A Dieta Chinesa do Chá é Segura?

Os chás chineses sempre foram considerados muito bons para quem faz dieta. De fato, muitas empresas têm fabricado e distribuído os produtos rotulados como “dieta do chá chinês” para aqueles que desejam perder peso.

Dieta

Talvez a principal razão para essa produção é que muitos acreditavam que o chá por si só, leva apenas 4 calorias por porção, e a cafeína no chá é potente o suficiente para aumentar a função do corpo a ajudar a queimar mais calorias.

Além disso, acredita-se que os polifenóis presentes no chá ajudam na digestão de gordura, tornando-se uma verdadeira dieta do chá chinês.

Miscelânea de Nomes

Nomes como dieta do chá chinês, chá emagrecimento, chá dieta super, chá da perda de peso, embora eles sejam comercializados com nomes um pouco diferentes, todos promovem uma mensagem comum – beba este chá e perca peso.

No entanto, muitos especialistas observaram que o que você está realmente bebendo é um laxante à base de plantas que podem causar alguns transtornos como diarréia, náusea, vômito, dores no estômago, desmaios, prisão de ventre crônica e, talvez, até mesmo a morte, quando consumidos em quantidades excessivas.

Ervas

É ressaltado que os chás laxantes e suplementos alimentares mais preocupantes são aqueles que contêm uma ou mais substâncias, tais como os que contém aloe, senne, a raiz do ruibarbo, espinheira, mamona e cáscara.

Estes produtos são derivados de plantas e têm sido utilizados há tempos por sua capacidade de aliviar a constipação e promover evacuações. Elas são consideradas eficazes para tais fins, com uso ocasional.

O Perigo

Quando a chamada “dieta dos chás chineses” são excessivamente usados, com base na falsa idéia de que as evacuações freqüentes vão impedir a absorção de calorias, é que os problemas tendem a ocorrer.

Numerosos estudos têm demonstrado que o laxante provoca diarréia induzida por não reduzir significativamente a absorção de calorias e ainda que os laxantes não funcionam no intestino delgado, onde as calorias são absorvidas. É algo que funciona no cólon, que é a extremidade inferior do intestino.

Também é certo que quando a dieta chás chineses são utilizados em quantidade maior do que recomenda a rotulagem dos produtos, pode levar tanto a curto como a longo prazo a condições adversa.

Riscos

Tem-se observado que, para os usuários de primeira viagem que bebiam chás dieta dos chineses mais do que a quantidade recomendada, sintomas como cólicas, náuseas, vômitos e diarréia são as doenças mais comuns de ocorrer e que irão durar por vários dias.

Quando esses laxantes são usados continuamente, a dependência do laxante tenderá a desenvolver episódios de diarréia crônica, dor abdominal, bem como a constipação.

Nos casos mais graves, esses laxantes pode causar desmaios, desidratação grave e distúrbios eletrolíticos. Como se observa, estas seqüelas do uso excessivo de chás de dieta são mais propensas a desenvolver em pessoas que são nutricionalmente comprometidas, devido à dieta de emagrecimento rigoroso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dietas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Ai, obrigada. 🙂 Mas sabes, e9 que acho que se me lisrsave assim de uns 5 kgs que fossem conseguia pedalar mais depressa. 😛 Ou ente3o pedalar o mesmo mas transportando mais 5 Kgs de carga do que actualmente, com o mesmo esfore7o. 😉 Mas tenho mesmo e9 que me mexer (muito) mais, porque com dietas ne3o vou le1. Detesto controlar o que como e contrariar a vontade de comer. Je1 passei a fase de comer por impulso (teenage years), espero conseguir adoptar uma alimentae7e3o mais equilibrada num futuro ne3o muito distante, mas agora sf3 a palavra dieta je1 me cansa. I’m weak. 🙂

    Krasimir 10 de junho de 2012 7:58 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.