O famoso cê-cê tem como nome científico bromidrose que vem de uma palavra grega desmembrada em bromos que significa mau e hidros que quer dizer suor. Trata-se de um problema que atinge em especial os homens após a puberdade, mas as mulheres também podem sofrer com a presença de maus odores.
A origem desse cheiro costuma ser o suor das axilas e tem relação direta com a glândula sudorípara que é a glândula responsável pela produção de suor. A seguir vamos explicar melhor como esse mau odor aparece, quais são os fatores que contribuem para a sua proliferação e como se livrar do mau cheiro nas axilas.
Como Surge o Mau Cheiro nas Axilas
A bromidrose ou simplesmente mau cheiro surge com o suor, o fato de o corpo todo suar, mas somente nas axilas ter um mau odor se deve a existência de dois tipos diferentes de glândulas sudoríparas que são as écrinas e as apócrinas. As primeiras são as mais comuns e estão em toda a superfície de pele do corpo humano.
Glândulas Écrinas
As glândulas écrinas produzem um suor que é composto por 99% de água e 1% de sais minerais como o cloreto de sódio (sal). O papel que essas glândulas desempenham é o de fazer o controle de temperatura do corpo, ou seja, naqueles momentos em que está muito calor ou então que o corpo está se exercitando. Esse suro resfria o corpo para que a temperatura permaneça entre 36° e 37°C que é o saudável.
Glândulas Apócrinas
Essas glândulas são encontradas em apenas algumas regiões do corpo como, por exemplo, axilas, virilha, ânus e em torno dos mamilos. O aparecimento dessas glândulas se dá entre os 8 e 14 anos de idade, o suor produzido por esse tipo de glândula é diferente daquele das écrinas. Trata-se de um suor oleoso que não evapora e que não desempenha papel de controle da temperatura.
O Suor
Os dois tipos de glândulas produzem suor sem um odor em princípio, o cheiro aparece através da ação de bactérias que estão na pele e que pertencem a espécie Corynebacterium. O problema está no fato de que as gorduras que compõem o suor das células apócrinas são digeridas pelas bactérias e se transformam em ácidos voláteis que tem um cheiro ruim.
Fatores que Favorecem o Mau Odor
Toda e qualquer pessoa possui as glândulas apócrinas e dessa forma tem algum tipo de odor nas axilas e nas virilhas. Entretanto não são todas as pessoas que apresentam mau odor proveniente do suor. Dentre as pessoas que mais tem dificuldade de controlar esse odor estão homens e jovens que tenham saído da puberdade.
Algumas pesquisas demonstraram que as pessoas que tem mais problema com mau cheiro nas axilas são aquelas que possuem uma maior quantidade de glândulas apócrinas. Além disso, em geral as pessoas que tem o mau cheiro evidente costumam ter glândulas maiores do que aquelas pessoas que não tem o mau odor.
Porém, não são somente fatores genéticos que contribuem para esse mau cheiro, algumas condições podem fazer com que o odor se potencialize. Dentre esses fatores estão o tipo e a quantidade de bactérias que a pessoa tem na pele; falta de higiene pessoal; suor excessivo; obesidade; diabetes; excesso de alimentos como cebola, pimenta, curry na dieta; tabagismo; consumo excessivo de álcool; micose nas axilas; uso de antibióticos entre outros.
O Tratamento do Mau Cheiro nas Axilas
O mau cheiro das axilas pode ser tratado de algumas formas diferentes. Para escolher o melhor tratamento é necessário levar em consideração a causa desse cheiro e o quanto ele interfere na vida do paciente. O tratamento desse problema tem dois objetivos centrais, o primeiro é controlar a quantidade de suor e o segundo é reduzir a quantidade de bactérias que estão presentes na pele.
Existem alternativas simples para aliviar esse mau odor, confira abaixo:
- Lave as Axilas
- É importante lavar as axilas ao menos duas vezes por dia com um bom sabonete antibacteriano.
- Para reduzir o suor nas axilas tenha o hábito de usar um desodorante antitranspirante.
- Não use a mesma roupa mais de um dia seguido, pois o suor seco é o que em geral causa o mau odor.
- Remova os pelos da axila para poder eliminar bactérias e suor seco que aderem neles.
- Fique de olho no que está na sua dieta, pois como citamos acima é possível que os alimentos que você consumo contribuam para os maus odores.
- No caso de perceber que tem problemas de pele como micoses, por exemplo, busque o tratamento adequado, pois esse tipo de problema ajuda a proliferar o mau cheiro.
Hiperidrose
A hiperidrose consiste no suor excessivo, pessoas que tem esse problema costumam ter mau cheiro nas axilas. Tratar o suor excessivo é fundamental para poder se livrar dos maus odores. Dentre as possibilidades de tratamento para a hiperidrose estão o uso da toxina botulínica (o botox) e a cirurgia para remover as glândulas sudoríparas. É importante que a doença tenha acompanhamento médico.
Outras Alternativas de Tratamento Para Mau Cheiro nas Axilas:
- Depilação definitiva para que os pelos não contribuam mais para o agravamento da situação.
- Remoção cirúrgica das glândulas apócrinas das axilas.
- Uso de medicamentos tópicos para a região como os antibióticos clindamicina ou eritromicina.
- Tratamento feito a laser nas glândulas apócrinas.
Dicas Caseiras Para se Livrar do Mau Cheiro
Limão
Uma dica caseira para se livrar do mau cheiro é cortar um limão ao meio e passar uma das metades na axila antes de tomar banho. Aguarde uns 10 minutos e depois entre embaixo do chuveiro e tome seu banho normalmente.
Bicarbonato de Sódio
Lave bem as axilas com sabonete e então passe o bicarbonato e deixe agir por uns 20 minutos. Lave novamente e pronto.
Os dois procedimentos devem ser feitos por três dias seguidos no caso de quem tem um odor muito forte. Se não estiver tão forte é possível fazer isso por dois dias. Em caso de sentir algum tipo de irritação na axila suspenda o uso da receita caseira.
bfsabes lo que pasa? que creo que los chavales utlizian la red para lo mismo que todo el ge9nero humano (que la utiliza): socializar. De diferentemes maneras, pero al final, me1s alle1 del tf3pico de internet es la caja del porno , creo que la utlizian en el mismo sentido, es decir, como medio de comunicacif3n. Otra cosa es que como medio de comunicacif3n sea idf3neo (que no lo es en muchos casos), o que sepan hacerlo (que no). Por un lado, les abre puertas que son difedciles de superar en la vida real (como tener un amigo japone9s, otro de ohio y otro de Ire1n), pero por otro se corre el peligro de que crean que toda la socializacif3n consiste en internet.En los colegios, ademe1s de aprender a aprender, los chavales aprender a vivir en sociedad para no ser pequef1os fascistas sociales (de ahed que en mi opinif3n, la educacif3n separada por sexos no sea una solucif3n) . Lo mismo debereda pasar con internet (no digo que sf3lo en el colegio, pero obviamente, es un escenario donde habreda mucha tela que cortar)