Como Saber Meu Tipo de Cabelo

Para quem quer comprar produtos específicos, é importante saber sempre o tipo de cabelo para fazer a compra certa. Apesar de comprar shampoo para todos os tipos de cabelos ser a escolha mais prática, nem sempre é a mais certa, isso porque a indústria do mundo da beleza tem um grande trabalho para desenvolver produtos com a função de melhorar cada tipo de cabelo, criando químicas específicas. Em alguns casos, o que é bom para um tipo de cabelo pode não ser tão bom para outros.

Muitas pessoas questionam: como saber meu tipo de cabelo? O segredo é analisar o fio, esta é a única forma de saber qual o seu tipo de cabelo. Não adianta olhar por fotos de embalagens de produtos para cabelo, porque comparar uma foto que pode ter alterações no Photoshop com a realidade é quase impossível.

Como Saber Meu Tipo de Cabelo

Como Saber Meu Tipo de Cabelo

Existem algumas categorias que a indústria da beleza estabeleceu para classificar os cabelos, com o intuito de auxiliar os consumidores na hora da escolha dos cosméticos, a regra não é exata, mas ajuda bastante, pois os modelos foram baseados em características dominantes em certos tipos de fios.

Como Saber Meu Tipo de Cabelo

Como Saber Meu Tipo de Cabelo

Antes de tentar resolver o dilema de “como saber qual é o tipo do meu cabelo?”, é preciso entender que um cabelo pode pertencer a mais de uma categoria. Um mesmo cabelo pode ser ondulado e quebradiço, longo e seco, e assim por diante. Veja as categorias dos tipos de cabelos, de acordo com a classificação das empresas:

Cabelos Secos: Os cabelos classificados como secos são aqueles fios que apresentam um pouco menos de oleosidade. Depois de lavados, eles ficam ásperos, sem qualquer brilho ou maciez, fruto da ausência de gordura capilar necessária.

Não se pode dizer se um cabelo é seco ou não se ele passar mais de dois dias sem lavagem, pois quando o cabelo está sujo, normalmente fica mais oleoso. O ideal é avaliar se ele é seco após a lavagem, quando está totalmente sem água nos fios.

Cabelos Fracos e Quebradiços: São fios que quebram facilmente, às vezes com a simples passagem de um pente. Os cabelos fracos caem bastante, sempre depois de um banho, lavagem ou penteando. Os quebradiços não caem simplesmente, eles quebram na metade do fio, pois não são fortes o suficiente para manterem-se vivos, sem quebrar.

Vale lembrar que não dá para dizer se um cabelo é fraco naturalmente, após ser tratado com algum tipo de química. Os processos como alisamento e relaxamento costumam deixar o cabelo mais fraco, e por isso pode haver queda dos fios ou eles podem ficar mais quebradiços.

Como Saber Meu Tipo de Cabelo

Como Saber Meu Tipo de Cabelo

Cabelos Oleosos: São aqueles que mesmo extremamente limpos brilham de tanta oleosidade. Este tipo de cabelo não precisa nem de creme ou reparador de pontas,  pois eles já ficam oleosos por natureza e são os mais fáceis de cuidar, porque possuem excelente fixação de creme.

Cabelos Tratados com Química: São todos os cabelos que já foram pintados, passaram pela técnica da escova progressiva, relaxamento ou qualquer outro processo que envolva adição de produtos químicos nos fios.

Um comentário

  1. meus cabelos sempre foram cacheados, de uns 6 meses pra ca relaxei _os 2 vezes e pintei . Dai começaram a cair e quebrou na raiz >O que faço ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>