Efeitos Colaterais do Ácido Retinoico

Os procedimentos estéticos que têm como base o ácido retinoico estão dentre os segredos de beleza mais usados pelas mulheres modernas. Ele nada mais é que uma que forma derivada da vitamina A, capaz de fazer milagres pela pele. Ela atua combatendo o aspecto ruim da acne, acaba com os cravos, fazer o tratamento das estrias, minimiza as rugas e promove a suavidade da pele.

O Que é o Acido Retinoico?

O ácido retinoico é uma medicação tópica usada para deixar limpos os poros e evitar que se forme a acne. Além disso, o mesmo é usado no tratamento de manchas escuras, rugas finas, e pele áspera do rosto ocasionada pelos danos solares. Tal como ocorre com a grande parte dos medicamentos de aplicação, uma enormidade de efeitos colaterais podem estar associados ao medicamento.

Cuidados com o Acido Retinoico

Todos os tratamentos que fazem uso do ácido retinoico precisam sempre ser acompanhados e prescritos por um dermatologista e, é necessário que se tenha especial precaução para evitar ao máximo os seus efeitos colaterais. Isto em razão de que, o ácido retinoico promove a eliminação das superiores camadas de pele, fazendo com que a mesma se torne mais sensível. Sem que se tenha os cuidados devidos podem acabar surgindo feridas, manchas, vermelhidão e descamações.

Efeitos Colaterais Mais Habituais

Como já fora informado, determinados efeitos colaterais estão ligados à utilização do acido retinoico. Alguns deles incluem ardor na pele, queimação, pontos claros na pele na região que passou pelo tratamento, vermelhidão, descamação, sensação seca e quente incomum. Ainda que esses sejam tidos como os efeitos mais costumeiros ligados ao uso do ácido retinoico, eles aparecem somente num pequeno número de pacientes.

Graves Efeitos Colaterais

Há também um grande número de efeitos colaterais de alta complexidade ligados ao uso do ácido retinoico. Muitos deles compreendem o escurecimento da região tratada, erupção cutânea, reação alérgica, dificuldade na respiração, urticária, aperto no peito e inchaço da língua, boca e lábios. Efeitos assim também são bastante raros e não chegam a afetar quantidade grande de usuários.

Informações Importantes

O ácido retinoico não teve seu teste feito em mulheres grávidas sendo recomendado não usar esta medicação durante o período da amamentação ou gravidez. Além disso, o mesmo não pode ser aplicado em queimaduras de sol, feridas abertas, ou até mesmo em queimaduras causadas pelo frio, já que pode promover o agravamento, gerando lesões graves e alérgicas em determinados usuários.

Os pacientes também podem experimentar grave irritação na pele no decorrer das primeiras semanas de uso do medicamento, entretanto, é fundamental continuar o uso da medicação de acordo com aquilo que fora recomendado pelo médico, ainda que persistam os sintomas.

A Utilização

Somente use esse medicamento da forma que foi indicado pelo médico e jamais em doses que sejam exageradas daquelas recomendadas no rótulo. Ele é um creme tópico que precisa ser aplicado de maneira uniforme na região afetada e com cuidado espalhá-lo pela pele, até que não se perceba nenhum vestígio.

Precisa ser aplicado somente uma vez ao dia, no momento de dormir, nas áreas problemáticas do rosto. A quantidade deste medicamento será diferenciada de acordo com o paciente, por isso é preciso consultar o médico para a recomendação da melhor forma de tratamento.

Cuidado

Caso sinta algum dos efeitos colaterais descritos acima, procure o médico rapidamente. Caso haja suspeita de overdose causada pelo ácido retinoico, vá diretamente ao centro de emergência ou pronto socorro mais perto. Esse medicamento é de uso tópico e jamais pode ser passado no nariz, olhos ou boca.

Desta maneira, quem é submetido ao tratamento feito com ácido retinoico precisa seguir a risca as recomendações seguintes:

  • -Todos os dias, pela manhã, lavar muito bem o rosto usando um sabonete própria para a face, com o intuito de retirar vestígios do produto e, logo depois, fazer a aplicação de um tônico facial.
  • -É fundamental fazer a proteção da pele contra o efeito do sol, por isso, abuse da utilização do protetor solar, sombra e chapéu.

O tratamento a base do ácido retinoico deve ser feito somente a partir dos 25 anos de idade, sendo contraindicado para lactantes e grávidas.

Entenda Melhor Alguns Efeitos do Acido Retinoico:

ALERGIA: É mais comum você sofrer com alergia a alimentos ou a componentes sem nem se dar conta disso. Em razão disso, muitas pessoas podem vir a desenvolver grande alergia ao produto precisando suspender de imediato a aplicação do mesmo. Uma alergia quase sempre surge por meio de bolinhas, vermelhidão ou coceira. Por isso, antes de passar a fazer uso do ácido em alguma alteração da pele, como manchas, sinais de acne, linhas da face ou rugas, faça o teste do medicamento em seu antebraço. Se observar alguma das indicações de alergias convencionais, tais como coceira, bolhas, e manchas vermelhas, não dê inicio ao tratamento.

ARDÊNCIA: Sempre que você começa o tratamento com o ácido retinóico, pode perceber que sua pele apresenta uma textura mais bruta, razão pela qual as camadas mais aparentes e resistentes poderão fazer com que você não observe nada com o começo do procedimento, passando a ideia de que não está ocorrendo resultado nenhum. Já nas demais aplicações, sentir um pouco de ardência é comum, já que a pele estará bem mais fina em razão do esfarelamento das células mortas, fazendo com que elas se renovem . Entretanto, uma ardência maior depois da utilização do ácido retinóico poderá demonstrar certa alergia aos componentes químicos, até mesmo vindo a ocasionar uma queimadura leve.

HIPERPIGMENTAÇÃO: Sempre que as recomendações dos dos fabricantes do produto não são seguidas, tais como, não passar protetor solar sobre a área tratada, causar atrito usando processos de depilação e não esperar um pouco antes de utilizar o desodorante, isso pode fazer com que a área tratada sofra uma hiperpigmentação, com isso poderá se formar mais manchas e  ao invés de clarear, acabará escurecendo. No caso de problemas com espinhas, o resultado obtido é outro, já que o uso do ácido retinoico faz com que as inflamações piorem, já que o produto fará com que haja a explosão das acnes.

Por isso e tudo o mais, tenha cuidado com o uso do Ácido Retinoico e procure sempre a ajuda de um dermatologista.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pele

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.