Não precisa é necessário que sejamos especialistas no assunto para sabermos que é uma grande tolice espremer as espinhas, e que esse não é melhor método para eliminá-las do rosto ou de qualquer outra parte do corpo. É consenso entre os especialistas que, apertar as espinhas e cravos é extremamente prejudicial à pele, causando em muitos casos cicatrizes e até mesmo manchas.
Entretanto, cuidados com a pele também são essenciais para mantê-la saudável, e a higienização correta é um deles. Nesse quesito, nada mais perfeito que a limpeza de pele.
A Limpeza de Pele
A limpeza de pele deve sempre ser efetuada por uma pessoa capacitada, ou seja, um profissional da área e, além disso, o método aplicado deve ser escolhido com bastante cuidado, já que há vários deles e cada um está voltado para um tipo de necessidade.
Limpeza de Pele Por Hidrossucção
A primeira coisa se busca quando se vai fazer a limpeza de pele, é que obviamente se espera a limpeza da pele de impurezas, espinhas, cravos, mas, além disso, espera-se que tudo isso aconteça sem deixar marcas ou dor. Um dos métodos que promete tudo que foi especificado acima, e ainda a limpeza profunda da pele, é o de Hidrossucção.
No procedimento de Hidrossucção, as espinha e cravos SAP removidos da pele através de um que possui a ponta arredondada sugando tudo. O grande diferencial desse método é que não machuca a pele, por não ficar “cutucando” o mesmo lugar, como ocorre com os métodos tradicionais.
Assim como os demais ele também é composto por etapas, e são elas: uso de máscara secante ou hidratante, massagem facial, vaporização local e para finalizar, a higienização. Todo o processo pode demorar até uma hora e meia, dependendo do profissional e ainda da quantidade de cravos e espinhas a serem extraídos.
Quem quiser passar por essa forma de tratamento não é necessário que se faça uma preparação prévia da pele. A única ressalva é que o rosto não esteja com queimaduras de sol. Já o pós-limpeza é básico, assim como nos demais procedimentos de limpeza de pele:
- -higienizar a pele a partir do uso de produtos adequados a seu tipo de pele.
- -não se expor ao sol sem a devida proteção.
-não usar maquiagem no dia em que foi feita a limpeza de pele, para não bloquear os poros. Com os cuidados básicos que foram expostos acima, a duração dos efeitos positivos da limpeza de pele é muito maior. Já a frequência adequada para que se repita o procedimento, varia muito de pessoa para pessoa e especialmente no tipo de pele de cada um.
Para Quem É Indicada A Limpeza de Pele
Enganam-se demais aqueles que pensam que fazer limpeza de pele é coisa somente para os adolescentes, pois geralmente são eles que mais sofrem com o aparecimento de cravos e espinhas. Os profissionais garantem que essa forma de higienização da pele é aconselhável para todos em especial para determinados tipos de pele.
A conhecida limpeza de pele é o procedimento mais comum e eficaz para minimizar os efeitos e a formação de cravos e espinhas. E ainda tem como propriedade a recuperação da oleosidade normal da pele, bem como seu brilho natural.
Muitos acham que somente tomando os cuidados básicos com a pele são capazes de se manter longe das espinhas e cravos, mas isso não é verdade. Uma boa limpeza de pele e depois a manutenção com produtos apropriados, pode fazer milagres para a pele e autoestima das pessoas.
Como Escolher a Limpeza de Pele Ideal
Antes de passar pelas mãos de um dermatologista é prudente que alguns cuidados sejam tomados antes de agendar o horário numa clínica, por isso, preste atenção em algumas dicas:
- -Nem todas as pessoas de fato precisam passar por uma limpeza de pele geral.
- -A frequência para se passar em um novo tratamento varia de pessoa para pessoa, ou seja, de pele para pele, por isso, não aceite nenhum procedimento padronizado. E o tipo de pele que mais deve passar pela limpeza é a oleosa, pois a sujeira adere mais a ela.
Segundo especialistas o método mais indicado para a limpeza de pele é o da sucção, já que desobstrui os poros da pele de maneira profunda, fazendo com que a mesma fique livre de impurezas. Além disso, ainda controla a oleosidade excessiva da pele, tornando-a mais clara e lisa.
Os procedimentos de limpeza de pele ganharam a ajuda de muitos cosméticos de última geração e diversos aparelhos que não só limpam como também proporcionam a firmeza e hidratação da pele.
Por isso, quem não gosta de ter ser rosto espremido, pode optar pelo procedimento de limpeza chamado de Peeling Ultrassônico ou 3D que é feito com a utilização de uma espécie de espátula vibratória que extrai aqueles indesejáveis pontinhos pretos. O objeto produz uma leve esfoliação na pele, mas não causa dor e nem machuca. Além disso, a movimentação feita pela espátula estimula a circulação local, o que vem a facilitar a penetração dos produtos hidratantes.
Depois da primeira etapa é feito um lifting com o uso de luvas especiais, responsáveis por emitir uma corrente elétrica que produz a estimulação do sistema linfático, e, para finalizar é feita a aplicação de uma máscara com propriedade calmante. O procedimento todo auxilia na redução de inchaços, e deixa a pele mais viçosa e firme.
Quando esse procedimento é feito e a pessoa se preocupa em manter uma higienização adequada da pele, também ocorre a prevenção do aparecimento da acne, pois a pele fica muito mais fina e limpa.
Outra técnica bastante usada é a Fotonica, que faz uso de um laser com multifunções, proporciona a liberação de energia através de muitos LEDs, que possuem duas cores, o azul e o vermelho e são aplicados depois de extraídos os cravos mais profundos.
A luz azul possui propriedade anti-inflamatória, o que vem a acelerar o processo de cicatrização, enquanto que o vermelho ajuda na produção do e tranquiliza a pele.
Todos os métodos podem ser usados, mas cada um deve ser usado de acordo com a necessidade da pele e sempre através dos profissionais especializados.