A fratura é realizada para que haja compensação da raspagem óssea que acarreta na redução da massa óssea local. Pessoas que sofreram acidentes que entornou o nariz também podem se valer da Rinoplastia para resolver o problema.

Anestesia

 

Pode ser usada a anestesia geral ou sedação, no primeiro caso o paciente recebe o auxílio de aparelhos para respirar durante a cirurgia. O tempo de duração médio desse tipo de cirurgia é de duas horas. A liberação do paciente que passa por uma Rinoplastia se dá no mesmo dia geralmente. Nos casos de quem associa a cirurgia estética com procedimentos funcionais pode se ter um tempo de estadia no hospital prolongado por 12 ou 24 horas.

Anestesia em Rinoplastia

Anestesia em Rinoplastia

O Que Considerar Para Mudar o Nariz

 

A definição para chegar a um novo nariz deve considerar questões de simetria e harmonia da face. Fica a dica de que nesse momento o paciente não deve ficar atento somente a questões matemáticas para chegar ao melhor resultado. O cirurgião plástico deve dar o seu parecer relativo a critérios estéticos para ajudar o paciente a determinar o melhor caminho a ser seguido.

 

Atualmente, muitos médicos trabalham com softwares de projeção 3D que usam fotos do próprio paciente para simular o novo nariz. Claro que mesmo nesses casos é necessário lembrar que se trata de uma projeção e pode ter diferenças na realidade. Antes de realizar o procedimento o paciente deve realizar exames padrão que incluem exame de sangue, avaliação cardíaca, verificação da dosagem de sódio e potássio entre outros.

O médico pode ainda solicitar uma tomografia computadorizada para que possa ter uma visão mais detalhada da estrutura do nariz. O paciente deve ficar em jejum por um período de 8 horas e suspender o uso de anticoagulantes por pelo menos 7 dias.

Imagem feita por software de projeção 3D

Imagem feita por software de projeção 3D

 

Contraindicação da Rinoplastia

 

Esse procedimento cirúrgico é contraindicado nos casos em que os pacientes apresentam doenças previamente identificadas que estão em sua fase aguda, indivíduos que estão usando medicamentos anticoagulantes e lactantes.

Quem pode fazer?

Quem pode fazer?

Rinoplastia Têm Riscos?

 

Como qualquer tipo de cirurgia, a Rinoplastia, apresenta riscos começando pela possibilidade de insatisfação com o resultado. Além disso, o procedimento pode acarretar em infecção ou complicações advindas da anestesia.

Toda cirurgia apresenta riscos

Toda cirurgia apresenta riscos

Como é o Pós-Operatório da Rinoplastia?

 

Algo que assustava muitos candidatos a realizar Rinoplastia no passado era ter que passar algum tempo usando gesso no nariz. Atualmente, o pós-operatório utiliza um plástico rígido que oferece melhor fixação e pode ser utilizado por mais tempo com boas condições de higiene.

Outro fator que vale ressaltar é que essa proteção ajuda a modelar melhor o nariz recém-operado. Os curativos no nariz devem ser usados por 15 dias sendo que desses 7 são com o plástico rígido e outros com uma fita adesiva porosa. Por um dia são usados tampões internos. Nos primeiros sete dias a alimentação deve ter textura pastosa e os medicamentos serem líquidos.

Inicialmente são formados coágulos nas narinas que vão sendo dissipados com o auxílio de descongestionantes nasais. O paciente deve manter repouso absoluto nos primeiros sete dias e repouso moderado nos sete dias seguintes realizando o mínimo de esforço físico possível. Geralmente os pacientes não têm dores após a cirurgia, mas se isso acontecer é possível recorrer a analgésicos. Em caso de sangramentos no nariz é necessário procurar o médico.

 

 

 

 

 

 

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cirurgias Plásticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • olá
    as fotos do início desta postagem são fotos particulares minhas e não tiveram autorização para serem utilizadas (se houvesse um pedido anterior com certeza eu deixaria utilizarem, mas sem pedido achei uma falta de educação completa)
    vou pedir que sejam retiradas em no máximo 48horas

    grata

    Carol Costa 5 de maio de 2011 17:25 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.