Nomes de Salão de Beleza

O segmento de salões de beleza anda bastante aquecido, pois cada vez mais pessoas têm embarcado na aventura de abrir o seu próprio negócio. Se você está no começo dessa empreitada é interessante saber por onde começar a busca pelo nome do seu salão. O nome de uma empresa tem grande impacto sobre o seu sucesso ou fracasso.

Nomes de Salão de Beleza

Nomes de Salão de Beleza

Batizar o seu salão de beleza é uma tarefa que exige considerar alguns fatores que podem trazer problemas no futuro. Nem sempre é fácil fazer essa escolha, mas mesmo que você não seja um gênio do naming – nome dado ao processo de dar nomes para empresas e produtos pela publicidade – pode se sair muito bem e criar uma marca forte para o seu salão.

Dicas Para Dar Nome Para um Salão de Beleza

A seguir listamos algumas dicas que podem te ajudar a dar um nome bem interessante para o seu salão de beleza. Se as dicas não ajudarem a dar um nome pelo menos podem ajudar a saber quais nomes não escolher. Muitas vezes saber o que não fazer é mais importante do que saber o que fazer.

Nome Próprio – O Seu Tem Potencial?

Se você não tem nenhuma ideia de nome para o seu salão de beleza pode começar considerando o seu nome próprio. Algumas pessoas são abençoadas por seus pais com nomes que são puro charme e elegância, então por que não se valer dele para construir a sua marca? Existem muitos exemplos de cabeleireiro que escolheram dar o seu nome próprio para o salão como o caso do bem sucedido Vidal Sassoon.

Saiba que um salão com nome próprio pode evocar sentimentos de segurança e bem-estar nos clientes. Muitas pessoas quando estão em busca de um salão para cuidar da beleza pensam em pessoas concretas, então se o seu salão tiver nome próprio isso pode despertar um sentimento de cumplicidade e trazer mais clientes.

Público-Alvo – Quem é?

É essencial que todo empresário conheça bem o seu público-alvo antes de começar as operações comerciais. Tenha em mente que essas são as pessoas para quem o seu salão deverá ser posicionado no mercado, ou seja, precisa ser atraente para esse público. O nome do salão fala diretamente com os clientes que se deseja. Pense que “Tesoura Mágica” é um nome que fala com um determinado público enquanto “Isabelle – Hair & Fashion” é um nome que se destina a outro grupo de pessoas. O segredo está em conhecer o público-alvo do seu salão para apresenta-lo da maneira correta.

Localização do Salão

Acima falamos sobre conhecer o público-alvo e não podemos deixar de mencionar que em parte esse público é definido pela localização do seu salão. Irão frequentar o salão de beleza os vizinhos do bairro, pessoas que frequentam o shopping (quando está dentro de um centro comercial), pessoas que tem acesso fácil ao centro (quando se tem uma localização central) enfim a localização geográfica faz diferença.

Contudo, ressaltamos que existem casos de salões de beleza que atraem um público diverso daquele que geralmente frequentaria o espaço. Pode ser que o salão tenha algum serviço especial ou mesmo conte com um profissional renomado que faz com que pessoas de outras regiões da cidade se desloquem até ele, pessoas que normalmente não iriam para essa área.

Numa situação dessas pode ser legal dar um nome que identifique o local em que o salão está localizado. Pode ser um nome que contenha o nome da rua, de uma atração turística que fica perto, de um parque enfim de algo que caracterize a localização. Tudo o que ajudar os seus clientes a encontrar o seu salão é interessante.

Faça Um Teste – Pesquisa do Nome

O nome de um salão de beleza é algo bem delicado e por isso pode ser legal não se comprometer com um nome antes de fazer alguns testes. Aproveite que testar os nomes que você pensou para a sua empresa é muito fácil. A primeira coisa a fazer é uma pesquisa na internet para saber os seus nomes que você pensou tem algum significado que você desconhecia ou mesmo se já não existem salões com esses nomes.

Pode acontecer de existir empresas de outros segmentos com o nome desejado nesses casos é importante ter cuidado, pois pode acontecer de em algum momento a sua empresa ser confundida com a outra. O melhor é sempre usar um nome que ainda não esteja sendo usado por mais ninguém, no entanto, com tantas novas empresas que são abertas todos os dias pode ser complexo ter essa exclusividade total.

Teste com Pessoas do Público-Alvo

Após ter passado pela saga da pesquisa dos nomes e ter encontrado aquele nome perfeito chegou o momento de saber se ele é efetivo junto ao seu público-alvo. Pode ser legal contratar um designer ou um publicitário para fazer o desenho da sua marca. Com um design que pode até não ser o definitivo, mas que tenha as cores que você pretende usar mostre essa arte para as pessoas que você acredita fazer parte do seu público-alvo e tente observar quais são as reações delas.

