Cuidado Com o Cabelo na Piscina

No verão é sempre a mesma coisa, os cabelos sofrem, principalmente, pelos raios do sol que são mais forte e também pelos mergulhos na piscina.

Raios solares, mergulhos no mar e na piscina, receita perfeita para aproveitar o verão, não podemos dizer que é o mesmo para manter os cabelos bonitos e saudáveis. Porém, neste momento, para manter os fios sedosos e fortes é necessário fortalecê-los, além disso, é bom mantê-los sob proteção e passado o verão fazer um novo tratamento para recuperar. Resumindo, atenção redobrada.

https://www.youtube.com/watch?v=Uf8X3kn-oJo

Os raios solares são grande inimigos dos fios, pois conseguem atingir a queratina, uma proteína que temos nos cabelos e que serve para protegê-los. Com o sol ela termina em pequenos pedaços.

Depois a piscina, que o grande vilão da história é o cloro que é colocado na água para mantê-la limpa. Ele faz com parte da cutícula do cabelo se desprenda, forma bolhas e o fio vai ficando áspero e sem vida.

O cloro da piscina deixa o cabelo tão fraco que ele começa a embaraçar facilmente, ficam mais difíceis de pentear, quebradiços. No caso da praia, a inimiga número um dos cabelos é a areia que cria atrito com os fios e isso faz com que eles percam a queratina. O sal da água ainda intensifica esses danos causados nos cabelos.

Os Efeitos em Diferentes Condições

Alguns cabelos sofrem mais ainda do que os outros na piscina, com o sol e a praia. Porém, nunca menos. Os fios com mechas e os tingidos estão na lista do que mais podem estragar em condições como essas que foram citadas. Pois, os processos químicos acabam deixando os cabelos mais porosos e facilitando a entrada do sal da praia e do cloro da piscina.

Os cabelos crespos que já possuem a caraterística de ser ressecado sofrem mais facilmente e os lisos, mais sensíveis a mesma coisa. Já os loiros podem sofrer deixando o fio mais ressecado e interferindo na cor, vai perdendo, porque toda a proteção é retirada pelo cloro da água e logo, a coloração começa a sair.

Quem gosta de piscina no verão , para começar, deve escolher um dia da semana e repetir todas as outras para fazer uma boa hidratação. Essa técnica servirá para fortalecer os fios. Você pode fazer em casa mesmo ou se preferir vá ao salão.

Quando for à piscina não fique muito tempo exposta ao sol, proteja a cabeça e os cabelos e principalmente, use cremes feito especialmente para proteger os fios. O ideal é que você não molhe o cabelo na água de cloro, mas caso isso aconteça, retire a água da piscina imediatamente dos fios e aplique novamente o creme para proteger os fios.

Cuidados Extras Para Fios Mais Sensíveis

  • As pessoas que possuem fios que foram submetidos a relaxamento, permanente ou alisamento devem ter cuidados extras, pois eles já perderam elasticidade e queratina quando foram aplicadas essas técnicas.
  • Caso o contrário, os fios começarão apresentar pontas duplas.
  • Procure produtos que tenham sido criados para cuidar dos cabelos antes de ir para piscina e depois, observando o seu tipo de cabelo e que passou por alguma forte química.
  • No verão, evite ao máximo usar o secador, só irá piorar o que não está bom e caso o use, passe produtos que protegem o fio.
  • Assim como na piscina, saiu da praia, retire a água do mar dos cabelos imediatamente.
  • O ideal é usar sempre um produto para proteger os fios antes de entrar no mar ou na piscina.
  • Um bom momento para cortar os cabelos e facilitar com os cuidados é no verão. Se essa é a sua intenção, então, faço isso, não espere o verão passar.
  • Não descuide dos cabelos no sol, mesmo quando estiver usando produtos protetores.

A seguir, confira dicas de dermatologistas para proteger os cabelos durante o verão.

Como Proteger os Cabelos no Verão

  • Retire por completo a água do mar ou da piscina imediatamente depois de ter dado um mergulho. Cloro e água salgada somada com areia podem destruir o seu cabelo.
  • Os cabelos devem estar sempre limpos, principalmente, o couro cabeludo. O calor do verão, o suor e a umidade facilitam os problemas como caspa e seborreia.
  • Os cabelos devem ser protegidos do sol. Pois os raios solares não só danificam os fios como a pele, deixando-as fragilizados, sem vida e quebradiços. Por isso, não abra mão de levar para piscina chapéu ou boné e mais os produtos, que precisam conter proteção solar.
  • Não use muitas máscaras capilares antes de ir à piscina, use produtos corretos, que servem para proteção e não fique mergulhada por horas com os fios no cloro.
  • Não use os cabelos presos ou amarrados enquanto eles ainda estão úmidos, pois eles neste momento, são mais frágeis e isso pode abalar a estrutura.
  • O ideal é esperar que o verão acabe para fazer qualquer coisa com química, uma vez que essa época já por si só causa problemas nos fios.
  • As hidratações devem ser feitas com frequência, em alguns casos, duas vezes por semana.
  • Use produtos que deixem os seus fios da maneira que você mais gosta. Porém, eles precisam ser corretos para o seu tipo de cabelo e para o uso que pretende fazer. O condicionador, por exemplo, não é para permanecer nos fios depois da lavagem. É necessário retirar tudo.
  • Se você consegue no verão ficar mais tranquilo, relaxar, ao invés, de se estressar é melhor. Pois o estresse fará com que substâncias e hormônios presentes no nosso corpo sejam liberados e isso se refletirá nos cabelos e na pele.
  • Tente relaxar, pratique exercícios físicos pelo menos 3 vezes na semana e tenha uma boa alimentação. A alimentação é que garante uma pele bonita, assim como cabelos fortes e bonitos. Os tecidos que cobrem o nosso corpo são feitos com aquilo que nós comemos, o que significa que se comemos bem, ótimo, caso o contrário, o resultado é um desastre.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cabelo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.