Como Disfarçar Falhas no Cabelo

O cabelo pode ser um acessório agradável, versátil, como tênis, um casaco bonito ou peça de joia que complementa uma roupa para se alcançar um visual casual. Para as pessoas que são autoconscientes sobre seu cabelo ou rostos, algumas falhas nos fios podem incomodar bastante. Como fazer? Com alguns truques você pode esconder sua imperfeição e chegar ate ao visual dos sonhos: se não perfeito, muito próximo disso.

Entradas na Cabeça? Use Franja!

A franja nada mais é que a parte frontal dos cabelos colocada para frente. Homens e mulheres podem sofrer com pequenas entradas na testa que acabam por detonar o visual e o tornar mais velho. Como disfarçar? Se você tem cabelos lisos, deixe que eles cresçam e crie uma pequena franja na parte frontal. Caso seja uma pessoa jovem, uma franja lateral pode ajudar a criar um visual emo, bem na moda e ainda te ajudar a disfarçar seu problema de calvice precoce. Contudo, vai ter que manter o corte sempre para o truque funcionar.

Franjas podem esconder ainda testas muito grandes ou imperfeiçoes na sobrancelha caso você tenha fios irregulares e não tenha tempo sempre para corrigir com um delineador ou não tenha tempo de retocar sempre. A franja ainda disfarça cabelos em cortes irregulares, principalmente a lateral. Com o modelo assimétrico, todo o restante vai ganhar a impressão de ser proposital também. 

Falhas nos Cabelos Internamente Podem ser Disfarçadas com Cabelos Longos

Se seus fios possuem alguns buracos no couro cabeludo por motivos diversos como medicação, falha no crescimento ou queimaduras antigas, evite penteados lisos. Você pode jogar o cabelo em pequenos coques e manter sempre os fios longos para evitar que os problemas se destaquem. Quanto maior for o comprimento, menos o couro cabeludo ficará em evidencia. Mantenha ao menos os cabelos na altura do ombro que os defeitos devem ficar escondidos.

Em cabelos cacheados, tente escovar ou usar uma touca de tecido para disfarçar as imperfeições. Quando os cachos se formam o couro cabeludo acaba por ficar mais em evidencia, deixando os defeitos capilares a mostra. Logo, eventualmente mude o visual para uma festa e esconda melhor as imperfeições.

Se os defeitos forem muito grandes, considere usar um aplique. Ele é colocado junto a raiz do cabelo e não custa tão caro hoje em dia. Feito de fibra natural, vai parecer seu cabelo mesmo e você pode até alongar as madeixas. Contudo, a aplicação de cabelos não naturais envolve um certo cuidado de manutenção, lavagem correta e troca em ao menos seis meses. 

Sprays Podem Trazer os Cabelos de Volta

Na década de 90 eles eram considerados revolucionários! Os sprays que faziam cabelo crescer de novo poderiam consertar carecas grandes e pequenas e suportavam até lavagens! Custavam quase o preço de um carro e eram anunciados na TV como produtos importados de tecnologia de ponta. Hoje o segredo já foi revelado e tais sprays são vendidos como meros itens de maquiagem para cabelo. Eficientes, podem ser usados por homens e mulheres para disfarçar imperfeições na testa e em partes bem especificas.

Este produto é vendido em lojas de itens para cabelo e funciona de forma bem simples: com os cabelos secos, aperte na região desejada e deixe agir ate obter o efeito desejado. Ele é como uma maquiagem, por isso deve sair logo na primeira lavagem. Deve ser usado com moderação porque não cria um efeito natural quando a aplicação for constante. Ele se gruda a pelos mais finos e os torna mais escuros ou cobre partes sem cabelos com pelugem preta, aparentando que seu cabelo cresceu de novo. São vendidos em cores preto e marrom na maior parte das marcas, mas abundantemente em tom preto. 

Diversos Produtos Podem Maquiar o Cabelo

Além do spray para cabelo, existem outros itens a serem usados nos fios para disfarçar imperfeições. São conhecidos como “maquiagem” para cabelos e amplamente populares em todo o mundo, com preços até mais baratos que os sprays capilares. Não são nada mais que produtos cosméticos produzidos com base em fibras de queratina em pó que ajudam a disfarçar áreas do couro cabeludo que já perderam os fios. Tais fibras se unem ao cabelo existente e criam uma sensação visual de alongamento dos cabelos, deixando você com o couro cabeludo preenchido.

O bacana de tais produtos é que o resultado é bem mais natural que os sprays. Funcionam como cremes, a serem aplicados nos fios com os cabelos secos. Devem ser usados sempre que se deseja ter seus “cabelos de volta” e sem qualquer contra indicação. 

Transplante Capilar Pode ser uma Solução Mais Viável

Caso te incomode o fato de não ter cabelos naturais e não poder penteá-los, o transplante capilar pode ser a solução mais viável, mas envolve um alto custo. Este é uma técnica cirúrgica  que move folículos capilares individuais a partir de uma parte do corpo chamado de “área doadora” para a sua parte calva ou careca. É usado principalmente para tratar a calvície de padrão masculino, mas algumas mulheres aderem ao método também por ser bem eficiente. Algumas doenças impedem o cabelo de voltar a crescer, e o transplante pode ser a solução.

O transplante capilar, enxertos contendo folículos pilosos que são geneticamente resistentes à calvície são transplantados para o couro cabeludo calvo. O método também é usado para restaurar cílios, sobrancelhas, cabelo, barba, cabelo, peito e pêlos pubianos e preencher cicatrizes causadas por acidentes ou cirurgias como lifting na face e transplantes de cabelo anteriores. Transplante de cabelo difere do enxerto de pele, mas são semelhantes na proposta.

O processo não é doloroso, pois os cabelos são implantados com anistia local. Em alguns dias pode incomodar, mas passados 15 dias depois da cirurgia, o cabelo irá ser seu naturalmente e você pode escovar, lavar e pentear naturalmente. O método envolve um pré e pós operatório e por isso é considerado o mais trabalhoso, recomendado apenas em casos raros e quando é realmente necessário. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cabelo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.