Aspectos:
A pele oleosa é brilhante, grossa e com pouca coloração e tonicidade. A pele oleosa frequentemente é diagnosticada como um problema crônico e apresenta poros ásperos e espinhas e outras manchas indesejáveis. As pessoas de pele negra têm mais propensão a desenvolver esse problema. Nesse tipo de pele, a produção de óleo pelas glândulas sebáceas é muito maior do que o nível necessário pela pele. Esse óleo se espalha e dá a pele um aspecto brilhante. Os poros aumentam e a pele fica com um aspecto áspero.
Causas da Pele Oleosa:
Hereditariedade, má alimentação, distúrbios no nível hormonal, gravidez, pílula anticoncepcional, cosméticos usados na pele (ou em outras áreas do corpo), umidade e tempo quente. Devido às mudanças hormonais sofridas na adolescência, a pele oleosa é geralmente percebida nos adolescentes, mas isso pode acontecer em qualquer idade. Em geral, a pele tende a se tornar mais seca com a idade. Durante a gravidez e a menopausa, o desequilíbrio hormonal pode afetar o nível de óleo produzido pelas glândulas.
Cuidados Com a Pele Oleosa:
Esse tipo de pele necessita de uma limpeza especial com um abundante volume de água quente e sabão especial para prevenir que os poros fiquem entupidos. Evite produtos que possam agredir ainda mais sua pele e deixá-la ainda mais oleosa. Os produtos devem ser escolhidos com o máximo de cuidado, pois até mesmo entre as peles oleosas existem vários tipos de produto, para as peles oleosas mais secas e as oleosas mais sensíveis.
A Maquiagem:
A primeira coisa a se fazer ao escolher um produto é ler a embalagem. Há alguns itens e componentes que devem ser evitados e outros que deve haver em sua maquiagem para um bom resultado. Hoje em dia, o mercado oferece produtos específicos para cada tipo de pele, então a falta de opções não é o problema. Um hábito que deve fazer parte da vida das pessoas com pele oleosa é o rígido controle na limpeza da pele antes e depois do uso de maquiagens. Use um bom demaquilante para retirar qualquer resquício de maquiagem que possa ter ficado em sua pele. Tonifique sua pele sempre. Há produtos específicos para isso.
Evite usar muita maquiagem por longo período de tempo. Um pó para retirar o excesso de brilho é mais que suficiente para o dia-a-dia. Procure um médico para avaliar as causas da oleosidade em sua pele. Talvez um controle hormonal ou uma melhora na dieta e redução nas bobeiras comidas todos os dias melhorem o problema. Uma mistura de água de rosas com água gelada colocada no rosto umas 3 vezes ao dia também ajuda no controle à oleosidade. O problema com a aplicação da maquiagem em peles oleosas é que o óleo espalha-se pela pele e dá a ela uma cobertura brilhante. A maquiagem aplicada em cima de toda essa sujeira pode deixar a maquiagem com aspecto irregular e cheia de manchas e podem não durar muito.
Por Carol C.
Tenho a pele muito oleosa não sou jovem. tenho 49 anos. Queria informações de uma linha completa para pele oleosa deste a limpeza, até a maquiagem. Boa tarde a todos vocês.