Espinha Provocada por Carboidrato: Como Evitar

O aparecimento de espinhas no rosto e em algumas partes do corpo incomoda muita gente, na grande maioria os jovens e adolescentes. Mas o que eles não sabem é que as espinhas podem ser provocadas também pela má alimentação, como por exemplo, a ingestão excessiva de carboidratos. Há questões em que as dúvidas aparecem com relação ao aparecimento de espinhas, se elas estão realmente ligadas à alimentação. A espinha é resultado da alteração de hormônios e muitas vezes elas aparecem em pessoas com intolerância a certos alimentos com o surgimento das espinhas. O que ocorre é uma alteração excessiva de sebo, substancia que tem como função proteger a pele, mas quando aparece em grande quantidade deixando a pele muito oleosa que serve como proliferação de bactérias, que inflamam e provocam a espinha.

A Espinha é Classificada em Quatro Níveis, São Eles:

– 1° Grau – essa é a forma mais leve da acne, não infecciosa, e é caracterizada pela presença de cravos fechados, melhor dizendo, os pontinhos pretos;

– 2° Grau – é quando a espinha é inflamatória e apresenta lesões líquidas e com pus;

– 3° Grau – a espinha é associada a nódulos com lesões grandes;

– 4° Grau – quando a espinha aparece com a formação de abcessos e fístulas.

Estudos comprovaram que a alimentação pode sim auxiliar no tratamento da espinha, uma vez que comprovado o seu aparecimento decorrente de certos alimentos. A retirada ou redução do mesmo pode ser a solução do problema. Mas se o problema for diretamente ligado aos hormônios é preciso fazer um tratamento medicamentoso e controlar a alimentação, fazendo refeições equilibradas contendo os nutrientes adequados.

Que Alimentos Devem Ser Evitados

Quem tem espinhas deve evitar os alimentos que contenham gorduras saturas ou carboidratos simples, como a carne vermelha, chocolate, doces, leite integral, queijo amarelo, entre outros alimentos gordurosos. O consumo de alimentos como frutas, verduras, cereais integrais, peixe, linhaça, castanha do Pará, amêndoas, óleo de canola, ajudam muito, uma vez que eles possuem nutrientes antioxidantes e gorduras poliinsaturadas. Além disso, é indispensável manter o intestino em perfeito funcionamento eliminando todas as toxinas nocivas ao organismo para que a pele se mantenha saudável.

As espinhas costumam aparecer nos momentos menos propícios e deixam marcas horríveis na pele se não forem bem tratadas. Quanto à relação entre as espinhas e o carboidrato ainda precisa ser mais analisado, pois depende muito do organismo de cada individuo e a maneira com que ele reage com a ingestão de alimentos que contenham carboidrato. O mais indicado nesses casos é ter uma alimentação equilibrada sem exageros, outro motivo pelo qual as espinhas também podem aparecer está relacionado com o nível de stress que as pessoas são submetidas diariamente, assim como também a poluição. Os fatores que levam ao aparecimento das espinhas podem ser inúmeros e a cada dia novos estudos vão surgindo com teorias diversificadas quanto ao que provoca o seu aparecimento.

Que Alimentos Devem Ser Evitados

Que Alimentos Devem Ser Evitados

Causas Primárias das Espinhas

– A história genética influencia muito no aparecimento das espinhas, principalmente se há casos em família;

– Atividades hormonais como ciclo menstrual das meninas e puberdade, uma vez que é nessa fase que o organismo produz mais sebo provocando o aparecimento de espinhas no corpo;

– Irritação da pele com coceira ativará a inflamação. Anti-inflamatórios são bastante eficazes para combater a acne;

– O stress aumenta a produção de hormônios que provoca a acne com grande severidade;

– Acumulo de pele morta e cobertura de poros;

– Bactérias nos poros que provocam o aumento das espinhas purulentas;

– O uso de esteroides e anabolizantes;

– Medicamentos que contenham lítio, barbitúricos ou andrógenos;

– Uso crônico de anfetaminas ou outras drogas similares.

Esses são algumas causas primárias responsáveis pelo aparecimento das espinhas, mas outras também podem estar presentes no dia a dia das pessoas.

Quem Pode Ter Espinhas?

Qualquer pessoa esta sujeita a ter espinhas, basta ter uma alimentação desregrada consumir excesso de carboidratos e alimentos gordurosos assim como os que contêm muito açúcar. A espinha não escolhe idade para aparecer, jovens, adultos e adolescentes podem ser acometidos por espinhas não apenas na área do rosto, mas também nas costas, braços entre outras partes do corpo. Estudos comprovaram que as pessoas com aparecimento de espinhas têm níveis baixos de vitamina “A” no sangue, e os casos mais graves de espinha apresentaram carência de vitamina “E” no sangue. Por tanto é importante procurar um medico dermatologista para diagnosticar junto a exames o aparecimento das espinhas e fazer o tratamento adequado para a diminuição de pus e secamento das mesmas com menores riscos de manchas ou marcas na pele. Hoje existem inúmeros tratamentos para combater ou diminuir as espinhas e podem ser combinadas com a aplicação de laser em clinicas estéticas que cicatriza e seca as espinhas de forma mais rápida e eficaz garantindo que não voltarão. Com a evolução da medicina e das técnicas usadas para limpeza de pele é possível ter uma melhora bem significativa nos processos de cicatrização das espinhas. Os laboratórios desenvolveram produtos de ultima geração para que as pessoas possam cuidar da sua aparência da melhor forma possível, mas esse é um tratamento que exige um pouco mais de verba, uma vez que os medicamentos são mais caros.

Quem Pode Ter Espinhas?

Quem Pode Ter Espinhas?

O tratamento para as espinhas geralmente é feito a base de antibióticos receitados pelo medico responsável. Eles são determinados de acordo com cada caso e a maneira que o organismo corresponde ao tratamento. Nem sempre o que faz bem para um vai fazer para outro, é preciso ficar atento e consultar o medico. O tratamento a laser ainda é um dos mais eficazes com a finalidade de reduzir as cicatrizes deixadas pela espinha e também ajuda na prevenção da formação da acne em si. Mas todo tratamento deve ser associado a uma vida saudável, a pratica de esportes e uma alimentação balançada com frutas, verduras, legumes e grãos, mas o mais importante é a ingestão de líquido. A água é fundamental para manter o organismo limpo das impurezas que são ingeridas diariamente e fazer o intestino funcionar de forma regulada e constante. Se você tem espinhas, com as dicas acima vai poder fazer uma analise do seu comportamento e mudar algumas coisas para melhorar a sua aparência em relação ao aparecimento das espinhas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.