Vacinação Contra a Gripe A

Começa hoje a mobilização coletiva tendo a frente o Ministério da Saúde, com a vacinação contra a gripe A como medida na tentativa de evitar que a doença retorne e se transforme novamente numa grande ameaça a população brasileira. Com uma pandemia que matou somente no Brasil 1,7 mil pessoas sendo que no mundo esse numero ultrapassou os 16 mil, é preciso o esforço conjunto de toda a comunidade para que sejam eliminados os riscos de que uma nova tragédia de iguais dimensões volte a acontecer.

Governo

Sabemos que as ações do governo, embora ambiciosas, não serão suficientes para eliminar os riscos. É fundamental que ações preventivas sejam redobradas, sabemos que a vacinação é a parte mais importante, porém não suficiente para afastar o risco de uma nova pandemia ou epidemia da gripe. Mesmo sabendo que em outros lugares ela não vem se manifestando de maneira tão letal como no ano passado, não podemos descuidar.

Medidas Decisivas no Combate

As autoridades de saúde fazem questão de lembrar a grande importância que tem no combate a gripe, medidas simples como o ato de lavar as mãos frequentemente e ressalta o quanto a assepsia foi decisiva no combate a propagação da doença no ano de 2009. E é interessante notar que a responsabilidade maior por essa tomada de atitude foi dos jovens que se encarregaram de fazer com que a medida fosse difundida e levada a serio especialmente nas escolas com o uso de álcool em gel, sendo que daí a medida se alastrou alcançando os lares brasileiros e outros locais públicos além das escolas. São  esforços simples que as pessoas podem fazer em seu cotidiano que irão complementar a ação do governo que juntamente com algumas instituições privadas estão mobilizados numa ampla campanha onde pretendem que mais da metade de toda a população brasileira, ou seja, que 91 milhões de pessoas, seja imunizada contra essa gripe que terminou com tantas vidas no inverno passado.

Programação Definida

Importante esclarecer que a vacinação começa com uma programação que já foi definida pelo Ministério da saúde e que irá obedecer a certos critérios científicos adotados para o caso, vacinando num primeiro momento alguns grupos que terão prioridade de acordo com o grau de vulnerabilidade de cada um e dentro deste critério se encontra primeiro as comunidades indígenas e os trabalhadores da rede saúde e/ou todas as pessoas que estejam de alguma maneira, envolvidas nesta campanha de combate a pandemia da gripe A. As autoridades da área da saúde alertam ainda para o fato de que o cronograma de vacinação deva ser respeitado e ainda procuram chamar a atenção para o fato de que as pessoas não busquem a automedicação confiando nas orientações dadas por profissionais da saúde que são habilitados para tanto.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tratamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.