O termo escapulário, do latim escápulas, ombros, atualmente refere-se a dois objetos diferentes, mas que estão relacionados, o primeiro, e que deu origem ao segundo era uma espécie de capa usada por monges, feita de um tecido de cor amarronzada. E é com um pedaço desse tecido que eram feitos os primeiros escapulários devocionais.
Alguns autores interpretam o escapulário como um avental simbólico baseado no fato de que os monges e freiras, quando engajados em algum trabalho manual, tendem a cobrir-se com um avental de proteção, ou jogar o comprimento da frente para trás sobre seu ombro para evitar que ele fique no caminho.
Atualmente, são feitos escapulários devocionais em prata ou ouro, com detalhes em strass ou brilhantes. Passou a ser também um item de moda, que une estilo com devoção. E as imagens dos santos podem ser de Jesus e Maria, ou até mesmo de outros santos de devoção.
O Escapulário Devocional
Os escapulários devocionais são sacramentais, usados principalmente por católicos e alguns luteranos, projetados para mostrar o compromisso do usuário com uma confraternização, um santo ou um modo de vida, bem como lembrá-lo dessa promessa. Alguns escapulários devocionais possuem imagens de santos ou versos da bíblia.
Geralmente consistem em duas peças retangulares de tecido, sendo que um retângulo paira sobre o peito do usuário, enquanto o outro descansa nas costas. Esse tipo de escapulário, feito com tecido, ainda é encontrado, mas os escapulários feitos em ouro, prata e aço inoxidável ganham cada vez mais espaço, por serem peças mais bonitas e duráveis.
Lojas especializadas em produtos católicos e joalherias contam com lindos modelos de escapulário de ouro, para pessoas mais clássicas, que querem ter suas devoções e manter o estilo. Costuma-se levar o escapulário até uma igreja para benzer, assim a joia irá proteger o usuário.
Escapulário de Nossa Senhora do Carmo
O escapulário de Nossa Senhora do Carmo é um dos mais usados em todo o mundo. A forma mais antiga dos escapulários significa que os portadores do escapulário marrom, com um pedaço do hábito carmelita, serão salvos. Em primeiro lugar, este significado religioso carmelita que se manteve fiel à sua vocação. Mais tarde, o pequeno Escapulário Castanho se tornou popular entre os leigos como um objeto de devoção.
A natureza da ajuda espiritual associada com o Escapulário passou a ser descrita em maior detalhe e especificidade. A formulação tradicional da Promessa do escapulário é “Leve este Escapulário. Aquele que morrer vestindo-o não sofrerá o fogo eterno. Deve ser um sinal de salvação, uma proteção em perigo e promessa de paz.” Por muitos, o escapulário tem sido pregado como uma maneira fácil de ir para o céu, o que levou a críticas. Mas independente de sua crença, o importante é manter a fé.
Escolhendo Seu Escapulário de Ouro
Hoje em dia você encontra uma grande variedade de escapulários de ouro, a dica é apostar num modelo que tenha a ver com a sua fé, ou seja, que seja de um santo ou imagem que te traga uma sensação de conforto ou alento. Como essa joia demanda um certo investimento financeiro recomendamos que você faça uma pesquisa a respeito da joalheria em que vai adquirir o item e que tenha certeza de que a peça possui garantia.