É legal ter diferentes tipos de artes com o mesmo nome e talvez uns três nomes. Ao fazer isso é possível ter uma ideia melhor de quais nomes e estilos de arte chamam mais atenção e atraem mais o gosto. Aproveite esse momento ainda para pedir dicas e sugestões, quem sabe um nome que até então não havia aparecido dentre as suas ideias te conquista?

Cuidado com Armadilhas de Tempo

Algumas pessoas escolhem nome para suas empresas pensando somente no presente e isso pode representar uma grande dificuldade mais adiante. Pense, por exemplo, num salão chamado “Selfie” durante algum tempo pode ser um nome legal, mas quando a onda de fotos de si mesmo passar? Será que continuará fazendo sucesso?

Outro erro comum é dar um nome que limita os serviços prestados, por exemplo, se você é manicure e quer chamar o seu negócio de “Joana Manicure”. Pense que um dia o seu negócio pode crescer e oferecer serviços de pedicure e cabeleireiro. Até explicar para as pessoas que é “Joana Manicure”, mas que tem todos os serviços pode acontecer de seus clientes escaparem. Por que não “Joana Beleza”?

 

Quer ficar bonita? “Realce” sua beleza com um “Brilho a Mais”, passe um “Gloss”, fique realmente “Poderosa” nesse “Lindo Espaço de Beleza”. Para se tornar “Afrodite”, deusa do amor, “Baton Rouge” delicadamente passado por “Zilda Costta” no “Salão Bass”…ou quem sabe no “Novo Stilos”. Você pode ainda ficar uma “Fotuxu”, uma estrela de verdade no “Salão D’Star”. Quer ser flechada pelo “Coupeido” (sic)? Então passe pelo “Perfetto Eccellenzza in Bellezza” para ficar “Splendor”…osa! Para conseguir um sorriso, só indo ao “Get at smyle” (sic), afinal, todo cabeleireiro ou cabeleireira que se preza diz: “Corto o Cabelo e Pinto”.

Pelo visto, criatividade é o que não falta quando se dá nome a um negócio, seja de que natureza for…mas realmente os salões de beleza são um caso à parte, ainda mais porque proliferam por toda a parte, já “dão mais que chuchu na cerca”.

Tudo bem, é verdade, não é fácil escolher o nome daquilo que, pelo menos em tese, vai te deixar rica (o) ou te levar direto para o salão mais próximo – que não o seu – mas convenhamos que “Coupeido” pode não ser a melhor escolha (desculpe-me o proprietário ou proprietária desse salão).

Algumas dicas podem ajudar… Você tem um nome ou apelido bacana que possa de repente ser associado à beleza, charme ou elegância? Fica a ideia. Afinal, quem não quer ir a um salão que é de alguém “real”? Mas, por favor, fique linda SEMPRE, porque não há nada pior que descobrir que a proprietária não faz as unhas ou deixa a raiz do cabelo com 10 cm de largura, certo? Ou que atende suas clientes de chinelos e piranha prendendo os cabelos…Péssimo!!! Outro dia fui a um escritório de advocacia onde a proprietária – também advogada – atendeu-me vestida com calça de moletom, croc’s e piranha nos cabelos.

E quando ía perguntar pela advogada…ela se apresentou! Quase caí dura, como se diz, pois pensei que fosse uma funcionária da limpeza (sem desmerecer qualquer pessoa que exerça essa função, por favor). Mas entendem como a imagem também é importante num negócio? E quando se trata de beleza é ainda pior.

Mas voltando à escolha do nome: é necessário também conhecer o público-alvo, ou seja, as pessoas que você quer dentro do seu estabelecimento. Certamente “Celinha Cabelos Bonitos” não atrairá o mesmo público que “Lights and Beauty Hair Design”, por exemplo. Conhecendo seus clientes certamente a escolha do nome também se tornará mais fácil.

Por fim, a localização de seu espaço de beleza pode influenciar na escolha do nome. Pode ser a rua em que ele se encontra, o bairro, uma praça, um monumento, um ponto turístico próximo. Pode ser mais “específico”, como um serviço especial oferecido aos clientes…mas desde que não traga nenhuma espécie de limitação ao negócio, como “Julia – Escovas Progressivas”.

A não ser que seu estabelecimento ofereça só isso mesmo. Porém, por via das dúvidas, escolha algo mais “genérico”, pois seu pensamento deve estar no futuro e não somente no dia de hoje, certo? Os negócios podem crescer muito – e essa é a ideia – e um nome tão restrito pode prejudicar as coisas. Além disso, veja se combina com a decoração…e com você! Talvez seja o mais importante: que reflita a beleza de quem vai gerenciá-lo!!!

