Nomes de Salão de Beleza em Francês

Quem sonha em abrir seu próprio salão de beleza já deve ter passado algum tempo pensando a respeito de qual nome dar ao empreendimento. Nesse segmento a escolha de um nome adequado é primordial para o estabelecimento no mercado bem como para o alinhamento com o público-alvo desejado. A opção por nomes franceses ou derivados dessa língua é relativamente frequente entre os empreendedores de salões de beleza, a seguir vamos explicar um pouco melhor o que considerar no momento da escolha.

A Importância da Escolha Correta do Nome

O nome de uma empresa é o primeiro contato do negócio com o seu público-alvo e por isso mesmo sua escolha deve ser feita primando pela assertividade. Além de procurar por um nome que seja fácil de memorizar e de leitura compreensível (fuja de opções difíceis de pronunciar) é necessário que seja um nome que esteja alinhado com o segmento de atuação em que se pretende estabelecer.

Um dos principais erros de naming (escolha de nome para um negócio) é não conseguir criar uma identificação entre o nome da empresa e o que ela oferece. Antes da identidade visual, da logo entre outros recursos gráficos, os potenciais consumidores irão conhecer o nome do empreendimento e ele precisa comunicar o que exatamente a organização pretende no mercado.

Nomes Franceses: Quando são Opções?

Nomes franceses ou derivados da língua podem ser bastante charmosos e curiosos, no entanto, precisam ter algum conceito para oferecer a quem ainda não conhece o seu salão de beleza. Então antes de correr até o Google Tradutor considere algumas questões sendo a primeira delas referente a quem é o seu público-alvo. Para as pessoas que vão utilizar os serviços do seu salão o nome francês faz sentido? Essas pessoas irão entender o que ele significa e por que da sua escolha?

Por exemplo, um salão que tem uma proposta de oferecer penteados refinados pode optar por adicionar ao seu nome a palavra Coiffeur (que se pronuncia como cuáfér) que significa cabeleireiro ou Coiffeuse (que se pronuncia cuáféze) e significa cabeleireira. Para que seja válido o uso desses termos é interessante que os clientes tenham conhecimento da língua ou cultura francesa, pois caso contrário será apenas uma referência perdida.

Confira Palavras Francesas do Universo de Salões de Beleza

Abaixo listamos algumas palavras francesas que são bastante utilizadas por profissionais da beleza e seus respectivos significados.

  • Balayage (a pronúncia é balêiáje) – Refere-se a uma técnica de luzes, a palavra significa ‘varrer’ e sua escolha se deve ao fato de que as cores são criadas nos fios através de um movimento de varrer as madeixas com um pincel levemente ‘sujo’ de tinta ou descolorante.
  • Bigoudi (se pronuncia bigudí) – A palavra significa rolinho e no contexto de salão de beleza se refere aos rolinhos que são usados para o procedimento de permanente.
  • Boucles (a pronúncia é búcle) – Em tradução livre e dentro desse contexto é ‘mecha pequena enrolada na forma de caracol’, trata-se de um procedimento que muitos cabeleireiros fazem para obter um visual ondulado mais sensual e menos ‘certinho’ do que aquele com o babyliss. 
  • Coiffure (pronuncia-se como cuáfir) – Trata-se da designação da profissão de cabeleireiro. Alguns salões de beleza utilizam a expressão haute coiffure (que lê-se ôt cuáfir) e cujo significado é alta-coiffure.
  • Faux bob (pronuncia-se como fô bob) – Uma combinação entre a palavra francesa faux que significa falso e bob que é uma palavra inglesa usada para se referir a cortes que tem o mesmo comprimento em torno de toda a cabeça. O faux bob nada mais é do que um penteado em que o comprimento dos fios parece mais curto pela forma como ele é preso. Nos últimos tempos muitas famosas aderiram a esse penteado no tapete vermelho.
  • Mise-en-plis (a pronúncia é mizamplí) – Em tradução seria algo como plissar ou fazer dobras, quando levamos para o contexto de salão de beleza significa enrolar o cabelo ainda úmido – em bobes, bigoudis ou cachos – de tal maneira que quando seco crie o efeito de ondulação. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Salão de Beleza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.