Pomada Differin

Differin é um tipo de pomada que é muito indicada por dermatologistas no tratamento para a pele com acne ou então com manchas severas. Mais comumente, a pomada Differin faz parte de um conjunto de tratamento indicado pelo profissional responsável pela realização de peeling na pele do rosto – ela ajuda a tratar a pele nova enquanto ela está nascendo, e diminui o risco de infecções ou outros problemas durante o tratamento, e no tempo que ele leva para estar completo.

Pomada Differin

Pomada Differin

Há alguns profissionais que dizem que a pomada Differin não funciona sem o peeling, e que é este tipo de pomada que faz com que ele funcione também – mas isso é apenas um mito. Apesar de ser externamente indicada apenas para este tipo de tratamentos, dermatologistas a indicam para o tratamento de acne severa, manchas no rosto e ainda outras imperfeições que afligem milhares de pessoas. No entanto, ao sofrer de qualquer dessas condições, procure um médico especializado, e nunca se automedique.

O differin e uma pomada indica para tratamento tópico contra acne. Apesar de se tratar de um creme, não é aconselhável o seu uso sem a consulta a um médico, caso se trate de uma mulher grávida. Estudos comprovam que ele pode causar problemas ao feto. Por isso, durante os três primeiros meses de gravidez, o differin não deve ser usado. Nesta fase da gestação, ele pode fazer ainda mais danos ao feto.

O produto também não deve entrar em contato com a boca, com as pálpebras, com a os olhos e as narinas. Caso isso aconteça, use água morna para limpar bem e retirar qualqure resíduo. Também não é recomendado o seu uso caso a acne tenha se espalhado em uma área muito extensa da pele. Assim, como não deve ser aplicado sobre lesões na pele, como eczematosa ou cortes.

Apesar de não ter sido detectado nenhuma reaçãao adversa grave, qualquer tipo de observação deve ser comunicado ao médico e a pomada differin deve ter seu uso suspenso.

Propriedades na Composição da Pomada Differin

A principal substância do differin é o adapaleno que se trata de um tipo de retinoide, ele tem propriedades antiinflamatórias. Quando aplicado na pele ele consegue normalizar a diferenciação do epitélio folicular das células e isso gera a diminuição da formação de microcomedões. Sendo eficaz no tratamento das lesões provocdas pela acne, que se trata de uma inflamação, que pode ter maior ou menos grau.

Sendo assim, a pomada differin é indicada para tratar da acne no rosto, também nas costas e no tórax, lugares que tenha predominância de pápulas, comidões e pústulas. Só não é indicado para quem é alérgico a qualquer de uma das substâncias que façam parte da sua composição.

As precauções que devem ser tomadas são as seguintes:

  • É normal que o produto irrite a pele e para amenizar essa situação, para começar, tenha cuidado para que o produto não entre em contato com os olhos, as narinas, a boca e as pálpebras. Também não deverá entrar em contato com feridas.
  • Caso o paciente se demonstre muito sensível ao uso da pomada, com irritação e vermelhidão, o uso deverá se suspenso. Pode ser um indicativo de que ele se trata de uma pessoa alérgica.
  • Caso o paciente tenha parado de usar e a irritação persista, deverá procurar um médico o quanto antes, que irá avaliar o problema gerado e se será possível voltar a usar a pomada differin ou não.
  • Depois do uso da pomada, caso se exponha ao sol ou a lâmpadas ultravioleta também poderá gerar irritação. Por isso, o ideal é não só ficar bem longe do sol, como sempre usar filtro solar, mas neste caso, consulte o médico o mais adequado para ser usado com a pomada.
  • O ideal mesmo é ficar afastado do sol durante o tratamento, mas, caso o contrário, avise ao médico e terá todas as orientações do que e como usar. E caso, esteja com a pele queimada de sol, espere o efeito passar para continuar o tratamento.
  • Enquanto estiver usando a pomada differin não use produtos de limpeza, como adstringentes e jamais, o que possuem álcool na composição.

Interações de Medicamentos da Pomada Differin

Não existe conhecimento de problemas do uso de differin com outro tipo de medicamento cutâneo. Porém, não é o uso de outras drogas ou retinoides que tenham ação parecidas com a do adapaleno. Recomendado. Essa substância é absorvida através da pele, o que faz que seja muito difícil essa interação. Porém, produtos como ação descamantes ou adstringentes podem causar esse feito de irritação.

No caso de irritação na pele, o único efeito colateral observado, o correto é suspender imediatamente o uso e aos poucos, o problema irá desaparecer.

Como é Feito o Uso da Pomada Differin

A pomada deverá ser aplicada sobre as áreas que foram tomadas pela acne, uma única vez no dia, que deve ser na hora de ir dormir. Antes de usar o produto, a pele deverá ser lavada e seca. A pomada deve ser aplicada em um camada bem fina, ressaltando que não deverá entrar em contato com mucosas e olhos.

Antes de 4 semanas não aparece nenhum sinal de melhora, que pode ser observado, em alguns casos, somente depois de 8 semanas de tratamento. Para que o problema seja resolvido de fato, também é necessário usar a pomada differin durante 3 meses seguidos. Caso seja necessário interromper, o tratamento deverá ser iniciado e os dias começarão a ser contados novamente.

Apresentação e Superdosagem de Differin

A pomada differin é vendida no formato de bisnaga plástica que contém 30 gramas do produto. O creme de textura fina é destinado somente ao uso cutâneo e não poderá ser ingerido em hipótese nenhuma.

Usar mais vezes por dia ou colocar mais pomada do que o indicado não altera o resultado e nem a rapidez de se começar a ver melhora. Pelo contrário, o aparecimento de vermelhidão pode ser um indicativo de que o produto está sendo aplicado em excesso.

O excesso na quantidade da pomada differin aplicada também pode provocar descamação, desconforto cutâneo e vermelhidão acentuada. Foi observado na fase de pesquisas, que os efeitos colaterais aparecem somente quando se usa uma quantidade maior de 10 gramas por cada quilo. No caso de ingestão por algum descuido, deve-se considerar a necessidade de esvaziamento gástrico, caso a quantidade supere a indicação de 10 gramas.

O ideal é consultar um dermatologista antes de começar a usar a pomada differin para ver qual a necessidade e se o medicamento será suficiente para resolver o problema da pele, que pode ser muitas vezes ineficiente. Neste caso, não porque o produto não é eficaz, mas porque existe a necessidade de se optar por um outro tipo de tratamento. Lembrando que em muitos casos, a acne também pode ser provocada por problemas de má alimentação e são erupções que aparecem e somem com a mesma facilidade.

Manchas no rosto e sinais devem ser considerados e nestas partes, o produto deve ser evitado.

2 comentários

  1. Eu ja usei o Differin 0.3 durante 5 meses e nao percebi melhora da minha pele , somente um pouco nas manchas que eram as mais superficiais .

  2. ja usei a pomada differin e e otima deu uma diferencia muito grande.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>