Toda parte do corpo merece atenção e cuidados, o pé é uma parte pela qual poucos têm o zelo adequado. A falta de cuidados com os pés pode gerar rachaduras. O ideal é esfoliar os pés semanalmente e hidratar todos os dias com cremes e parafina. Recomenda-se visitar o podólogo ao menos de dois em dois meses para manter os pés em estado saudável.
Como se Formam as Rachaduras nos Pés?
Os dois principais fatores que dão origem a formação de rachaduras nos pés são o ressecamento da pele e a pressão exercida pelo peso do corpo sobre eles. A pele seca se torna mais frágil e quando o indivíduo caminha muito ou corre acaba gerando as quebras que formam as rachaduras.
Observando que o ressecamento é o primeiro fator de origem das rachaduras a melhor maneira de evitá-las é manter essa região bem hidratada. Voltamos à recomendação de cuidar dos pés todos os dias com cremes e parafina. Para quem já está enfrentando esse problema a dica é realizar um ritual de cuidados para recuperar a pele que ficou grossa e rachada.
Como Melhorar a Aparência de Pés com Rachaduras
Se você está descontente com os seus pés rachados confira com atenção o passo a passo de como deixar a sua pele como nova seguindo um ritual de cuidados focados na hidratação.
Ritual de Hidratação e Cuidado com seus Pés
– Escalda Pés da Hidratação
O objetivo do escalda pés é tornar a pele mais maleável para o recebimento dos agentes de hidratação.
Preparando a Bacia
Numa bacia coloque entre 8 e 10 cm de água morna, deve ser o suficiente para que seus pés sejam mergulhados completamente. Em seguida adicione a água morna 1 ou 2 colheres de creme hidratante a sua escolha. A quantidade depende do tanto de água que tem nessa bacia.
O creme deverá ser misturado completamente na água de maneira que fique bem dissolvido. Mergulhe os seus pés, entre 5 e 10 minutos, na bacia completamente para que a pele seja amolecida e o creme possa ser absorvido. É importante que você não faça o escalda pés com água muito quente e/ou sem o creme hidratante porque isso só agride a pele que já está sensível.
– Seque Corretamente os Pés
Nesse passo é importante secar bem os pés evitando que fique água acumulada, especialmente entre os dedos, para não contribuir para a proliferação de fungos. O movimento de secar deve ser feito com delicadeza, isto é, nada de esfregar a toalha sobre a pele sensibilizada. Faça apenas pressão com a toalha para que a água possa ser eliminada. Após terminar o processo com a toalha deixe seus pés ao ar livre por mais 2 minutos para que toda a umidade seja completamente eliminada.
– Lixar os Pés
Esse passo somente deve ser feito quando não se tem mais rachaduras nos pés, mas a pele ainda está grossa. Você poderá lixar usando uma lixa de pés ou mesmo uma pedra pomes. Realize movimentos circulares nos calcanhares e em outras partes dos pés que estejam grossas, como a lateral do dedão, por exemplo. Lixe os pés depois de os ter secado com a toalha e antes de deixa-los secar ao ar livre.
O ato de lixar fará com que pele morta se solte dos seus pés, para eliminá-la por completo mergulhe os pés na bacia de escalda pés novamente. Use a toalha para terminar de remover a pele que se soltou. Lembre-se de fazer movimentos delicados, pois os seus pés ainda estarão frágeis.
– Hidratação com Aplicação de Cremes
Para garantir que seus pés sejam devidamente hidratados aplique um creme – de preferência espesso – de sua escolha e use uma meia durante 30 minutos para que o mesmo não seja removido pelo uso de calçados. Se possível faça esse ritual de cuidados para pés rachados antes de dormir para que seja possível uma penetração melhor de agentes hidratantes bem como se possa evitar a pressão de caminhadas.
Dicas Práticas para Evitar as Rachaduras nos Pés
Abaixo listamos algumas dicas práticas de como evitar que se formem rachaduras nos pés, suas atitudes se refletem em pés com pele lisinha.
Não Ande Descalço
Pessoas que andam muito tempo descalças podem ter sérios problemas com rachaduras nos pés devido à ação do atrito do contato da pele com o chão. Então evite andar sem estar com os pés calçados e tenha atenção para não passar tanto tempo com sandálias e chinelos que também podem resultar em rachaduras.
Faça Esfoliação Semanalmente
Para evitar que se forme a pele grossa que dá origem as rachaduras faça esfoliação uma vez por semana com produto adequado removendo dessa forma as células mortas e proporcionando a renovação celular.
Hidratação Diária
O ideal é que depois do banho, com a pele bem sequinha, você aplique o creme hidratante no pé como um todo. Para potencializar o efeito do creme calce uma meia de algodão e durma com ela.
Consulte um Podólogo ou Dermatologista
Em caso de ter problemas com rachaduras constantemente é válido procurar um especialista para investigar quais são as causas. O problema pode ter origem genética ou estar ligado ao desenvolvimento de alguma doença.