A maquiagem ajuda muitas mulheres a se sentirem mais seguras em relação a sua aparência e assim mais confiantes na disputa por uma vaga de trabalho. Porém, na hora de se arrumar para ir a tão esperada e importante entrevista é necessário saber como fazer o make ideal para não ficar com um visual exagerado. É importante ter em mente que a maquiagem não pode chamar mais a atenção do que o seu currículo e não deve ter muito brilho ou extravagância. No ambiente profissional a maquiagem tem a função de ajudar a criar um visual mais saudável e descansado para o rosto e não necessariamente deixar o seu visual mais glamouroso.
Como Fazer a Maquiagem Para Entrevista de Emprego
A maquiagem ideal para uma entrevista é aquela que deixa a sua pele uniforme, sem passar a impressão que você está supermaquiada e que transmite uma sensação de saúde e bem estar.
Preparando a Pele
A aparência tem a sua importância numa entrevista, não é necessário ser uma top model para ganhar uma vaga, mas usar roupas com uma boa apresentação e um visual discreto e elegante apenas somam ao seu currículo. A melhor dica para preparar a sua pele antes de uma entrevista é a uma boa noite de sono. Durma bem e se possível passe um creme que ajude a circulação sanguínea na região dos olhos para evitar as olheiras. Para dar uma ajuda ao efeito natural você pode usar um primer que ajuda a uniformizar a textura e a cor da sua pele. Esse produto ajuda a disfarçar as diferenças de tons entre as bochechas rosadas e o restante da pele, por exemplo. Dê preferência para produtos leves que não criem uma aparência de argamassa sobre a sua pele. Depois do primer aplique uma base que também deve ter um efeito leve, se ainda persistirem áreas destoantes como espinhas e olheiras use o corretivo.
Dicas Para Usar o Corretivo Colorido
Em algumas emergências o corretivo colorido pode ser a sua salvação, abaixo confira algumas dicas práticas como utilizá-lo a seu favor.
- Olheiras – O corretivo laranja ou amarelo é a melhor opção para quem tem olheiras arroxeadas. No caso das olheiras esverdeadas a dica é usar o corretivo roxo.
- Espinhas e Marcas Avermelhadas – Se a entrevista de emprego é amanhã e você está com uma espinha enorme no rosto ou mesmo tem alguma marca avermelhada saiba que o corretivo amarelo pode te ajudar.
Para finalizar o uso dos corretivos coloridos é importante passar por cima dele um pouco do corretivo do tom normal para que ele fique disfarçado. Esse item de maquiagem pode ser bem interessante para quem tem olheiras profundas ou sofre com marcas como espinhas, em outros casos pode não ser tão necessário. Depois de aplicar todos os produtos destinados a fazer a pele (primer, base e corretivo) você deverá seguir para o uso do pó compacto para ajudar a retirar o brilho da sua pele. Não exagere para que não pareça maquiagem de palco de teatro, aquela camada grossa de produtos. A dica para saber que não está exagerado é se olhar no espelho embaixo de uma fonte de luz direta como uma lâmpada.
Olhos
Os olhos precisam transmitir confiança para o entrevistador e é importante ter alguns cuidados com a maquiagem feita para esse primeiro contato. Lembre-se que você não está indo a uma festa, mas sim a uma entrevista. A dica é usar um lápis preto ou marrom na linha d’água do olho apenas para dar um efeito de olho mais aberto. Uma forma interessante de deixar os seus olhos mais iluminados e abertos com a ajuda da maquiagem é com o lápis nude, passe-o na linha d’água do olho, você irá notar uma grande diferença, mas outras pessoas não irão perceber que é maquiagem.
Usar ou Não Usar Sombra?
Você pode usar sombra para ir a entrevista desde que seja um tom que ajude a deixar o olho mais iluminado e vivo e não para criar um visual de festa. Dentre os tons de sombras possíveis destacamos as paletas de marrom e tons terrosos em geral, os rosas também são uma boa opção.
- Dica – Quem não sabe aplicar sombra sem deixar a pálpebra totalmente coberta marcando as dobras do olho deve evitar o produto. Lembre-se que o objetivo é evitar ao máximo os exageros. Se for utilizar sombras crie um efeito de iluminação que ajude a deixar os olhos com mais profundidade. Na dúvida use aquelas paletas que já trazem as cores que devem ser usadas em conjunto no mesmo estojo.
Máscara de Cílios
Depois de passar o lápis e a sombra nos olhos é importante finalizar o make com uma boa máscara de cílios. A dica é não usar muito produto, retire o aplicador de dentro do tubo de máscara e retire o excesso. Faça no máximo uma reaplicação e fique de olho para que não fiquem excessos nos cílios. Além de feio isso passa uma ideia de desleixo. Para que os cílios de baixo não fiquem muito pesados aplique primeiro o produto nos cílios de cima e sem mergulhar o aplicador novamente no tubo passe-o nos cílios inferiores. Quem tem problemas para acertar a aplicação da máscara deve usar máscara de cílios transparente nesse tipo de ocasião, assim não corre o risco de ficar com um borrado nos olhos. A máscara de cílios é bem importante na maquiagem porque ajuda a deixar os olhos mais interessantes, vale a pena usar esse produto. Mas, não precisa exagerar, nada de cílios postiços.
Boca
Para finalizar a sua produção é necessário escolher a cor a ser aplicada na boca. Vale dizer que não pega nada bem chegar a entrevista de trabalho com uma boca vermelha, por exemplo. Os melhores tons são os rosados (desde que discretos) e o nude, para dar um toque de luz você pode aplicar uma gotinha (e apenas uma gotinha) de gloss no centro dos lábios. A grande dica é não lambuzar os lábios com gloss, pois isso dá uma impressão de boca engordurada e não maquiada. Tome cuidado também para que os seus dentes não acabem manchados pelo batom, nada pior que o entrevistador ficar apenas de olho na manchinha no seu sorriso, não é mesmo?