Materiais Para Unhas

As unhas são uma grande paixão das brasileiras, que estão sempre fazendo combinação de cores e desenhos e tem uma forma toda especial de “fazer as unhas”, coisa que não se vê em outros países, ao menos não com tanto afinco e dedicação. Muitas dessas mulheres optam por fazer suas unhas em casa, pois assim otimizam melhor seu tempo e economizam para gastar com esmaltes diferentes e absurdamente bonitos.

Mas, para fazer as unhas em casa é preciso certa habilidade e muito mais, ter a mãos os materiais certos, um kit de acessórios para manicure e pedicure que cumpra com todas as suas funções. Grande parte desses materiais podem ser encontrados em lojas de artigos de beleza ou ainda naquelas especializadas no assunto. Grande parte desses itens é fundamental, porém muitos deles são opcionais, e a falta não prejudica os resultados.

Materiais Para as Unhas

Objetos Cortantes: Os itens que servem para cortar como tesoura, cortador e alicate precisam ser mantidos com total higiene e devem ser de uso pessoal, como forma de diminuir o risco de adquirir enfermidades como a hepatite. De tempos em tempos será preciso afiar o alicate e o ideal é que ele seja guardado juntamente a uma ponta protetora, como forma de se procurar evitar acidentes.

Polidor: A utilização do polidor de unhas precisa ser moderada, já que causa o afinamento das camadas da unha. Caso já tenha as unhas finas ou fracas, opte por não usar o polidor, pois aos afiná-las elas podem ficar ainda mais quebradiças e frágeis.

Removedor de Esmaltes: O ideal é que use um removedor de esmaltes que não contenha acetona em sua composição, já que ele não estraga as unhas como ocorre com a acetona. Entretanto, ele também contém um lado negativo: ao contrário da acetona, ele demora um pouco mais para retirar o esmalte, então você perde mais tempo com essa tarefa.

A Importância dos Cuidados Com as Unhas: Aquelas pessoas que tem as unhas quebradiças e fracas precisam cuidar não apenas da alimentação, mais ainda usar nas unhas uma base fortalecedora. No caso do óleo secante ele auxilia no momento da esmaltação, para que não fiquem aquelas bolinhas, e o extrabrilho ajuda na manter de um esmalte mais bonito por um tempo maior.

Fazendo as Unhas em Casa

Não nenhum pesadelo fazer as unhas em casa, entretanto, aquelas que não estão habituadas podem estar precisando de um empurrãozinho para dar inicio aos cuidados com as mãos. A primeira coisa a se fazer é comprar os itens principais que compõem um kit manicure, que são capazes de fazer quase tudo aquilo que é feito numa manicure de salão.

Ainda que sejam inúmeros itens, a notícia boa é que grande parte deles é bem barata e aqueles mais caros utensílios duram uma vida. Veja quais são eles e a capacidade de cada um.

Kit manicure

Materiais Necessários:

  • 0 1 alicate com o corte curvo, próprio para ser usado na unha dos pés
  • 0 1 alicate para remover cutículas
  • 01 alicate com o corte reto, para ser usado nas unhas das mãos
  • 01 desencravador para unhas, usado nas unhas dos pés
  • 01 espátula para afastar cutículas (é bem mais prática do que outro utensílio)

Dica Importante: Jamais corte as unhas das mãos usando para isso o alicate com o corte curvo, já que isso deixará suas unhas onduladas.

Tenha sempre bastante algodão à mão, pois ele pode ser usado com muita frequência.

Lixinhas de unhas também são imprescindíveis, por isso, não tenha apenas uma.

Pauzinhos de laranjeira também são essenciais, para tirar os cantinhos do esmalte.

Outro item importante a quem pretende começar a fazer as unhas é a lixa de pés, que podem ser descartáveis ou não, e que podem ser substituídas por cremes esfoliantes, que além de serem mais cômodos de serem usados, deixam o pé maravilhoso, sem muito esforço.

Creme hidratante para ser usado nos pés, também não pode faltar, além de creme hidratante para as mãos, é obvio.

Se durante o trabalho você acabar arrancando um bifinho da unha, não fique desesperado, use logo um creme próprio para parar de sangrar ou um algodãozinho limpo, isso já ajudará a estancar o sangue.

01 frasco com borrifador para usar com água, assim fica mais fácil de limpar as cutículas e os pozinhos que ficam nas unhas.

01 removedor de esmaltes, e, se quiser pode colocá-lo num frasco dosador, para deixar a tarefa mais prática.