(POR CARLA LOPES, EM 22/08/11)


Categoria(s) do artigo:
Salão de Beleza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostaria de uma sujestão sobre meu salao de cabelo,mande um nome para mim!!Obrigada!

    sheila maria lira 28 de novembro de 2011 10:26 Responder
  • mande um nome de salao de beleza para mim!!obrigada.

    sheila maria lira 28 de novembro de 2011 10:27 Responder
  • sheila maria lira 28 de novembro de 2011 10:28 Responder
  • to querendo um nome pra salão e não dicas ok!

    luiza 17 de dezembro de 2011 15:19 Responder
  • gostaria de um nome pro meu salão!

    rose 23 de janeiro de 2012 0:58 Responder
  • quero colocar um nome no meu salao e estou sem opcao

    renata 2 de fevereiro de 2012 17:14 Responder
  • mande um nome de salao pra mim

    renata 2 de fevereiro de 2012 17:17 Responder
  • O nome do meu salão e Elizete cabelos quero mudar para Elizy Hair o que voçes acham?

    Elizete 25 de fevereiro de 2012 4:39 Responder
  • eu Aldilaine quero ajudar minha amiga Luciana a escolher o nome do salao dela qual colocamos,deime uma surgestao,Obrigada

    Luciana 29 de fevereiro de 2012 12:27 Responder
    • o nome de seu salao pode ser toque feminino , espaço feminino,nova e bella.

      carla alves 13 de abril de 2012 3:01 Responder
  • estou meio em duvida de nomes para por um um no meu salaõ de beleza por favor mande uns nomes para mim obrigadinho mi.

    michele guimaraes pinto batista 27 de março de 2012 17:55 Responder
  • Gostaria d saber hum nome legal para meu salao..

    estefhania 28 de março de 2012 20:03 Responder
  • preciso de um nome para o meu salão.

    juliana e teca 13 de abril de 2012 14:49 Responder
  • salao tres irmaos dois seura e um corta !

    marco 3 de maio de 2012 19:38 Responder
  • Olá!! meu nome é maria nilce e estou usando o e-mail de meu esposo…
    Estou montando um salão na principal avenida da minha cidad-palmas-TO, e gostaria de uma sugestão para o nome do meu salão. Por faver se poder me dá uma dica eu agraceço e podem mandar para este e-mail. obrigado!!!!!!!!!!!!!

    antonio araujo da silva 11 de junho de 2012 22:34 Responder
  • meu esposo já tem um saão;agora ele fez um pra mim no 2°andar;gora to c dificuldade de encontrar um nome que combina com os dois salões.
    mim ajuda!!!!!! Obrigada

    Elisangela Lima 6 de setembro de 2012 1:46 Responder
  • tenho um salão anexo a sala da minha casa e gostaria q vcs me ajudassem a escolher um nome pois não tenho nenhuma ideia.agradeço se puderem me ajudar…

    Mirian de Oliveira 21 de novembro de 2012 21:30 Responder
  • Oi, eu e minha mãe temos um salão perto de casa e estamos em dúvidas ao escolher um nome, peço a vocês que nos ajudem na escolha se possível. Desde já agradeço.

    Ana Carolina 17 de dezembro de 2012 18:23 Responder
  • Oih, eu vou abri um salão e preciso escolher um nome simples mais importante que seja bem fácil de lembra O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL….. OBRIDAGA

    suellen 28 de fevereiro de 2013 18:25 Responder
  • tenho um salão de beleza anexo a minha casa e gostaria q vc me ajudasse escolher um nome com muito glamour …

    ana lucia 28 de março de 2013 4:15 Responder
  • bom. to abrindo um salao, mas nao tenho ideia como vou colocar u nome do salao, por favor mim ajude obg

    jaqueline torquato 1 de abril de 2013 12:33 Responder
  • Eu preciso urgente de um nome para meu salão de beleza até a uma da tarde me ajude por favor…..tinha q ser com o meu nome mas alguma coisa mas oq? Tem alguma dica ? *-* obrigada..

    raquel 18 de maio de 2013 12:21 Responder
  • o nome do meu salao e ss cortes manicure e pedecure escovas beibe liz e modelos chiques para casamento e festas eu moro em guanabi

    sandra 13 de junho de 2013 0:38 Responder
  • Gostaria de um nome p meu salão, acho meu nome sem peso Obrigada.

    Adriana Lan 4 de agosto de 2013 22:48 Responder
  • gostaria de um nome pro meu salao masculino. me ajude.p favor.

    kemildo de mesquita 16 de setembro de 2013 0:01 Responder
  • Oi preciso de um nome para meu salão,por favor me ajudem ai

    Crisley 20 de setembro de 2013 2:52 Responder
  • boa tarde estou a procura de um nome bem legal para o meu salão ,obrigada!!!

    Ana Paula Cavalcante 10 de outubro de 2013 18:30 Responder
  • vou abrir um salao e gostaria q vcs me mandassem um nome….
    e um salao simples e pequeno…

    juliane 5 de novembro de 2013 1:32 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *