O friozinho mal se aproxima e já se torna possível sentir a pele ressecar da pele, isto se dá especialmente durante o inverno e o outono, a baixa umidade e o vento frio podem trazer problemas para a pele. Por isso, há determinados cuidados que são fundamentais para deixá-la saudável e com uma aparência boa. Além de manter a pele bonita e macia, há determinadas medidas que auxiliam a evitar futuros problemas.
Livrando-se dos Efeitos do Outono e do Inverno
– Muitos quadros podem parecer leves e, às vezes, podem ser graves com secundárias infecções trazidas por bactérias, em razão da coceira e das lesões causadas na pele. Os ferimentos podem vir a aparecer em consequência do abuso de banhos demorados e quentes que acabam culminando numa desidratação, deixando a pele extremamente mais sensível. De acordo com especialistas em dermatologia, nessas situações, a utilização de esponjas, buchas, esfoliantes ou exagero no uso de sabonete comprometem a parte lipídica da pele, que é uma natural barreira de gordura que faz com que a pele não se resseque com facilidade, nem perca água e oferece ainda uma benigna flora que blinda contra infecções.
Uma das mais comuns enfermidades oriundas desse quadro são os eczemas: a pele se torna bastante ressecada e com regiões de aspereza e vermelhidão, especialmente nas pernas, nos braços, e abdômen. É quando surgem a irritação e as coceiras.
– As crianças, que apresentam uma derme bem mais sensível delicada, muitas vezes, também acabam apresentando o que chamamos de dermatite atópica (protuberâncias que apresentam crostas e coçam), e costumam surgir em regiões de dobras: joelhos, cotovelos, e pescoço. Existe também a vermelhidão, a coceira dos olhos e o ressecamento das bochechas, situações bastante comuns no inverno.
Outros tipos de doenças como a psoríase, assinalada pela presença de áreas avermelhadas com a presença de descamação da pele e ainda no couro cabeludo, a caspa, chamada ainda de dermatite seborreica, também acabam tendo destaque nessa classificação. Para buscar evitar todas essas indesejadas condições, especialistas dão dicas preciosas, como as listadas abaixo:
- Procure não tomar banhos muito demorados e quentes demais.
- Durante o banho não faça uso de esponjas, buchas, e nem de produtos esfoliantes.
- Evite aumentar o tempo sob a água quente e não tome banho de banheira.
- Faça uma hidratação contínua da pele sempre depois do banho.
- Procure não usar loção ou cremes com perfumes em excesso ou corantes.
- Quando for usar, opte pelos sabonetes neutros.
Cuidados Especiais com a Mão, Colo e Pescoço
Nós todos estamos cientes de que o rosto atua como uma espécie de cartão de visita das pessoas. Em razão dessa forma de pensar, muitas mulheres e homens tendem a intensificar os cuidados com essa parte do corpo, deixando esquecidas as demais áreas.
O pescoço, a mão e o colo, por exemplo, acabam recebendo um secundário cuidado, e, talvez por isso, sejam as partes primeiras do corpo a mostrarem algumas marcas da idade, já que contam com uma pele mais sensível e fina. O descuido com essas áreas se mostrar por meio de rugas, manchas, flacidez, opacidade e perda de maciez.
Em se tratando das mãos, é preciso que prestemos mais a atenção quanto ao surgimento de perda de volume e manchas, que causam a diminuição do viço da juventude desta parte área do corpo bastante exposta aos raios solares e variações do clima.
Para ajudar nisso, veja logo abaixo determinadas maneiras de diminuir os sinais no colo, nas mãos, e no pescoço, deixando-os mais saudáveis e bonitos:
a)Hidratação:
Opte por um creme hidratante que possua a contenha substâncias anti-idade e ainda que seja recomendado para o local (colo, mãos, e pescoço). Aplique a partir do meio seguindo para as laterais, e também da parte de cima para a de baixo. Há a possibilidade de se formular produtos para as mesmas áreas, através de um especialista. Atualmente, o mercado de cosméticos proporciona aliados excelentes, com uma variedade grande de preços, marcas, e composições.
b) Filtro solar:
Ainda que o dia esteja nublado ou chuvoso, aposte no filtro solar, mesmo que a estação seja fria, inverno e outono. Várias pessoas usam o produto somente no rosto. A implicação? As partes sem proteção tendem a receber uma grande quantidade de raios solares nocivos e terminam no prejuízo.
Além do mais, sempre a pessoa se vê ciente de que ficará sob exposição solar, como por exemplo, no decorrer de exercícios físicos ao ar livre, precisa usar vestimentas adequadas com proteção UVB e UVA.
c) Cuidado para usar o sabonete adequado:
Produtos que sejam neutros usados no cuidado da pele do rosto, como os sabonetes, podem ainda serem usados no tratamento do colo, mãos e pescoço, sem diferenciação. Aproveite dessa facilidade e use os mesmos sabonetes nessas partes do corpo.
d) Nem pensar em usar água quente:
Da mesma forma que o rosto, as áreas citadas acima apresentam maior sensibilidade, e em razão disso, é melhor usar sempre a água fria ou morna, já que a água quente deixa a região ainda mais sensível.
e) Os Benefícios da Esfoliação:
Ao menos uma vez durante a semana é recomendável que se faça uma esfoliação adequada. Tal procedimento tem como principio a eliminação das células mortas, e pode ser feito em casa e em clínicas de estética. O legal é que em casa pode-se usar produtos naturais como açúcar cristal, mel, fubá e outros. Combinados com um pouco de creme hidratante ou apenas água, e o melhor, os resultados são fascinantes.
Alimentos Antioxidantes:
Para melhorar a saúde da pele também é importante que se tenha uma alimentação saudável, e, para isso, nada melhor que apostar nos alimentos antioxidantes, que combatem os radicais livres, prevenindo assim o precoce envelhecimento da pele. Alimentos a serem consumidos que atuam com esta função: Cenoura, aveia, cacau, chá verde, frutas cítricas, mamão, cúrcuma, linhaça, óleo de coco, oleaginosas, frutas vermelhas, tomate, azeite de oliva, melão, suco de uva integral, peixes, entre outros.
Aproveite todas essas dicas e procure assim amenizar as marcas do inverno e do outono em sua pele.
É natural que com a chegada do outono e inverno a pele fique mais ressecada, perca um pouco do brilho e fique fosca. São efeitos naturais em relação ao clima da nova estação, o excesso de banhos muito quentes e até o uso da bucha, porém, esses efeitos podem ser amenizados. Veja como, com dicas de uma dermatologista :
- Use um hidratante específico para o seu tipo de pele. Atenção: um hidratante cheiroso não significa que seja o ideal, os melhores, não têm cheio.
- Use um hidratante específico para o rosto.
- O melhor momento para usar hidratante é depois do banho.
- O ideal são dois banhos para o dia para não tirar a hidratação natural.
- Passe o hidratante nos pés e durma com meias, elas ajudam a fazer com que o creme penetre bem.
- Consulte um dermatologista para saber qual o hidratante ideal para o seu corpo.