Ninguém gosta de ter pelo encravado, mas infelizmente eles existem. Podem surgir no rosto, nas pernas e até na sobrancelha se você remover a pelugem com certa frequência. Homens e mulheres sofrem igual com o problema porque fazem a barba e elas porque fazem depilação. A boa notícia é que você tem algumas formas de combater o problema bem simples e baratas e em casa mesmo!
Os pelos encravados surgem quando há uma inflamação na raiz do pequeno cabelo. Os principais sinais são uma coceira, um tom avermelhado na pele e também uma dorzinha as vezes. Pode surgir uma bolhinha com pus que, quando coçada ou estourada, pode inflamar ainda mais. No geral apenas fica uma marquinha nada agradável e atrapalha o biquini na praia, mas não mais que isso. Casos extremamente graves podem requerer um médico, entretanto, pois pode haver uma infecção e a necessidade de tomar antibiótico e cuidar do ferimento.
Dá Para Evitar o Pelo Encravado?
Dá sim. Apesar do encravamento ser relativamente comum, poucas medidas e bem baratas podem ajudar com o problema. Confira algumas:
Barbeador Jamais!
O método de remoção de pelos com uso de um barbeador é convidativo para homens e mulheres pela sua praticidade. O barbeador é tão querido pelas meninas que há até uma versão rosa para o artigo ficar mais convidativo. Contudo, ele é quem mais causa o encravamento. O barbeador corta o pelo e não o remove em sua raiz, por isso dele crescer mais grosso e há mais chances de encravar. Se você puder, ao invés de investir em um barbeador, considera o uso de outros métodos depilatórios.
Ao invés de usar barbeadores que apenas cortam o pêlo e ainda aceleram o seu crescimento, são boas dicas usar métodos mais eficientes e que ajudam a evitar o encravamento. São boas dicas usar métodos considerados mais eficientes como e até ajudam no espaçamento entre uma depilação e outra como depilação com cera quente, cera fria, com linha e até com pinça se você não se incomodar com a dor. Qualquer método para remoção de pelugem que retire a barba direto em sua raiz é bem bacana e recomendado.
Faça uma Esfoliação Caseira!
Um dos motivos pelos quais o encravamento surge é que a região onde o pelo deveria sair acaba por se obstruir por gordura e algumas substâncias indesejadas na pele. Para evitar isso, a melhor forma é limpar a pele com uma simples esfoliação caseira. O método é barato e ainda funcional por diversos motivos: previne o encravamento, ajuda na renovação celular e acaba por deixando manchinhas e estrias mais clarinhas. Quer algo mais completo que isso?
Para fazer uma boa esfoliação, a melhor pedida é lavar primeiro a pele. Lave, tonifique e depois faça uma boa esfoliação, tanto com uma receita caseira ou comprando alguns itens em lojas de produto de beleza e farmácia. Uma vez por semana repita o método e você verá uma grande diminuição nos pelos encravados.
Faça a Barba Depois de Tomar Banho!
Uma pele desidratada com o corte de um barbeador é um dos principais motivos para o encravamento dos pelos, em especial no rosto, pois a pele já é bem maltratada em um curto período de tempo. Para evitar isso, busque primeiro tomar um banho e depois fazer a barba. Isso vale para as meninas também! Desta forma, você hidrata a pele com a quantidade de líquido que ela precisa e acaba evitando o problema de encravamento.
A pele repleta de líquido também traz outras vantagens. Uma delas é que você não vai sentir tanta dor em alguns métodos de remoção de pelos como a cera e usando a pinça para sobrancelha. Quanto mais hidratada estiver a pele, menos vai doer. Experimente então uma depilação depois de um banho de piscina e una o útil ao agradável!
Hidratação Sempre!
Um dos maiores problemas de uma pele não hidratada é que o pelo pode encravar e podem surgir feridas também. Por isso é bacana hidratar sempre a sua pele com bons produtos e tornar isso um bom hábito de beleza. Com a pele hidratada antes e após remoção de pelos, as chances de um pelo inflamado diminuem bastante.
Analise a Opção de uma Depilação Definitiva
A depilação a laser ou depilação definitiva tem diversas vantagens. Uma delas é que você não precisa remover os pelos todo mês e passar por sessões de tortura. Outra é que o método vai te ajudar a se livrar de pelos encravados, que são ruins tanto para a estética como para a sua saúde, pois podem inflamar, doer e causar até uma infecção.
A depilação a lazer mata a raiz do crescimento do pelo por meio de feixes de luz. A região onde foi queimada acaba por não nascer pelos, mas podem ser necessárias algumas sessões para que isso aconteça. Contudo, é um dos métodos mais eficientes e hoje um dos mais seguros, feito por dermatologistas e clínicas devidamente credenciadas.
Evite Roupas Apertadas Demais!
Este é um dos maiores problemas dos pelos encravados. Isso porque tecidos sintéticos e roupas apertadas acabam impedindo o crescimento normal do pelo e causam problemas. Por isso a melhor pedida é, sempre que possível, dê uma folga ao corpo e use peças mais soltas, tecidos puros e leves como algodão e ceda. Também dê um descanso à sua pele com vestidos eventualmente, em especial quando a pele está recém depilada ou irritada.
Coçou? Faça Outra Coisa!
Se o pelo já encravou, o melhor é não mexer e tentar deixar ele seguir seu curso, forçando uma cicatrização. Coçar é correr o risco de transmitir germes da unha para a região, causando uma inflamação que pode se tornar facilmente uma infecção.
Cuide da Alimentação Sempre!
Caso um pelo encravados e torne uma grande infecção, você precisa estar forte para combatê-la. Por isso uma alimentação rica em nutrientes é crucial. Tome bastante sucos naturais e coma muitas frutas e alimentos ricos em vitaminas, sem esquecer de muita água para hidratar a pele.