Cabelos Grisalhos: Assumir ou Disfarçar

Homens e mulheres, mais cedo ou mais tarde enfrentam o problema dos fios brancos. A grande maioria do sexo masculino leva o “problema” numa boa. Alguns até tiram proveito, levando-se em conta que as mulheres dizem por aí que os homens com cabelos grisalhos são charmosos. Como não lembrar imediatamente do galã americano George Clooney? Ele realmente é um arraso com os seus muitos fios brancos.

George Clooney

George Clooney

O que não é um problema para os homens se transforma em um tormento para a grande maioria das mulheres. Acostumadas a frequentar o salão para tingir os cabelos, simplesmente porque amam ser “camaleoas”, passam da vontade própria para obrigação. E, convenhamos,  isso não é nada bom, nem para a cabeça e muito menos para o bolso.

Mas, será mesmo que uma mulher precisa pintar os cabelos e tornar-se uma escrava da tinta para esconder os cabelos brancos, os quais são inevitáveis? Cabelos grisalhos: assumir ou disfarçar? É uma pergunta que encontra mais de uma resposta e, claro, a decisão final cabe a cada mulher de forma particular. O importante é fazer aquilo que a faz sentir bem, bonita e de bem com espelho.

Por Que os Cabelos Ficam Brancos?

Cabelo Ficando Branco

Cabelo Ficando Branco

Como foi dito anteriormente, não adianta brigar, espernear, chorar e se lamentar. Cabelos ficam branco e ponto. Para uns demora um pouco mais e para outros é bem rápido. Um dos fatores que determina esse “tempo” é o fator hereditário. Se você viu que os cabelos brancos do papai ou da mamãe chegaram cedinho, então, prepare-se! Não será diferente no seu caso. Se para eles demorou, você é mesmo uma menina de sorte!

Quando cabelos brancos começam a aparecer é porque o organismo está passando por um processo chamado apoptose, isto é, os melanócitos estão se autodestruindo, um “mecanismo” programado do nosso corpo, natural. Os melanócitos são as células responsáveis pela melanina, que por sua vez é o que dá cor aos nossos fios.

Jovens Com Cabelos Brancos: O Que Fazer?

Jovens Com Cabelos Brancos

Jovens Com Cabelos Brancos

Se você é muito jovem e já começou a ver os fios brancos cresceram no meio das suas madeixas, a melhor solução é disfarçar. Nesse caso, o único jeito é pintando o cabelo. Cabelos brancos em meninas muito jovens podem dar uma impressão de desleixo, de pouco cuidado.

Para evitar de estar sempre indo ao salão para retocar a tinta, porque, claro, os brancos vão estar sempre aparecendo, opte por cores claras. Dessa forma, os primeiros fios ficarão disfarçados entre o cabelo claro, o que já não acontece quando a tonalidade é escura, basta o primeiro branco e se vê de longe.

Se o seu cabelo é escuro e você nem fica bem com fios claros demais, uma solução seria criar mechas com luzes. Elas ajudariam a disfarçar os novos brancos a não ficarem tão visíveis e você não perderia a sua personalidade.

Quando Assumir os Cabelos Brancos

Depois de uma certa idade, o melhor mesmo é assumir os fios brancos. Quando bem cuidado, com um corte de acordo com a pessoa, os grisalhos ficam elegantes. Não acredita? Lembre do filme “O Diabo Veste Prada”. Quem não se lembra da elegantíssima e megera Miranda Priestly, vivida pela atriz Meryl Streep? Ela estava charmosíssima dos pés a cabeça  e os cabelos eram completamente brancos.

Miranda Priestly

Miranda Priestly

Mas, os exemplos de celebridades que já apareceram de cabelos brancos ou grisalhos e que ficaram ótimas não é só esse. No Brasil, temos a Cássia Kiss e ainda a Glória Menezes, que ainda apostou num corte estilo curtinho e ficou linda. Se juntando a Meryl Streep, a atriz Helen Mirren, que fica ótima com os fios grisalhos.

O Livro “Meus Cabelos Estão Ficando Brancos”

O assunto é tão complexo, pelo menos para as mulheres, que assumir ou disfarçar os cabelos grisalhos já virou tema de livro. A americana Anne Kreamer colocou nas páginas do livro “Going Gray”, no Brasil traduzido como “Meus Cabelos Estão Ficando Brancos”, o seu dilema em assumir a cor natural dos cabelos.

Livro “Meus Cabelos Estão Ficando Brancos”

Livro “Meus Cabelos Estão Ficando Brancos”

Ela conta que desde os 24 anos pintava os cabelos e nem se lembrava mais qual era a cor natural dos mesmos. Com 40 anos tinha adotado o preto azulado, sempre com a ideia de manter afastado os anos que inevitavelmente se faziam mostrar. Até que beirando os 50 anos, vendo uma foto que fez ao lado da filha adolescente, entrou em crise.

Anne conta que viu uma mulher com quase 50, que queria se passar por uma de 30 e poucos anos. Foi quando deu um basta com a coloração e transformou a sua história em livro. Ela narra 1 ano e meio de quando abandonou a tinta e os fios grisalhos foram surgindo. A autora do livro chega a dizer “eu usava a coloração como uma muleta”.

Autora Anne Kreamer

Autora Anne Kreamer

Anne ainda conta que depois de assumir os fios grisalhosdescobriu que precisava dar mais atenção ao conjunto, isto é, ao corpo também. Antes, a sua única preocupação era manter os cabelos escuros, o que para ela era o suficiente para manter-se mais jovem.

Dicas Para Assumir e Manter os Grisalhos Lindos de Dar Inveja

Se você resolveu assumir os seus fios grisalhos, ótimo! Mas não pense que é só deixá-los crescer e pronto, é preciso cuidar também. Só que agora você frequentará o salão por outros motivos.

Belos Cabelos Grisalhos

Belos Cabelos Grisalhos

É claro que perdendo a produção da melanina, como foi dito no início do texto, o cabelo perde não só a cor, mas também o brilho e aparência saudável. Por isso, você deverá, de pelo menos 15 em 15 dias, fazer hidratação para mantê-los fortes e saudáveis, além de combinar com o seu cabeleireiro para fazer banho de brilho.

Uma outra dica para deixar os cabelos grisalhos lindos é usar o shampoo correto, para evitar que os fios comecem a ficar amarelados. E para completar, claro, não pode faltar um bom corte. É imprescindível que as madeixas estejam bem cortadas e penteadas para você não ficar com um ar de desleixada. Isso é o que faz a grande diferença entre um cabelo grisalho bonito e outro mal cuidado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>