A massagem com bambu é um relativamente novo tipo de massagem terapêutica que se tornou popular em todo o mundo, principalmente em spas. Ela começou quando uma massagista resolveu usar varas de bambu quentes para massagear seus clientes quando as suas mãos e pulsos ficaram doloridos depois de horas de trabalho
A ferramenta de bambu deu a ela mais força e resistência para fazer uma pressão mais forte sobre o corpo massageado. As varas lisas facilitam que os movimentos penetrem e os tecidos profundos, tornando o resultado mais eficaz.
Como é Feita a Massagem Com Bambu?
O cliente deverá se despir e deitar na maca. São disponibilizadas toalhas para que ele possa cobrir as partes do corpo que quiser, tudo para se sentir mais a vontade. O massagista irá descobrir cada parte do corpo, conforme julgar necessário enquanto vai massageando. A massagem de bambu é feita com um óleo ou loção, que facilita os movimentos de diferentes níveis de pressão. Alguns profissionais começam a massagem pelos pés e continuar todo o caminho do corpo em um movimento sem fim.
O mais comum é que o massagista comece com um toque mais leve até ir, progressivamente, colocando mais pressão. Os movimentos também variam de acordo com a parte do corpo. Geralmente o massagista costuma alternar os movimentos com o bambu com uma massagem com as mãos. A junção das técnicas, aliada a temperatura agradável do bambu, faz com que a sensação de relaxamento seja única.
Uma sessão de massagem com bambu no corpo inteiro normalmente é executada em cerca de uma hora a uma hora e meia, dependendo das necessidades de cada cliente.
Técnica Semelhante: Massagem Com Pedras Quentes
A massagem com bambu é feita com bambus de diferentes comprimentos e diâmetros. O bambu aquecido tem o mesmo efeito calmante das pedras quentes, mas de forma bem mais prática.
O bambu mantém o calor por mais tempo do que as pedras. Após a massagem, o bambu é facilmente limpo e higienizado com toalhas antibacterianas. Tudo isso faz com que a sessão de massagem com bambu seja mais em conta com que a com pedras.
Benefícios da Massagem Com Pedras Quentes
- Aumenta a circulação.
- Estimula a cicatrização e proporciona uma desintoxicação no corpo.
- Diminui os espasmos musculares.
- Trata as aderências teciduais.
- Libera endorfina para promover o relaxamento e redução da dor.
- Drenagem linfática, que ajuda na remoção de toxinas.
- Melhoria da qualidade do sono.
Indicações da Massagem Com Bambu
Qualquer pessoa que tenha aderências teciduais, longos períodos com pouco movimento corporal, espasmos, rigidez muscular, insônia, tensões, entorses, dores de cabeça, e, até mesmo o estresse, que é tão comum nos dias atuais.
A massagem com bambu aquecido não é recomendada para pessoas com:
- Câncer linfático
- Náuseas
- Febre
- O início de um resfriado ou gripe
- Qualquer condição que atrapalhe o sistema circulatório (isto é, pressão arterial alta não controlada)
- A maioria das infecções bacterianas
Os Efeitos da Massagem Com Bambu
A massagem de bambu é, hoje, um dos grandes destaques do segmento de tratamentos de relaxamento corporal, tornando-se o tratamento mais procurados em spas e resorts de todo o país. O uso do bambu é um complemento eficaz na massagem que faz toda a diferença.
Esta técnica maravilhosa promove uma profunda sensação de bem-estar e relaxamento. Muitos clientes relatam que os efeitos positivos do uso do bambu parecem ainda mais duradouros do que de uma massagem feita sem as varas.
Como Potencializar os Resultados
Existem algumas medidas que, se aliadas à massagem com bambu, trarão resultados ainda melhores para as pessoas. São elas:
Antes da sua massagem:
- Tomar um banho quente para amaciar e relaxar os músculos
- Não fazer uma refeição pesada antes
- Evitar cafeína e álcool
- Ir com calma até o local da massagem para não chegar lá estressado
Durante a massagem:
- Avisar o massagista se você sentir qualquer tipo de desconforto durante o procedimento.
- Falar se estiver com dificuldade de relaxar.
- Dizer se prefere que ele faça os movimentos de forma mais suave ou mais profunda.
Por melhor que seja o profissional, cada pessoa é diferente, por isso é importante que você vá deixando claro o que mais gosta e o que não gosta tanto. Assim ele poderá te oferecer um atendimento personalizado e com melhores efeitos.
Após a massagem:
- Relaxe durante as próximas horas
- Evite o álcool, a nicotina e a cafeína pelo máximo de tempo que puder
- É normal que você sinta dores após a massagem, afinal seus músculos foram trabalhados por um período razoável de tempo, então fique tranquilo em relação a isso
- Beber muita água
A Importância de Procurar um Bom Profissional
Assim como deve ser feito com qualquer profissional que envolva cuidados com a saúde, é fundamental que a massagem seja feita por um profissional experiente. Uma massagem, por mais que pareça inofensiva, se for feita da maneira errada pode causar vários problemas.
Portanto, procure por profissionais que tenham experiência com a massagem com bambu. Pesquise, busque referências, se informe bastante antes de marcar uma sessão com um massagista.
Se você ainda tiver dúvidas sobre o procedimento, vá até o local e converse com o profissional antes de marcar um horário. Assim você poderá ter mais segurança para se decidir.
Massagem: Um Bem Para o Corpo e a Mente
Uma massagem não faz bem apenas para o corpo, a mente também terá benefícios com a sensação de relaxamento. Aproveite o momento da massagem para se desligar dos problemas. Durante a sessão, o celular é esquecido, não há televisão, internet, nada, é só você ali, relaxando. Geralmente os profissionais costumam colocar músicas tranquilas para ajudar no relaxamento dos clientes.
É importante que você se sinta a vontade com o massagista para conseguir relaxar por completo, sem sentir vergonha do seu corpo ou de qualquer outra coisa. Dessa forma, você conseguirá se desligar por completo de tudo e isso irá te renovar para enfrentar todas as dificuldades do cotidiano.