Porque será que quando se fala em uma reeducação alimentar ou mudanças de hábitos logo vêm a nossa mente a imagem de um peixe grelhado e uma variedade muito grande de saladas verdes. Porque tem o peixe essa fama tão grande no que se relaciona a saúde? Na verdade são muitas as razões para que este excelente prato tenha tanta fama uma vez que eles possuem em sua composição nada menos do que 20% de proteína e se quer saber, a qualidade dessa proteína é ótima e ainda é muito rica em aminoácidos ditos não essenciais, pois não são produzidos por nosso organismo. Muitos ficam em duvida e até temem certos tipos de peixes por serem muito gordos, mas neste caso não devemos nos preocupar tanto como no caso de carnes vermelhas, pois estas têm gordura saturada ao passo que os peixes têm o teor de gordura bem mais baixo e em sua maioria são gorduras polinsaturadas.
Dos Benefícios
Existe um grupo de peixes que se destacam como ideais para consumo devido ao alto índice de gorduras do tipo Omega 3. Os peixes onde mais encontramos esse tipo de gordura são na sardinha, no arenque, no atum e no salmão. Se você está naquela fase de fazer dietas famosas porque precisa perder alguns quilos, é bom fazer uma boa análise antes de começas, pois o ideal é que faça a dieta certa e isto significa não deixar de comer, mas sim passar a comer os alimentos corretos.
Estudos e Pesquisas
Estudos mostram que as gorduras Omega 3 sõ poderosas com anti-inflamatório, ajudam muito quanto a redução de doenças cardiovasculares, tem a capacidade de auxiliar na redução do colesterol e triglicerídeos e ajudam até mesmo no combate a obesidade. Podemos encontrar ainda em peixes elevadas doses das vitaminas A, D e E, além de sódio, cálcio, magnésio, manganês, potássio e ferro.
Porque o Peixe Cru é Melhor?
Hoje os restaurantes de comida japonesa que usam muito o peixe, estão espalhados por todos os cantos de nosso país e embora sabendo dos benefícios do peixe para a saúde sempre surge duvidas com relação ao peixe cru. Muitos encontram resistência para comê-lo cru e também tem duvidas quanto ao fato do peixe cru ser mais saudável. Na verdade todo o alimento depois de cozido perde parte de seus nutrientes, mas sendo o peixe tão rico, a perdas neste caso não são muito significativas, além disso, para consumir um peixe cru temos de saber a origem, pois sendo altamente perecível, o risco de contaminação que corremos ao comer peixe cru é muito grande. De preferência ao peixe grelhado, assado ou cozido evitando o peixe frito, pois este não trás nenhum benefício à saúde como pensam algumas pessoas.