Tudo Sobre a Fotodepilação

Se em algum momento você já se perguntou por que faz processos de depilação com cera, ou mesmo lâmina já que são incômodos ou não muito práticos, é bastante provável que você já tenha avaliado as possibilidades de se submeter a técnicas que são cada vez mais populares de depilação á laser ou mesmo de fotodepilação.

Fotodepilacao

Fotodepilacao

Estes dois procedimentos contam com aspectos e formas de realização um tanto parecidos, mas apesar disto são diferentes pois cada um deles utiliza um tipo de luz para atingir a raiz dos pelos, o que poderá ser algo determinante para a eficácia do processo de depilação.

Como Atua O Laser Na Pele

O laser nada mais é do que uma luz com feixe reto, focado principalmente para cada célula alvo de pelos, e a intensidade de suas ondas atingem as células que germinam as raízes dos pelos, o que torna bastante eficaz e impossibilita por muito tempo que o pelo daquela região nasça. A foto depilação por sua vez, é feita através de uma luz difusa e não é tão específica.

É o chamado método de luz pulsada de baixa intensidade, que conta com vários comprimentos de ondas e outras luzes não laser que contam com os efeitos de enfraquecer e ainda debilitar o pelo e seu bulbo. Porém não contam com uma capacidade real de destruir as células que são consideradas germinativas da raiz dos fios de cabelo, por este motivo existe a necessidade de acontecer uma manutenção nas áreas que já estiverem depiladas sendo bem maior do que o laser. Em tempo por se tratar de uma técnica de luz difusa, é bastante recomendado que os pelos possam ser raspados antes da sessão de fotodepilação, para que fique mais fácio se direcionar a energia para a raiz de todos os pelos.

As Técnicas Ajudam Mas Não São Definitivas

Apesar de se ter os métodos conhecidos como definitivos, para a eliminação dos pelos, os médicos que atuam na área são unânimes afirmando que estas técnicas são definitivas porém progressivas. E que o termo de depilação definitiva na prática é errado tanto para um dos métodos como também para o outro. Em grande parte dos pacientes é possível se observar uma redução equivalente a 80 e 90% de pelos, e isto depois de seis ou mesmo oito sessões.

Depois disto é o suficiente para uma sessão de manutenção a cada seis meses ou mesmo um ano, dependendo dos casos e também das técnicas que forem utilizadas. É necessário por que os novos pelos poderão nascer novamente porém os fios jamais serão grossos como antes. O organismo conta com a capacidade de produzir novas raízes e bulbos que deverão dar origem a novas hastes, estes que para serem eliminadas precisam de novas sessões, mas apesar disto os 10 a 20% dos pelos que ficam se transformam em fios bastante finos, como uma penugem apenas.

Tipos de Pele Utilizados Para Cada Método

Os pelos que são grisalhos, brancos, loiros e ruivos são os mais resistentes aos tratamentos de fotodepilação. E a justificativa é bastante simples, a falta de pigmentos escuros existentes nestes tipos de pelos. E com isto quanto maior for o contraste entre a pele e o cabelo, melhor deverá ser o resultado conseguido na remoção dos pelos, é o que esclarecem os profissionais membros da Academia Americana de Dermatologia.

O laser por sua vez de forma geral é eficaz em todos os tipos de pele, mas mesmo assim em alguns casos, poderá ser necessário também um número maior de sessões, e se os pelos forem muito finos, claros demais ou mesmo a pele for mais morena ou também bronzeada a fotodepilação não deverá ser feita nestas peles, pois existem riscos de surgirem manchas que são irreversíveis. Os procedimentos segundo especialistas não podem ser feitos em peles bronzeadas. É

possível se contar com melhores resultados de tratamentos de fotodepilação com os cabelos escuros e a pele mais branca. No tratamento que é aplicado em peles sensíveis ou mesmo escuras, poderão haver queimaduras bem como cicatrizes, e é muito importante que se tenha uma abstinência de sol total por pelo menos 15 dias antes de realizar os procedimentos.

Tempo de Duração dos Resultados

Os resultados que são obtidos tanto das depilações a laser como também da fotodepilação são bastante relativos e deverão variar bastante dependendo do caso. É algo muito individual e deverá depender de variantes diferenciadas como a região do corpo que será depilada, o tipo de laser a ser empregado, a produção dos hormônios, a cor da pele, dos olhos. Para se ter uma ideia em média o bloqueio de nascimento dos pelos retirados com laser poderão ter uma duração de até cinco anos, já para a foto depilação este prazo cai para apenas um ano, em média, sendo assim preciso considerar vários fatores subjetivos que poderão tornar este tipo de cálculo bastante variável.

O prazo ainda irá depender muito dos produtos e aparelhos utilizados na remoção dos pelos. E no mercado é possível se encontrar aparelhos mais fortes e mais fracos. Os mais fracos contam com mais sessões e implicam em uma redução de curto prazo dos pelos, ou seja, eles atuam apenas como um retardador de crescimento dos fios.

Prós e Contras das Técnicas Para Peles Negras

Quando se trata de peles negras, é necessário que se tenha muita cautela, já que o laser e a luz pulsada tem uma grande afinidade pela melanina do pelo, ou seja os fios escuros atraem a energia, porém quando a sua pele é também um pouco mais escura, isto dificulta um pouco o processo e aumentam os riscos de acontecerem tanto queimaduras como cicatrizes. Já a luz pulsada poderá ainda ser utilizada em peles mais morenas, porém não é recomendada para pele negras.

risco de marcas e queimaduras é grande, apesar disto se o profissional que faz o procedimento for um dermatologista, ele deverá saber tratar e ainda lidar com as eventuais complicações, já para o laser de diodo, este é o método utilizado mais seguro para este tipo de pele. O laser é muito mais seguro do que a luz pulsada, principalmente para as peles muito morenas ou negras por causa do comprimento de onda da luz pulsada. O laser ainda é direcionado para as melaninas da raiz do pelo e ainda é possível se ajudar o pulso do disparo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.