Tratamento Estético Com Argiloterapia

Argiloterapia – Tratamento Estético Para a Pele

Entende-se por argiloterapia todos os variados tratamentos estéticos que utilizam argila dissolvida em bases como gel, água e loções tônicas para cuidar da pele. O material é orgânico e possui grande quantidade de oligoelementos como o silício que atua fazendo a reconstrução de vários tecidos.

Também é rico em zinco e alumínio que ajudam na cicatrização da pele e ainda em ferro que auxiliar na produção de energia e oxigênio que são necessários para as células entre outros. Além de ser usada na pele a argiloterapia pode ser realizada no cabelo. Pode ser conhecida ainda como Geoterapia.

As Indicações da Argiloterapia

A argiloterapia é indicada para atingir vários objetivos uma vez que possui inúmeras propriedades como ter antioxidantes, ser adstringente, secativa, tensora, reconstrutora, desintoxicante e até mesmo antisséptica. Devido a essas características a argila pode ser usada para tratar problemas de pele como a acne, para finalizar uma limpeza de pele, melhorar o aspecto da celulite já que ativa a circulação sanguínea além de poder tratar a flacidez tissular e a seborreia entre vários outros usos.

A argila pode ser usada no rosto e no corpo além dos cabelos. Quem usa a argiloterapia no cabelo geralmente o faz para controlar a oleosidade e a caspa presente no couro cabeludo. Existem diferentes cores de argila que são boas para diferentes fins, confira a seguir mais detalhes sobre cada uma delas.

Cores das Argilas e Suas Funções

Argila Branca

Trata-se de uma argila que possui grande quantidade de zinco, potássio, alumínio, cálcio, ferro e silício. A ação básica da argila branca acontece no sentido de deixar a pele mais macia, relaxada e bem hidratada. Não se trata da argila com maior poder de tensão, mas tem bons resultados em todos os tipos de pele.

Argila Rosa

A argila rosa tem uma ação esfoliante na pele de maneira a remover as células mortas. Com essa argila é possível até mesmo a tratar algumas manchas da pele uma vez que essa argila provoca lesões na pele e permite que ela se regenere.

Argila Vermelha

Essa argila possui uma ação antiestresse e também age como uma argila de ação secativa, fortalecedora e hidratante. Além disso, essa argila atua na regulação da microcirculação da pele e contribui para a redução dos efeitos do envelhecimento precoce.

Argila Dourada

Uma argila que promove a esfoliação e a limpeza da pele bem como a sua purificação ao remover as células mortas. Trata-se de uma argila com ação antioxidante que combate os efeitos dos radicais livres na pele que são o resultado de danos causados por inúmeros fatores como sol, cigarro e poluição. Age ainda na elasticidade da pele.

Argila Amarela

Esse tipo de argila é mais indicada para as peles oleosas e age nutrindo, purificando e hidratando a pele. Um tipo de argila que age melhorando a elasticidade da pele além de combater o envelhecimento da mesma. Pode ser usada para esfoliar a pele.

Argila Verde

O tipo de argila mais usado em peles oleosas já que remove a oleosidade da pele, é um tipo de peeling natural.

Argila Preta

Uma argila que é rica em enxofre e possui uma forte ação anti-inflamatória além de desintoxicar a pele e funcionar como adstringente. Também ameniza as manchas da pele uma vez que contribui para a renovação celular.

Argila Roxa

A argila dessa cor tem como principal nutriente o magnésio que ajuda na produção de colágeno. Como tem muito colágeno a argila roxa deixa a pele mais firme e lisa, pode ser um bom esfoliante.

Como é Feita a Argiloterapia

Um tratamento de argiloterapia consiste basicamente em aplicar a argila escolhida na pele do paciente. O produto deve agir por um tempo sobre a pele para que chegue ao resultado esperado. O resultado pode ser potencializado com o auxílio de mantas térmicas ou mesmo de bandagens de termoterapia.

Esse tratamento é feito em sessões e a quantidade de sessões varia de acordo com o tratamento. Na maior parte dos casos são realizadas no mínimo 10 sessões uma ou duas vezes na semana. Após esse período podem ser feitas sessões de manutenção mensais ou quinzenais. Cada uma das sessões dura entre 30 e 40 minutos.

Tratamento Profissional

O tratamento de argiloterapia deve ser realizado por profissionais da área de estética como dermatofuncionais, fisioterapeutas e esteticistas. A argiloterapia pode ser feita em casa, porém, sempre com a orientação dos especialistas.

Cuidados Antes do Tratamento

Para que se possa escolher o melhor tipo de argila a ser usado em cada caso é importante que seja feita uma avaliação da pele antes do tratamento.

Cuidados Após o Tratamento

Depois de fazer a argiloterapia é importante hidratar bem a pele, além disso, siga a risca os cuidados em casa de acordo com a orientação dada pelo profissional que está te auxiliando.

Contraindicações

Pessoas que tem alergias aos componentes da argila ou que estejam com algum tipo de lesão na pele não devem fazer o tratamento. É interessante destacar que as mulheres grávidas podem fazer esse tratamento.

Prós e Contras da Argiloterapia

Agora que você conhece um pouco mais sobre os tratamentos de argiloterapia confira alguns prós e alguns contras para decidir fazer ou não esse tratamento estético.

Contras

Esse tipo de tratamento pode deixar a sua pele muito ressecada, para contornar esse problema é importante fazer uma boa hidratação. Pessoas que tem acne podem passar por um período de piora no início do tratamento já que a argila absorve a gordura e também a oleosidade. Contudo, depois de algum tempo de realização do tratamento é possível observar a melhora da pele.

Prós

Depois de fazer o tratamento com argila você sentirá que a sua pele estará com um aspecto mais firme além de estar livre de toxinas e com os poros desobstruídos. O tratamento também oferece uma melhor circulação na pele e uma boa melhora dos sintomas que existiam como celulite, acne e gordura localizada. Fazendo a quantidade de sessões necessárias será possível chegar a um resultado bem satisfatório em relação a beleza e aparência da pele.

O tratamento estético com argila é feito com a argila sulfurosa, que é extraída a mais de trinta metros de profundidade do solo. Ele pode ser realizado em qualquer tipo de pele, e é ótimo para as peles que têm alguma espécie de problema – como, por exemplo, infecções, inflamações e outros problemas nesse sentido.

Argiloterapia

Argiloterapia

A argila tenta puxar para a camada exterior de pele as infecções e outros problemas, purificando assim a pele que antes estava com problemas. É um tratamento efetivo como tratamento de pele, e, além disso, também como prevenção de surgimento de novas infecções, celulites e estrias.

Para ser realmente eficaz, o tratamento deve ser aplicado por profissionais treinados na área e que sabem, de fato, as melhores maneiras de aplicar a argila, para a maior eficácia, otimizando a sua aplicação, e, por extensão, também o tratamento de todos os problemas já citados aqui.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Estética

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.