A maioria das pessoas hoje em dia possui a constante preocupação com a manutenção de sua aparência e por isso buscam estar com os fios de cabelo em dia, com a pele em perfeito estado se atentando a estar passando cremes que evitem envelhecimento precoce, cremes que mantenha a pele hidratada e bonita e sem manchas. Hoje vamos falar um pouco mais sobre os aspectos da pele e de como evitar manchas da pele e para quem já possui algumas manchas, principalmente da pele do rosto que são mais comuns devido a maior exposição dessa ao sol, como realizar a retirada dessa através da utilização de alguns tratamentos que estão disponíveis nos dias de hoje, principalmente o tratamento com laser.
A mancha na face é conhecida por profissionais da saúde como sendo uma discromia que pode ser uma menor pigmentação, ausência de pigmento ou aumento da produção de pigmento. Na área de estética a maior procura é devido o aumento da pigmentação da pele e essa pode ocorrer devido vários fatores, dentre eles está o envelhecimento, alteração hormonal (que é comum ocorrer durante a gestação e a mulher apresentar manchas na face), devido a inflamações, alergias cutâneas e o mais frequente é devido a exposição ao sol.
A cor da pele é devido a presença de melanina que fica na camada basal da epiderme e quando há uma estimulação excessiva do melanócito ocorre as manchas que podem ocorrer de maneira difusa ou regionais.
Tratamento de Manchas
Há diversos tratamento para manchas faciais como o uso de cremes e cosméticos que irão fazer a despigmentação, uso de ácidos (que deve ser realizado com a monitorização de um dermatologista) e uso de laser. Vamos entender um pouco mais do uso do laser para tratar as manchas faciais por hiperpigmentação.
Uso De Laser Para Tratar Manchas
O laser irá realizar o clareamento da pele por agir diretamente na melanina realizando sua descaracterização e impedindo que haja sua formação e transporte para epiderme, evitando dessa forma com que haja as manchas na pele. Além de inibir a formação de melanina o laser tem objetivo de retirar a melanina que foi depositada e que causou a hiperpigmentação.
Além das manchas solares e de envelhecimento o laser pode ser também usado para retirar a hiperpigmentação que ocorre ao redor dos olhos, conhecida como olheira e para isso são utilizados parâmetros de laser semelhantes aqueles usados para a retirada de manchas em outras regiões da face.
Alguns estudos verificaram a eficácia do uso de laser no melasma, que é um tipo de mancha que ocorre, na maioria das vezes, devido a alterações hormonais. Para esse tipo de mancha o laser se mostrou útil num primeiro momento, realizando a remoção da hiperpigmentação. Mas verificou-se que após um tempo curto de tempo essas manchas retornavam a pele. Por isso, nesses casos deve ser tratado o que está ocasionando a mancha junto com o tratamento da mancha com o laser, assim conseguirá obter um tratamento satisfatório e duradouro na face.