A maquiagem hoje em dia já virou rotina na vida das mulheres, mas é preciso ter certos cuidados na hora de comprar a sua maquiagem, existem inúmeros tipos de maquiagens espalhadas por muitas lojas, até mesmo por aquelas que não são especializadas no assunto.
Existem produtos de todos os preços, de todos os estilos e modelos, mas é preciso estar atento ao que vai comprar para não “comprar gato por lebre”, como diz o ditado, e sair no prejuízo. As maquiagens baratas geralmente são feitas de material de terceira linha e em fundos de quintal, mas muita gente prefere este tipo de maquiagem por causa do preço baixo e nem se importam com as conseqüências.
O Barato que Sai Caro
Na maioria das vezes o barato sai caro, pois colocar qualquer produto no rosto pode causar problemas irreversíveis e os gastos com médicos e medicamentos saem muito mais caro do que comprar uma maquiagem de primeira linha. Muitas reportagens já foram apresentadas no Fantástico (programa exibido pela Rede Globo de Televisão) de fabriquetas de fundo de quintal onde são feitos todos os tipos de maquiagem barata.
Estas maquiagens são feitas, muitas vezes, no meio da sujeira sem nenhuma higiene, os insetos e pragas andam por cima do material que é usado para a confecção dos produtos, depois é colocada uma etiqueta falsa e vendido no mercado livremente.
Fiscalização
A fiscalização deveria se intensificar nos produtos de beleza evitando que pessoas inocentes sejam iludidas com preços mais baratos e comprem essa mercadoria falsificada e de péssima qualidade. Quando as autoridades tomarem consciência do prejuízo causado por estas fabriquetas pode ser que comecem a agir de maneira mais severa e justa com o consumidor, que pensa estar comprando um produto de boa qualidade.
Quem Compra Este Tipo de Maquiagem
Geralmente a população mais carente é que compra este tipo de maquiagem, por não possuir condições financeiras altas o suficiente para poder comprar produtos de marcas mais famosas e sérias.
Não é por que essas pessoas são desprovidas de luxo que tenham que comprar mercadorias de péssima qualidade, pode ser mais barato sim, mas desde que ofereça qualidade, se saiba a sua procedência e que seja de confiança. Quando uma mercadoria é muito barata é preciso desconfiar e olhar bem a embalagem e a procedência para não colocar dinheiro fora e nem prejudicar a pele.
Produtos Confiáveis
Quando um produto é de uma marca famosa e conhecida, geralmente são confiáveis, pois passam por um processo de fiscalização mais rigoroso e contém na embalagem a procedência e todos os componentes químicos da fórmula. A embalagem explicativa serve para esclarecer e garantir a saúde do consumidor que pode ser portador de algum tipo de alergia, portanto esteja sempre atenta à qualidade das maquiagens que adquirir.