Como Evitar e Tratar Poros Dilatados

Todos tencionam ter uma pele com aparência macia e lisa, especialmente a do rosto. Mas, para obter êxito com isso é necessário incluir cuidados diários com a beleza, desde a hora que acorda até o momento em que se vai se deitar.

O problema é que da mesma forma que as rugas, as manchas e a flacidez deixam a pele com aparência ruim e bastante envelhecida, os poros dilatados, que são aqueles pequenos furos que aparecem no rosto, também acabam se tornando um problema para a pele. A área do rosto mais afetada com os poros abertos é a denominada de “Zona T”, que engloba queixo, nariz e testa.

Geralmente esse problema é algo relacionado ao tipo de pele mista ou oleosa, sendo que esses poros acabam acumulando gordura em excesso e células mortas. Para diminuir a aparência deles e até mesmo escondê-los necessário manter a pele sempre muito limpa e buscar fazer um controle correto da oleosidade, de acordo com os especialistas.

Como Esconder os Poros Dilatados

Além de poder fazer uso do primer, que é um produto usado na pele antes da maquiagem e que auxilia no disfarce das imperfeições da mesma, há ainda outros itens a disposição no mercado que escondem muito bem os furinhos. Entretanto, para dar fim de vez a esse problema é preciso tomar alguns cuidados muito mais direcionados para o caso.

Os poros dilatados são problemas que têm solução, porém, o tratamento contra isso deve ser constante. Não adianta ver que a aparência desagradável sumiu e deixar de usar os produtos certos. As sessões de aplicação de laser são mais recomendadas e trazem resultados com maior rapidez. O número certo de sessões realizadas varia conforme o caso, e pode ser de uma a três.

Com o auxilio de esteticistas e dermatologistas encontramos cinco dicas de ouro para procurar evitar que os poros se dilatem. Confira logo abaixo:

a) A importância da limpeza

A primeira coisa a se fazer é lavar o rosto da maneira certa, dar aquela rápida ensaboada embaixo do chuveiro não é o ideal, e pode causar ainda, o ressecamento da pele. Lavar o rosto diariamente usando sabonete específico para o tipo de pele e água morna é uma tarefa obrigatória, pois o procedimento atua na remoção das células mortas e ainda evita o excesso de oleosidade na superfície dos poros. O melhor é repetir todo o procedimento até três vezes ao longo do dia e fazer a tonificação da pele usando um produto que seja adstringente. A limpeza de pele executada por meio de um profissional também é recomendada ao menos uma vez por mês, já que tua na parte mais profunda da pele e promove a eliminação das impurezas dos poros, contribuindo para sua retração.

b) Cuidado com o hidratante 

Depois de lavar bem o rosto, o ideal é que se aplique um bom hidratante facial, ou seja, aquele próprio para o rosto. O melhor é que o produto seja específico para peles mistas e oleosas, do tipo chamado de “oil free”. Diversos hidratantes já trazem consigo princípios ativos que auxiliam na diminuição da produção da oleosidade. E a mesma dica serve para o protetor solar. Aquelas fórmulas que são em gel creme, gel, fluido e sérum evitam a acumulação da oleosidade e, com isso, a dilatação dos poros.

c) Se alimente de forma saudável

Todos estamos cientes que o processo de beleza começa de dentro para fora, por isso, todos os alimentos que você consome, de uma maneira ou de outra refletem na aparência boa ou ruim da sua pele, além de refletir ainda no cabelo e na unha. Uma alimentação saudável e regrada auxilia no controle do brilho exagerado da pele e no surgimento de acnes e espinhas. E ainda ajuda na melhora geral do aspecto da pele. Se você possui a pele com características mais oleosas e gosta de frituras, o ideal é que se alimente disso com bastante moderação.  De nada vale gastar rios de dinheiro com os mais modernos e caros cosméticos e se deixar levar pelo consumo excessivo de batata frita. Não esquecendo de mencionar que o chocolate é também rico em gorduras, então é necessário que seja pouco consumido.

d) A esfoliação pode fazer milagres 

Da mesma forma que limpeza de pele profissional, a esfoliação remove o exagero de sujeira existente nos poros e ajuda na retração dos mesmos. E essa esfoliação pode ser efetuada até duas vezes durante a semana para remover as células mortas e sebo constante da pele. Mas é importante ter cuidado, não é recomendado que se esfolie com força, isso acabará trazendo efeitos negativos.

e) Procure evitar usar a maquiagem em excesso 

O exagero no uso de produtos de maquiagem ocasiona a obstrução dos poros e passam a causar o agravamento dos poros dilatados da pele. A situação ainda piora para aquelas pessoas que não têm o costume de remover a maquiagem antes de dormir, então, o importante é lavar o rosto antes de se deitar, usando sabonete próprio para a face e água morna. O melhor é fazer de tempos em tempos uma limpeza geral para fazer com que a pele fique com mais frescor. Faça uso também de um removedor que seja específico para o caso, se preferir, desde que não seja um produto oleoso. É fundamental cuidar e tratar, não somente procurar disfarçar. O melhor é proporcionar uma aparência mais saudável e bonita à pele. Formas de Tratamento

Para tratar o problema dos poros dilatados os especialistas indicam a utilização de produtos tópicos que auxiliem no controle da oleosidade excessiva da pele. Além disso, é recomendado o uso de máscaras semanais do produto chamado de argila branca. Ele promove a redução da oleosidade sem, no entanto, causar a descamação da pele e melhora a aparência dos poros.

Ajudando com a Maquiagem

A curto prazo, a maquiagem é capaz também de ajudar na camuflagem dos poros dilatados. O melhor produto para isso é o primer, que consegue fazer uma camada que esconde com bastante sucesso os poros dilatados.

Entretanto, a maquiagem usada de maneira exagerada pode agravar o problema, por isso, tenha bastante cuidado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pele

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.