Toda mulher adora uma maquiagem, por isso, prefere pular mais cedo da cama, mesmo no frio, mas ir trabalhar com cara de boneca. Acontece, que muitas nãoi se dão conta dos perigos que a maquiagem pode trazer, não necessariamente a maquiagem, mas os instrumentos que são usados para passá-la, como os pincéis. Ninguém se dá conta, porém, os pincéis de maquiagem carregam uma carga grande de sujeira, o que inclui a poeira, restos de maquiagem e também de pele morta, já que os mesmos são passados no rosto, olhos e até no pescoço. Sem mencionar que, quando se vai aos salões de beleza para se maquiar, nem se sabe ao certo por quantas mulheres aqueles pincéis já passaram. Mas, o que se deve atentar mesmo, além da higiene, é que pincéis que contém um acúmulo muito grande de produtos não conseguem fazer o trabalho direito, portanto, o melhor é buscar ao máximo cuidar deles e fazê-lo da maneira correta.
Mantendo os Pincéis Limpos
Conseguir manter os pincéis limpos é fundamental para sua conservação durante anos e, para a saúde da pele. Pincéis que acumulam maquiagem por vários meses ou anos, podem aumentar a quantidade de fungos e bactérias, especialmente em virtude da mistura dos produtos com gordura e a poeira. Quando se coloca um pincel sujo sobre a pele pode-se contaminar e ainda fazer muito mal a todo o rosto.
Como Lavar os Pincéis
Os procedimentos para lavar e secar os pincéis são bem simples, no entanto, o tipo de cerdas de que cada um deles é feito deve sempre ser levados em consideração na hora de efetuar a limpeza, para que os mesmos não estraguem. Para isso, fique atento a todas as nossas dicas para a conservação de seus pincéis por um tempo muito maior.
Com que Frequência devo Lavar as Esponjas e Pincéis
O tempo correto para se higienizar os pincéis depende exclusivamente da maquiagem que ele manipula. Por exemplo, pincéis que são usados com blush, pó compacto, sombras em pó e base mineral podem ser higienizados de duas em duas semanas ou no máximo uma vez a cada mês. Mas caso você tenha poucos pincéis que são usados na aplicação de sombra, o correto é lavá-los mais vezes para que não haja a mistura de outras cores de outras sombras e estrague a maquiagem. Já quando se usa outros produtos como iluminadores, bases, corretivos e ainda outros que possuem versões cremosas, em gel ou líquidas, impregnam mais nas cerdas, por isso, esses pincéis devem ser lavados com uma frequência maior, sendo que o mínimo é toda semana e o máximo de 15 em 15 dias. Para tornar o processo mais fácil de ser feito, opte por pincéis de cerdas sintéticas, pois são perfeitos para a aplicação de produtos cremosos, além de serem mais fáceis de limpar.
As Esponjas
Geralmente o contato das esponjas com a água é uma coisa que não combina, por isso, não é aconselhável que elas sejam lavadas. O melhor é comprar pacotes com produtos descartáveis e substituí-las com intervalo máximo de dois meses.
Quais Produtos Devo Usar
Parar fazer com que seus pincéis durem mais tempo e fiquem limpos de verdade, prefira usar sabonetes líquidos ou xampus. Eles são fundamentais para a conservação das cerdas, pois se for usado sabonetes em barra, as cerdas podem ficar duras, arrepiadas e ressecadas, já que o mesmo possui substâncias alcalinas. Há produtos no mercado, que são próprios para serem usados na higienização dos pincéis, sendo que muitos deles proporcionam uma limpeza rápida e não demoram a secar. Mas ainda que se usem esses produtos é necessário que se faça a limpeza regular. Para que obtenha uma limpeza profunda das cerdas, há produtos com ação antibacteriana, que removem as impurezas dos pincéis num piscar de olhos, mas se estiver sem dinheiro para investir neles, use os xampus neutros.
Como Lavar os Pincéis?
Se quiser fazer uma limpeza rápida use uma loção higienizadora, borrifando um pouco do produto diretamente nas cerdas e esfregar depois, com bastante cuidado, sobre um pano limpo até remover toda a sujeira. Não force o pincel contra o lenço e produza movimentos de vai e vem para retirar toda a maquiagem que restar. Espere por até três minutos para que o produto evapore, para somente depois usar o pincel de novo. Para usar os lenços de limpeza, o procedimento é ainda mais simples, sendo preciso somente friccionar o pincel diretamente sobre o lenço até sair toda a impureza. No caso, o tempo de espera para a secagem é de somente um minuto.
A Limpeza Profunda
Quando for efetuar a limpeza profunda dos pincéis, cuide para que a água não escorra pelo cabo e nem mesmo a parte metalizada, que segura as cerdas. Isso é importante, pois muitas vezes essas partes não secam o suficiente e estragam o pincel. Então, siga o passo a passo abaixo e higienize adequadamente seus pincéis:
- -Molhe um pouco as cerdas do pincel com água corrente;
- -Aplique uma pequena quantidade do produto para a limpeza, que pode ser xampu neutro ou algum outro que seja específico para a limpeza de pincéis, diretamente na palma da mão;
- -Esfregue as cerdas do pincel no xampu até que faça espuma, movimentando as mesmas no sentido horizontal e vertical até observar que as mesmas estejam limpas;
- -Para fazer o enxague, segure o pincel voltado para baixo e deixe que a água caia normalmente para que saia toda sujeira e também o xampu.
- -Aperte levemente as cerdas com a ponta dos dedos até remover o excesso d’água. Também é possível pressionar as cerdas usando um papel absorvente.
- -Depois, ainda com a ponta dos dedos, modele e alise o pincel até que o mesmo volte ao formato original e deixe-o secar por no mínimo uma hora. Quando for usá-lo observe se as cerdas ainda não estão úmidas, se estiverem, aguarde por mais tempo até que ocorra a secagem completa.
- -A água utilizada no processo de limpeza pode ser morna ou em temperatura ambiente, nunca sendo quente demais, pois pode remover a cola e causar a queda das cerdas.