Curso de Barbeiro nos Estados Unidos

Aspectos Gerais Sobre Curso De Barbeiro Nos Estados Unidos

Pouca gente sabe, mas existe um programa específico para pessoas que desejam praticar a profissão de barbeiro nos Estados Unidos da América. Esse programa ocorre no estado norte americano da Flórida e está, inclusive, licenciado de acordo com as normas da Barber, que é o nome do programa. O principal objetivo desse projeto é fazer com que os alunos aspirantes de barbearia adquiram mais técnicas e preparo para trabalharem de maneira independente e por conta própria, de modo a fazer com que essas pessoas se sintam mais confiantes consigo mesmas para seguirem sua profissão de barbeiros.

A duração desse curso é de mil e duzentas horas, no total. No que diz respeito à descrição do que é oferecido pelo programa Barber, ele abrange, de uma maneira geral, diversas técnicas, como a realização de cortes de cabelo, seja com tesoura, seja com máquina ou até mesmo com navalhas, além da realização de penteados, focando, claro, em penteados voltados para cortes de cabelos masculinos, além das técnicas de barbear em si.

Além desses itens de praxe, o curso ainda oferece aos seus alunos alguns conhecimentos básicos sobre produtos químicos para cabelos, o que pode ou não ser misturado e os efeitos dos produtos mais utilizados de acordo com o tipo de cabelo em que são aplicados. Um outro diferencial desse curso é o fato de ele ensinar os profissionais a fazerem desenhos no couro cabeludo a partir de cortes de cabelo, o que acaba atingindo a expectativa de alguns clientes, quando essa moda volta à tona de tempos em tempos. Sendo assim, esse curso prepara o profissional para a que ele se torne apto e seguro para oferecer diversos tipos de serviços aos seus clientes, por isso a sua excelência.

Itens Abordados Pelo Curso E Seus Respectivos Tempos De Duração 

Durante a realização do curso, os alunos passam por diversas matérias, que são ofertadas como se fossem módulos. Esses temas acabam sendo divididos da seguinte maneira: há uma introdução e aspectos mais importantes no que diz respeito ao Vírus da Imunodeficiência Humana, o HIV e a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, a AIDS, que é a doença que o HIV pode causar, tendo esta fase uma duração total de duas horas; em seguida, apresentando quinze horas de duração, temos Habilidades de Vida e Estudo, seguida de A História de Barbering, com trinta horas de duração.

Em seguida, há Imagem Profissional, com duração de quarenta horas e que está voltada, basicamente, para questões de impressão e de comportamento frente ao cliente, de maneira que atenda às suas expectativas com respeito e atenção. A parte de Microbiologia, que conta também com quarenta horas, está mais relacionada com questões microbiológicas voltadas à higiene, basicamente, o que de maneira bastante lógica é seguido pelo tema sobre Controle da Infecção e Práticas de Trabalho Seguro, com um total de sessenta horas e que ainda abrange as questões básicas sobre biossegurança e equipamentos de proteção individual, as EPIs.

Saindo das EPIs, há uma explanação com a duração também de sessenta horas sobre Implementos, Ferramentas e Equipamentos, parte que acaba sendo de bastante valia mesmo para quem já trabalha há alguns anos no ramo, uma vez que nessa etapa podem ser dadas informações sobre tecnologias e equipamentos novos e mais tecnológicos. Em seguida, com uma duração de cinquenta horas, há noções gerais e básicas sobre Anatomia e Fisiologia, seguida de Química, também contendo cinquenta horas de duração total.

Eletricidade e Terapia luminosa, com trinta e cinco horas de duração é o tema seguinte, seguido de Propriedades e Distúrbios da Pele, com o total de cinquenta horas, o que de uma maneira lógica é seguido pelas Propriedades e Distúrbios do Cabelo e Scalp, durando também cinquenta horas no total, sendo que as demais horas são preenchidas com temas relacionados mais aos tratamentos em si e que serão especificados no subtema seguinte desse texto.

Tratamentos Específicos Ensinados No Barber

Dando continuidade à relação de temas que são oferecidos pelo curso em questão, após observar os problemas e aprenderem as bases para solucioná-los, o próximo passo é adquirir os conhecimentos para colocar essas resoluções em prática. Logo, em seguida, há Tratamentos do Couro Cabeludo e Scalp, com a duração de quarenta horas, seguido de Shaving e Design de Barba, com a duração de sessenta horas no total. Em seguida, o próximo tema é Styling e cortes de cabelos masculinos, com a duração de setenta e cinco horas.

Há, com a duração de cinquenta horas, um tema bastante interessante, que é a Substituição de Cabelo de Homens, seguida do tema sobre Styling e Cortes de Cabelo de Mulheres, durando quinze horas a menos do que o mesmo tema dos homens, isto é, durando sessenta horas. Serviços de Textura Química e Cores e Iluminação são os dois temas que apresentam mais horas corridas, com cento e vinte horas de duração cada um. Há, ainda, uma breve explanação sobre técnicas de manicure, com a duração de cinquenta e três horas.

Alguns dos temas fornecidos também se relacionam com questões administrativas, como Leis de Preparação e Licenciamento da Diretoria, com sessenta horas totais, Pesquisa de Trabalho, com trinta e cinco horas e Gestão de Barbearia, com quarenta e cinco horas.

Os seguintes temas são ditos como serviços obrigatórios e que seriam, basicamente, horas necessárias a serem cumpridas como forma de estágio: Texturas Químicas, Cor e Destaques e Shaving e Desing de Barba, sendo esses três temas com a duração, cada um, de cinquenta horas; Corte e Estilos para o Cabelo dos Homens, Saneamento e Corte e Estilo de Cabelos Femininos, tendo esses três temas uma duração de cento e cinquenta horas cada um e; Lavagem e Tratamento do Cabelo e Scalp, durando trinta e cinco horas de estágio.

Outras Pontuações Importantes Sobre O Curso

Após essa explanação sobre o conteúdo, é válido ressaltar o fato de que todos esses temas e seus respectivos horários são os que foram devidamente cumpridos de acordo com as exigências do chamado Departamento de Negócios e Regulamentação Profissional da Flórida, cuja sigla é DBPR. Outro ponto a ser enfatizado é o fato de que, muito embora os temas tenham sido explanados dessa maneira, em uma ordem cronológica e lógica de modo a facilitar o aprendizado dos alunos, os temas formam um ciclo que, portanto, pode ser começado por qualquer pessoa, em qualquer ponto, o que confere uma liberdade em poder iniciar esse curso a qualquer momento em que ele se encontra em andamento.

DBPR

DBPR

Ao longo da realização do curso, alguns materiais de apoio são oferecidos, como, por exemplo, o Manual de Barbering Profissional Padrão da Milady, bem como o Livro de Revisão de Barbearia Profissional Padrão da Milady. Além desses livros, os alunos também acabam recebendo, inclusive um uniforme, contendo alguns equipamentos que serão necessários ao longo das aulas que são oferecidas, bem como outros materiais, como pincéis e tintas de cabelo, por exemplo.

O certificado, que é entregue ao aluno após ele completar as mil e duzentas horas oferecidas, bem como após realizar o pagamento do curso e cumprir com a carga horária de estágio necessária, é de bastante valia para um profissional da beleza, principalmente quando se deseja ter um diferencial no mercado de trabalho que anda cada vez mais concorrido.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cabelo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.