É tão difícil encontrar alguém que não ame chocolate, ou pelo menos goste, que temos a impressão de que o mundo todo é viciado nessa delícia. Quem gosta sabe bem como é passar em frente uma vitrine repleta de chocolates, parece que nossos olhos grudam nela e os nossos pés enquanto não nos colocam lá dentro, não sossegam.
Porém, também é verdade que muita gente é obrigada a riscar o chocolate das guloseimas permitidas, principalmente quando se fala em dieta. O que acontece é que o chocolate é tido como “perigoso”, mas isso, se aplica quando ele é consumido em excesso. Na verdade, já está mais do que comprovado, que essa delícia faz bem para saúde e beneficia a beleza.
Chocolate Para Beleza: Cabelos e Pele
O chocolate pode ser um “santo remédio” para transformar os seus cabelos de secos e sem vida, em macios e sedosos. Ele é usado para tratamentos de hidratação capilar e é indicado principalmente para quem está com os fios quebradiços devido ao excesso de química.
Quando falamos de pele, o chocolate pode ser uma ótimo remédio para quem tem o tipo oleosa. As esteticistas usam uma máscara antioxidante que é feita à base de chocolate. O resultado é uma pele perfeita e com a aparência saudável.
Ainda falando de pele, dessa vez do corpo, o chocolate vem sendo usado para clarear os pelos e ainda por cima esfoliar a pele. A técnica chamada de “banho de lua” é feita com uma máscara de parafina de chocolate e aplicada em todo corpo. Além de auxiliar no clareamento dos pelos, o resultado é uma pele hidratada e macia.
Centros de Estética e Chocolate
O chocolate como um beneficio para a beleza também está sendo usado em alguns centros de estética para relaxamento. São oferecidos banhos de chocolate no ofurô. Os clientes também têm a opção de levar o produto para fazer em casa.
Além das técnicas que foram citadas acima, que podem ser usufruídas em clínicas de estética ou centros de relaxamento. Também é possível encontrar em farmácias ou perfumarias uma série de produtos feitos à base de chocolate, que servem para hidratar pele ou cabelo ou combater os sinais de envelhecimento. Vale ressaltar, que o chocolate é considerado um dos melhores produtos para hidratação.
Chocolate: Quando Auxilia a Saúde?
Se os benefícios do chocolate para beleza são muitos, o mesmo acontece em relação a saúde. Essa guloseima está bem longe de ser a vilã que muitas pessoas imaginam. Veja no que o chocolate pode ser útil!
Segundo resultados da pesquisa da Universidade americana de Georgetown (2008), o chocolate pode beneficiar o combate contra o câncer de intestino. As moléculas que podem ser encontradas no cacau (procianidinas) têm propriedades antioxidantes. Na prática, isso significa proteger as células da degeneração causada pela doença.
Outros cientistas afirmam que o chocolate tem a capacidade de aumentar a produção da endorfina e da dopamina, nesse caso, a guloseima seria indicada porque aumenta a sensação de bem-estar, graças a essas duas substâncias.
Se você ama chocolate amargo, saiba que cientistas dizem que ele é um bom “remédio” para melhorar o fluxo arterial, além de ser ótimo para à saúde cardiovascular. Isso porque o chocolate amargo, segundo as pesquisas, diminuem a tendência de coagulação das plaquetas e também auxiliam para evitar a obstrução de vasos sanguíneos. E não para por aí, ele também combate o colesterol ruim, o LDL.
Um chocolate, para tanta gente, já curou um coração doente de amor. Mas, ele pode fazer muito mais pelo órgão. Segundo os cientistas da universidade sueca Linkoping, o chocolate amargo auxilia na inibição de uma enzima presente no nosso organismo que aumenta a pressão arterial. Segundo os estudiosos, são sempre os antioxidantes encontrados no chocolate que possuem o poder de combater essas enzimas.
Ainda falando de chocolates meio amargo, vale ressaltar que os seus benefícios são maiores, porque ele contém maior quantidade de cacau. Segundo pesquisa da universidade dos Estados Unidos, Johns Hopkins, ele pode contribuir para diminuir os danos causados por um acidente vascular cerebral, AVC. Segundo os cientistas, a epicatequina, que está no composto, protege as células nervosas. Os testes ainda não foram aplicados em seres humanos.
Uma grávida pode incluir nos seus desejos um bom chocolate, ele seria benéfico e não contra indicado. Segundo pesquisa realizada, sempre nos Estados Unidos, dessa vez pela Universidade Yale, o chocolate para uma mulher grávida pode significar a prevenção de pré-eclâmpsia. E os estudos revelam até a quantidade que deve ser consumida para usufruir do benefício, pelo menos 5 vezes por semana. Com esse consumo, uma grávida reduz em 40%, as chances de sofrer de hipertensão. Essa ajudinha do chocolate é atribuída ao composto teobromina, presente em quantidade maior nas versões amargas e meio amargas.
O chocolate está sempre dando uma mãozinha para o coração, é o que revelam vários estudos, entre eles aquele que aconselha a guloseima para pessoas que foram vítimas de ataques cardíacos. A pesquisa foi feita por um grupo de cientistas da Suécia, que revelam a quantidade necessária de consumo para se proteger do risco de morte: 2 vezes por semana. Segundo os pesquisadores, uma vez ingerida essa quantidade, a redução do risco de morrer de uma doença cardíaca se reduz em 66% menos. O benefício também neste caso está ligado a presença dos antioxidantes no chocolate.
E quem diria, que chocolate pode aliviar dores. Essa é uma afirmação dos cientistas americanos da Universidade de Chicago. Segundo eles, o simples fato de se distrair quando come ou bebe um chocolate seria o suficiente para reduzir dores. A afirmação por enquanto foi feita com base na análise do comportamento de ratos.
O chocolate também serve como uma espécie de “energético”, afirmam os cientistas americanos da Universidade do Texas. Segundo os pesquisadores, se você quer mesmo recuperar o desgaste físico feito durante uma atividade física, nada melhor do que um bom copo de leite com chocolate. A justificação para o resultado da pesquisa é misturando o leite e o chocolate você tem uma excelente quantidade de carboidratos e proteínas.
O chocolate como vocês podem ver traz muitos benefícios, mas não se ingerido de forma descontrolada. Já com os benefícios estão ligados à beleza, você pode usar e abusar dos produtos à base de chocolate.