01 vidro de óleo de cravo ou óleo de banana, para ajudar a dar polimento nas unhas depois da remoção das cutículas. Lembrando que o óleo de cravo é excelente para combater possíveis micoses e ainda para deixar as unhas mais fortalecidas.

01 creme amolecedor para cuticulas

Também é possível se usar botinhas descartáveis para deixar os pés mais lisinhos e macios, dentro delas já há um creme hidratante que faz todo o trabalho sozinho. Se quiser melhorar o trabalho é só dar uma lixadinha e pronto!

01 base normal, outra fortalecedora e ainda uma que tenha efeito fosco, que é capaz de deixar qualquer esmalte com um aspecto opaco.

01 vidro de óleo secante, para ajudar seu esmalte a secar mais rápido e você não correr o risco de colocar todo o trabalho de esmaltação a perder.

Se preferir e achar mais prático, também pode optar pelo spray secante, que é mais caro, mais tem um resultado perfeito na unha.

01 extrabrilho, que ajuda bastante quando tem alguma imperfeição na esmaltação, pois ele deixa o esmalte mais bonito, realçando a cor.

Vários esmaltes de cores que você mais goste, pode ser com brilho, com glitter, com efeito fosco, efeito degradê (última moda), e a marca não importa muito mais, pois a maioria daqueles a venda no mercado são de qualidade excelente e cumprem o que prometem, deixam as unhas lindas.

Mas, não fique eufórica e acabe comprando a loja toda de esmaltes, pois eles têm tempo de validade, e por isso, acabam estragando sem que você chegue a usá-los totalmente. O ideal é investir em cores clássicas como vermelho, branco, nude, renda, rosa Pink e outros.

As unhas quase passam despercebidas, mas são importantes para qualquer look. Elas têm várias funções, sendo uma das mais importantes a proteção da unha. Essa função é histórica, já que as mulheres que faziam trabalhos braçais, como preparar a comida, e tinham que se manter arrumadas para a sociedade e para seus maridos tinham que deixar as unhas compridas e fortes, e então elas passavam vários produtos nas unhas. É também inegável que a pintura na unha fazia parte do ritual de pintura que essas mulheres seguiam em rodas as sociedades. Assim como cabelos, a unha ganhava um tratamento especial e ficava bonita e apresentável. Atualmente, a pintura na unha é uma prática comum. Hoje não há mais pigmentos que podem prejudicar a unha, mas sim uma infinidade enorme de materiais e de esmalte. É um mercado que vive apenas de produtos para unha e lucra muito anualmente. Um desses materiais é o esmalte: cada vez mais popular, o esmalte deixou de ser tóxico, como era há tempos atrás, e passou a ser inofensivo para a saúde. Hoje, a variedade de tintas impressiona, pois ultrapassa facilmente a casa dos 10.000 pigmentos e tonalidades. Há esmaltes para todos os gostos e para todas as mulheres. Os materiais para unhas Os materiais para a unha não param por aí. Para as mulheres cujas unhas eram fracas, sem resistência, foi inventada a unha postiça, que nada mais é do que uma unha em que se gruda, e ela fica com a aparência de unha grande. Até para quem tem unha grande, usa-se a unha postiça para aumentar a unha.

A unha postiça permite passar esmaltes e qualquer produto sem perder a cor e o brilho da unha normal. Outro material para a unha são os adesivos que são colados, atualmente a última moda. Eles podem ser desde purpurina até figuras de animais e desenhos, mas são pequenos o suficiente para caber vários na unha. Esse material está em voga atualmente, e sua oferta no mercado aumenta cada vez mais. Usar com bom senso para não cair no brega é importante, por isso, é sempre importante ter cuidado ao aplicar materiais nas unhas, para que elas não fiquem muito chamativas nem se sobressaiam no link inteiro. Por essa e outras razões, um bom esmalte é ideal para garantir muito conforto e praticidade, além de sempre manter as unhas perfeitas e brilhosas. Escolher bons esmaltes também é muito importante. Material para fazer unha Para quem quer fazer a unha em casa e não sabe por onde começar a dica é comprar todo o seu material para unha que pode ser comprado até em supermercados. Você vai precisar de um alicate, afastador de cutículas que pode ser em metal ou madeira, palito para remover o excesso, acetona e ainda o esmalte, o básico e uma linha de unha.


Categoria(s) do artigo:
Salão de Beleza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Boa tarde gostaria de saber o valor de todo o material de unhas de gel e se vc dividem no cartão em qtas vezes obrigado.

    Simone 23 de abril de 2014 20:37 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.