Atividades Relacionadas À Beleza E a Gestação
A gestação é uma fase que deve, sobretudo, ser aproveitada e “curtida” ao máximo. No entanto, no que diz respeito à beleza da mulher gestante em si, há inúmeras dúvidas que surgem durante essa fase sobre os cuidados que podem ou não se manter em continuidade a partir do momento em que uma mulher engravida.
As principais dúvidas e questionamentos estão relacionados com os cuidados com o cabelo, especificamente, sendo que a questão sobre colorir os fios ou alisá-los está entre os principais desejos das gestantes, muito embora algumas delas nem saibam que dependendo do produto químico utilizado para se conseguir essas finalidades podem afetar o bem estar, bem como o crescimento e desenvolvimento do feto em formação.
O Que Pode Ou Não Pode Ser Feito Com Os Cabelos Durante O Período De Gestação?
Com relação aos cabelos, especificamente, a coloração deve ser evitada principalmente durante o primeiro trimestre de gravidez, sendo que é nesse período em que ocorre a formação dos órgãos e a sua conformação no interior do corpo, bem como a formação dos membros e seu posicionamento. Nesse período, portanto, a gestante pode contar com produtos que façam uma coloração temporária dos fios, como, por exemplo, bastões que têm a função de pintar os fios e que saem com a água mesmo.
É, com certeza, um pouco trabalhoso, mas é essencial pôr em primeiro lugar a saúde do ser humano que está se desenvolvendo. Há quem diga que os retoques de luzes não façam mal, uma vez que ele não chega ao couro cabeludo e, por conseguinte, não apresenta chances de chegar até a corrente sanguínea. No entanto, alguns médicos especialistas orientam que não sejam feitos nem mesmo esses retoques, porque o odor desses produtos ocorre devido às substâncias voláteis que liberam, ou seja, substâncias que ficam no ar e que podem ser inaladas pela gestante e, dessa maneira, apresentar possibilidades de afetar o feto, de maneira indireta.
Já com relação ao alisamento dos fios, ele deve ser realizado pelos métodos de escova e secador mesmo, ou seja, nada de produtos químicos com capacidade de alisar os fios, pois eles são considerados extremamente prejudiciais à saúde não só dos adultos, mas, principalmente de crianças e bebês, sendo o seu uso, por esse motivo, contraindicada de maneira absoluta no período de gestação por ser um grande potencial de provocar malformações fetais.
Especificidades Dos Cuidados Da Pele Durante O Período De Gestação
Com relação aos procedimentos direcionados para a limpeza da pele, principalmente do rosto, é necessário ressaltar o fato de que a limpeza em si pode ser realizada sem nenhuma ressalva, muito embora os ácidos que podem ser utilizados posteriormente são extremamente contraindicados durante a gestação, por poderem fazer mal ao feto em desenvolvimento. Já com relação à hidratação, nem toda gestante sabe, mas é muito importante saber o fato de que não são todos os cremes hidratantes, sejam eles corporais, faciais ou até mesmo de cabelos, que podem ser utilizados de modo livre na gestação.
Os demais produtos relacionados aos cuidados básicos com a pele, como a proteção solar, ou o uso de repelentes, por exemplo, devem ser consultados sempre com o fabricante ou com um profissional, de preferência, que seja especialista para obter orientações sobre o uso e os possíveis efeitos adversos durante o período gestacional.