Botox – Cuidados Após Aplicação: Quais São?

A aplicação da Toxina Botulínica, ou botox, como é popularmente conhecido, é bem simples. Porém, ainda assim exige alguns cuidados após o procedimento. O Botox é usado na correção de assimetrias faciais, de rugas de expressão, e também para tratar casos de excesso de sudorese (hiperidrose) nos pés, nas axilas, nas mãos, na região inguinal e na face.  

Para que o procedimento tenha um bom resultado e uma boa durabilidade, é importante tomar alguns cuidados. Confira abaixo o que fazer após a aplicação do Botox: 

• Logo após a aplicação do Botox, é bom evitar viagens aéreas, pois o produto pode acabar migrando para áreas indesejadas devido à mudança da pressão-ambiente. 

 Lavar o rosto normalmente é permitido. Só não é permitido realizar uma limpeza de pele profunda, pois isso também pode espalhar o produto para onde não deve. 

 Antes de realizar a aplicação do Botox, é importante informar ao médico o uso de medicamentos como Aspirina ou algo similar, pois o seu uso pode provocar hematomas após o procedimento. 

 É importante não massagear a área onde o produto foi aplicado, para que ele não se espalhe por áreas onde não deveria. 

 A aplicação do Botox é contraindicada em gestantes e durante a amamentação. 

 Se o Botox for aplicado em áreas que são compostas pelos pequenos músculos, como é o caso do orbicular dos olhos, para tratar os “pés de galinha”, é importante não se deitar nas primeiras 4 horas após o procedimento. Isso também pode fazer com que o produto se espalhe para outras áreas. 

 O banho de sol deve ser evitado, no mínimo, 10 dias depois da aplicação do Botox. No entanto, se for necessário tomar sol, é preciso usar um protetor solar de qualidade. Para isso, é importante pedir a orientação do dermatologista sobre o fator do produto e quais os mais indicados. 

 Outra situação comum após a aplicação do Botox é dor local ou dor de cabeça. Trata-se do resultado de uma possível tensão durante o procedimento. Sintomas como esses, geralmente, desaparecem nas próximas 24 horas após a aplicação do produto. 

 Também é importante não praticar exercícios físicos durante os dois primeiros dias após a aplicação do Botox. Ao realizar movimentos bruscos, o produto pode se espalhar para os músculos onde não é desejável. Isso pode provocar algum tipo de reação adversa, como a queda da sobrancelha, por exemplo, ou ptose palpebral. 

 Ao realizar procedimento como o Botox, é comum ficar vermelho e inchado em volta dos pontos onde o produto foi aplicado. Isso é bem comum de acontecer, e se trata de uma reação do nosso organismo. Normalmente, ela desaparece após cerca de 5 horas. 

• Outra dica é evitar o uso de cosméticos após o procedimento, para evitar que a pele fique irritada. Para aplicar o Botox, são feitas algumas pequenas perfurações na região. 

Benefícios do Botox 

Benefícios do Botox 

Benefícios do Botox

Abaixo, nós listamos  benefícios do Botox. Confira: 

1 – Procedimento considerado seguro; que não exige período de recuperação, ou seja, a pessoa pode voltar a realizar as suas atividades cotidianas logo após a aplicação, desde que a pessoa tome os cuidados necessários; e é um procedimento reversível. 

2 – Promove bons resultados ao tratar as rugas dinâmicas presentes na face, provocadas pela contração dos músculos nas áreas como testa, cantos dos olhos, testa e sobrancelhas, proporcionando uma melhor harmonização e rejuvenescimento dessas áreas. 

3 – Suaviza as marcas de expressão provocadas pelo tempo, proporcionando um ar de rejuvenescimento na aparência como um todo. 

4 – A melhoria provocada pelo procedimento não altera as características individuais da pessoa. 

5 – Promove uma melhoria no contorno facial, uma vez que relaxa a musculatura da área do pescoço e proporciona uma certa delicadeza no terço inferior da face. 

Antes e Depois do Botox

Antes e Depois do Botox

6 – Melhora, de forma significativa, a autoestima da pessoa. 

7 – Pode ser feito como um tratamento preventivo também. Aquelas pessoas que desejam evitar o aparecimento precoce de sinais do envelhecimento podem fazer a aplicação da toxina também, pois ela reduz o poder de contração de músculos. Nesse caso, o procedimento não só atua como um embelezador, como retardando o surgimento de novos sinais. 

8 – Também pode ser usado para fins médicos, como dissemos, no tratamento de diversos problemas, 

Informações Úteis Sobre o Botox 

1 – Apesar de ser muito usado para amenizar rugas e linhas de expressão, a Toxina Botulínica (Botox) também tem outras finalidades como, por exemplo, tratar o músculo platisma espástico (“cordões” do pescoço), tratar o suor em excesso (hiperhidrose), na prevenção de rugas precoces, tratar a enxaqueca, dentre outras coisas. Por isso, a aplicação do Botox é indicada tanto para mulheres quanto para homens de várias idades. Só é importante lembrar que esse procedimento deve ser realizado somente com orientação de especialista. 

2 – O Botox não atua paralisando o músculo. O que ele faz é relaxar a musculatura, atenuando as mascas de expressão e as rugas, e deixando as feições com um ar mais suave. Antes de realizar o procedimento, certifique-se de que o procedimento será realizado por um cirurgião plástico ou por um dermatologista de confiança, e que o produto é de qualidade. Desconfie de preços muito baixos. 

 3 – A dose a ser aplicada em cada pessoa deve ser adaptada para a mesma conforme a sua força, assimetria muscular, seu tamanho e a sua anatomia. Também deve ser considerado o resultado que a pessoa espera obter. É por isso que, para que o resultado seja o melhor possível, e o efeito seja otimizado com segurança, é fundamental um conhecimento profundo da anatomia da região onde o Botox será aplicado. 

4 – O Botox é muito indicado para as pessoas que apresentam pequenas assimetrias faciais e também para quem possui rugas dinâmicas. Aquelas pessoas que possuem um maior tônus muscular facial que, ainda que estejam em repouso, ficam com uma expressão de tristeza ou de raiva. Para elas, a aplicação do Botox também é super indicada. 

Riscos e Desvantagens da Aplicação do Botox 

O exagero na quantidade aplicada do produto é um dos riscos que ele apresenta. Assim como a aplicação no local errado, que pode causar uma assimetria, ou seja, deixar um lado do rosto diferente do outro lado. Outros riscos são: pálpebra caída e, nos casos mais graves, pode causar uma doença muito grave, chamada de botulismo, que causa a paralisia dos músculos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Estética

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.