Tudo Sobre Acne

O Que É?

A acne é uma dermatose (doença de pele) que atinge principalmente os jovens, por ser uma doença de predisposição genética que se manifesta de acordo com a presença de hormônios sexuais. Por ser a adolescência a fase em que esses hormônios causam um amento de secreção de sebo através das glândulas sebáceas nessa etapa da vida, o aparecimento de cravos, espinhas e bolhas é mais comum do que em outras.

Dermatose

Dermatose

Os locais do corpo que mais sofrem com o aparecimento de acnes são o rosto, as costas, o peito e os ombros. O aumento da secreção sebácea é associado ao estreitamente e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, o que faz com que se originem comedões, os quais podem ser abertos (cravos pretos) ou fechados (cravos brancos). Esses comedões possuem condições favoráveis à proliferação de micro-organismos responsáveis por provocar a inflamação característica das espinhas, sendo que o mais comum deles é o agente infeccioso Propionibacterium acnes.

Manifestações

A doença se manifesta em áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas, uma vez que é resultante do aumento de secreção de sebo que, acumulado a células mortas, libera algumas substâncias que irritam a pele e causam inflamação. Isso acontece porque o acúmulo obstrui a saída do poro da pele. Há diferentes tipos de lesões que podem ocorrer durante o processo de desenvolvimento da acne, dependendo do grau de gravidade em que é manifestada a doença.

O primeiro tipo de lesão é a seborreia, que deixa a pele oleosa e brilhante e faz com que o orifício de saída do folículo pilossebáceo sofra uma aparente dilatação. A lesão mais característica da acne é chamada de comedão que, quando fechado, provoca uma elevação cutânea de cor amarelada ou esbranquiçada e quando aberto, costuma não ser elevado.

Lesões Causadas Pela Acne

Lesões Causadas Pela Acne

A inflamação do comedão causa a pápula, que deixa a região inflamada avermelhada e aumenta de 1 a 4 milímetros o tamanho. Essa lesão é mais facilmente derivada do comedão fechado, mas também pode vir do comedão aberto quando esse é tratado sem assepsia.

A lesão da acne pode ficar ainda pior, evoluindo de uma pápula para uma pústula, quando a elevação da pele causa uma bolsa de pus acompanhada de coceira e dor. A partir daí, podem ser originados nódulos que frequentemente terminam se transformando em cicatrizes.

Graus

O que determina o tipo de acne é o que acontece dentro dos poros da pele. Os cravos aparecem quando o sebo e as células mortas da pele entopem os poros, fazendo com que a superfície permaneça aberta e seja possível visualizar uma cor preta. Esse caso é chamado pelos dermatologistas de comedão aberto. Já as pústulas se formam a partir do excesso de óleo e células mortas que entopem os poros e impedem a sua abertura, por isso os dermatologistas o chamam de comedão fechado.

A acne pode ser classificada em quatro diferentes graus, de acordo com o estágio de severidade em que ela se encontra. A acne de grau I caracteriza-se pela presença de comedões abertos ou fechados e pouca sinal de inflamação. A acne de grau II, denominada de pápulo-postulosa superficial, também tem a presença de comedões abertos e/ou fechados, só que inflamdos com pus. A acne de grau III é conhecida por pápulo-postulosa profunda, pois, além de apresentar comedões inflamados com pus, também apresenta nódulos inflamatórios. Já a acne de grau IV, que representa o estágio mais crítico da dermatose, é caracterizada pela presença de nódulos e cistos e chama-se acne conglobata.

http://www.youtube.com/watch?v=fdA_wlPbQlA

Consequências

No que se refere à aparência, ou seja, às consequências físicas, o único malefício que a acne acarreta, em longo prazo, são as cicatrizes. Entretanto, os principais problemas decorrentes da doença não são visíveis e, sim, psicológicos, pois a pessoa afetada geralmente possui baixa autoestima e vergonha de sua dermatose.

O principal problema é que a situação geralmente é agravada pelo fato de a enfermidade acontecer na adolescência, fase da vida em que as pessoas tendem naturalmente a ter uma insegurança perante a sociedade. Com as lesões da acne, essa insegurança pode resultar em uma reclusão dentro de casa e, em casos mais graves, depressão.

O isolamento social também pode ocorrer devido a discriminação que ainda existe contra as pessoas que possuem o problema. Essas então passam a carregar sentimentos de raiva, frustração e constrangimento, além de enxergarem no espelho uma imagem distorcida de própria beleza. Nesses casos, pode ser necessário um acompanhamento psicológico para a recuperação da autoconfiança.

Tratamento

Há muitos tipos de tratamento sugeridos para a acne, desde sabonetes que podem ser adquiridos em qualquer farmácia até remédios que só podem ser receitados por dermatologistas. A procura do médico é, aliás, a maneira mais segura para se saber qual tratamento utilizar, e é aconselhável principalmente para quem pensa em fazer combinações entre eles.

A esfoliação da pele previne o acúmulo de células mortas e ajuda a desobstruir os poros afetados, pode ser feita com o peróxido de benzoíla ou o ácido salicílico. No entanto, é preciso cuidado, pois o uso exagerado pode deixar a pele ainda mais oleosa e aumentar o número de espinhas.

A aplicação de creme e loções a base de eritromicina e ácido fusídico na região afetada é normalmente bastante eficaz, pois consegue matar as bactérias. Em casos mais graves, antibióticos de uso oral apresentam melhor efeito. O que acontece com frequência é o reaparecimento das espinhas, de maneira mais rápida após o uso dos medicamentos tópicos do que dos orais.

Um dos tratamentos mais eficazes é feito com o uso de retinóides, os quais agem na normalização do ciclo de vida das células do folículo, dissolvendo e prevenindo, assim, a formação dos comedões.

Atualmente, praticamente todos os casos da doença podem ser curados, até mesmo os mais graves. Não sendo a acne uma doença específica, pode-se dizer que também não existe uma cura específica. Existem no mercado vários produtos destinados ao tratamento da acne, a maioria deles, entretanto, sem comprovação científica de que apresentem resultado. É aconselhável a procura de um dermatologista antes de iniciar qualquer procedimento.

http://www.youtube.com/watch?v=4d2cc0OMCcs

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Estética

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.