Dicas para Abrir e Gerenciar um Salão de Beleza

Os empreendimentos do segmento de beleza são em sua maioria lucrativos. Com a corrida pela aparência perfeita em frente ao espelho, qualquer negócio que tenha relação com o aperfeiçoamento da imagem anda se mostrando rentável. Um bom exemplo são os salões de beleza, modelos de investimento rentáveis voltados hoje tanto para homens como para mulheres.

Abrir um salão de beleza exige um investimento inicial considerado baixo para quem quer ter seu próprio negócio. Enquanto uma loja de roupa pode pedir ao menos R$ 150 mil para começar, com apenas R$ 20 mil é possível montar um salão de beleza bairro de boa qualidade e espaço bem organizado. Mas quanto maior o espaço e mais nobre for a área, mais caro será o capital inicial a ser investido.

Seu capital inicial de investimento deve somar:

  • aluguel ou compra de um imóvel, com possíveis reformas para adaptação
  • compra de produtos
  • compra de móveis

Para quem quer investir neste tipo de empreendimento, confira algumas dicas bacanas a seguir.

Escolha uma Boa Localização

Não é a toa que empreendimentos na avenida costumam vender bem mais que lojas localizadas em ruas paralelas. O motivo? Visualização. Quanto mais fácil é encontrar o lugar, mais rapidamente seus clientes irão chegar ao espaço. Tendo um salão de beleza em local com muitos passantes, você atrair clientes fieis que já conhecem ou confiam em seu trabalho, mas também pode formar mais rapidamente uma clientela bacana.

São locais bacanas para abrir um salão de beleza: próximo a pontos comerciais que não sejam concorrentes mas sejam relacionados como lojas de produto para cabelo. Perto de comércios locais bem visitados também é uma boa pedida, como padarias, restaurantes e semelhantes. Evite ruas sem estacionamento próximo e se possível, procure um local com seu próprio estacionamento para clientes em atendimento.

Você Precisa de um Espaço Amplo

Um bom salão de beleza deve ter as seguintes áreas: área de espera para clientes e acompanhantes (e possíveis clientes), um lavatório, cadeiras de atendimento, banheiro e local para guardar seus produtos. Tudo isso deve estar em uma área de ao menos 50 metros quadrados para ser considerado um salão espaçoso. Se não for investir em um salão de beleza refrigerado, tenha janelas amplas, pois os cheiros dos produtos são fortes e podem fazer mal tanto aos funcionários como os clientes.

Os Móveis Devem ser Confortáveis e de Boa Qualidade

Dependendo do tipo de salão de beleza e serviços oferecidos, sua lista de móveis varia. No geral ficam em cadeiras elevatórias para corte e diversos serviços, lavador com ducha e sistema hidráulico, prateleiras para armários dos produtos. Se for oferecer o serviço de manicure vai precisar também de cadeira para manicure e mesa com rodas como mostruário dos esmaltes.

Invista em artigos para conforto dos seus clientes como sucos e lanches, um bebedouro de água filtrada, café e poltronas confortáveis para a espera de seus clientes ou acompanhantes. Uma TV com emissora local, TV a cabo ou DVD também são boas pedidas para deixar o ambiente mais descontraído, pois esperar por sua vez no atendimento pode ser bem chato.

Invista em Bons Produtos e Cursos de Aperfeiçoamento

Um bom salão de beleza precisa investir em bons produtos, e para isso é preciso entender um pouco de capital de giro. Você precisa de um dinheiro a ser usado apenas para repor produtos ou comprar lançamentos, que não será usado e deve ser tirado da parte do lucro do empreendimento. Ele serve para investir no próprio negócio, uma necessidade de qualquer investidor.

Um salão de beleza atua com beleza em si, visual nos cabelos, mas também em estética e beleza e lida diretamente com a moda. Quando o visual dos famosos muda, os pedidos no salão também muda. E todos os dias chegam novidades no mercado em relação a produtos de beleza, novidades de alisamento, tratamento e hidratações e por isso o dono do empreendimento precisa de um alto capital de giro para se manter no negócio. Sem atualizar-se ele pode se manter por um tempo entre os tradicionais, mas deve perder clientela muito em breve para os salões mais modernos.

O mais importante é investir em atualização. Você pode investir em cursos para unhas artísticas e sempre que surgir um novo método de alisamento, corte e outros voltados a área capilar, faça cursos e invista em seus profissionais também. Uma equipe especializada é crucial para ganhar a confiança da clientela e ganhar mais clientes.

O gasto com produtos é constante, por isso organize o caixa para ter certeza que não está gastando demais e vai conseguir se manter. Mas sempre leia revistas do setor, converse com colegas e visite lojas em busca de novidades e tendências para deixar seu salão mais o atualizado o quanto for possível.

Agregue Serviços

Aproveite o tempo que seus clientes ficam no salão e agregue serviços. Se você tem um longo período de espera e tem espaço, oferece serviços mais curtos, com baixo custo e aumente sua renda como massagem facial, limpeza de pele, depilação, manicure e pedicure e outros. Quanto mais você investir em seu salão, mais completo ele vai ficar e maior será o lucro mensal.

Invista em Promoções

Todo mundo ama uma promoção e esta é a grande alma de ter um ponto comercial de sucesso. Eventualmente invista em promoções com seus clientes, como oferecendo uma hidratação grátis para quem alisar os fios, ou a cada duas hidratações você alisa com 50% de desconto ou corta de graça. O segredo é não perder o cliente e diminuir um pouco a sua lucratividade, mas ganhando no futuro com mais produtos.

Divulgue seu Salão de Beleza

Ninguém saberá que seu salão de beleza existe se você não falar sobre ele. O boca a boca funciona, mas não é tão eficiente como algumas ferramentas de divulgação como um banner na porta do salão e nos principais pontos comerciais, um anuncio na rádio local, uma página virtual em redes sociais para divulgar para amigos e panfletos, para todos saberem que seu salão de beleza está de portas abertas e recebendo clientes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Salão de Beleza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostei, gostaria de receber mais informaçoes.
    grata

    karla linhares azevedo 20 de Março de 2014 22:26 Responder
  • Gostaria de informaçoes onde comprar moveis diferenciados para salao e receber dicas para abrir um
    Att

    FABIANA DA SILVA DESTRI 14 de setembro de 2014 21:20 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.