Erros e Acertos Ao Maquiar A Pele Oleosa

A maquiagem se tornou um acessório considerado indispensável para as mulheres nos dias de hoje. Antigamente, a maquiagem era vista como um ato de vaidade feminina, no entanto hoje além de estar ligada ao aspecto da beleza e vaidade, ela se tornou um complemento aos cuidados pessoais com a pele.

A maquiagem quando feita de forma correta, valoriza os melhores traços de cada mulher e ajuda a corrigir as imperfeições existentes, gerando um bem estar para a pessoa que está com a produção bem feita, além de aumentar a autoestima fazendo com que a pessoa se sinta mais bonita.

Atualmente existem produtos de maquiagem que contem vitaminas, hidratantes, filtro solar, nutrientes e etc. Todos esses produtos passam por inúmeros testes dermatológicos, com o intuito de se adaptarem a cada tipo de pele existente. Os principais tipos de pele existentes são: normal, seca, mista, sensível e oleosa.

A maquiagem é um acessório que ajuda a demonstrar a personalidade da pessoa e que faz toda a diferença no visual feminino, portanto é fundamental que a pessoa conheça o seu tipo de pele para que use os produtos adequados para obter um resultado satisfatório tanto na estética quanto nos cuidados com a pele.

A Maquiagem de Pele Oleosa

A pessoa que possui pele oleosa tem um grande trabalho para ficar controlando o excesso de brilho e de umidade que acontece na pele devido à oleosidade, pois para as pessoas que usam maquiagem é como se a sua produção fosse se derretendo ao decorrer do dia devido a oleosidade da pele.

A oleosidade da pele acontece pelo fato da pele produzir uma quantidade maior da secreção sebácea (sebo).

Devido a esse fato a pele oleosa necessita de uma série de cuidados seja na hora de fazer uma limpeza (pelo menos duas vezes ao dia), uma esfoliação (procedimento de retirada de células mortas e sujeira acumulada – bastante recomendada para quem possui a pele oleosa), uma tonificação (processo complementar a limpeza de pele), hidratação (dar preferência para produtos não oleosos), proteção do sol e até mesmo na hora da maquiagem.

Por isso, uma dica para não errar na maquiagem de pele oleosa é a sobriedade no maquiar, nunca exagere na produção, para que a maquiagem não derreta e você chegue com ela inteirinha ao final do dia.

Escolhendo O Cosmético Para Maquiar Pele Oleosa

 A escolha dos cosméticos que serão utilizados em uma pele do tipo oleosa é de grande importância, pois eles irão ajudar a pele a ficar limpa e livre do óleo por um tempo maior.

No mercado de cosméticos existe uma grande variedade de produtos que ajudam a tomar os cuidados devidos com a pele oleosa e a produzir maquiagens perfeitas e que não se desfaçam por causa da oleosidade da pele.

Entre os produtos disponíveis no mercado para esse fim estão: os oilfree (livres de óleo), os reguladores da oleosidade da pele, os lenços que funcionam como absorventes da oleosidade (conseguem resolver essa questão da oleosidade por um período de até 08 horas), os anti brilhos e os primers e os pós fixantes.

Passo a Passo – Maquiagem de Pele Oleosa para que a Maquiagem Seja Feita Correta

Segue abaixo algumas dicas de realização de uma maquiagem em uma pele oleosa, de forma que ela fique bonita, cause um excelente efeito visual e seja durável.

Além disso, essas dicas irão ajudar que sejam evitados erros comuns na produção de maquiagens de pele oleosa.

Segue abaixo, as dicas para maquiar uma pele oleosa:

a)      Faça a lavagem do rosto utilizando um sabonete especifico e adequado para a pele oleosa. Uma pele que está bem limpa ajuda a segurar por um tempo maior a maquiagem. Depois de realizar a limpeza da pele, passe um Tonico adstringente para eliminar qualquer resquício de oleosidade que tenha ficado sob a sua pele;

b)     Não lave o rosto varias vezes ao dia, essa atitude ajuda a aumentar a oleosidade da pele do rosto;

c)      Faça uso de um esfoliante para que possam ser retiradas todas as células mortas existentes na pele do rosto;

d)     Faça uso de uma loção antibrilho, que ajude os poros da pele a se contraírem (na pele oleosa os poros ficam mais dilatados que o normal). Após a utilização do antibrilho, aguarde alguns minutos para continuar com o processo de maquiagem;

e)      Utilize uma base que seja livre de óleo e que preferencialmente não seja tão liquida quanto o normal;

f)       Faça uso do pó facial, preferencialmente o de origem mineral, que ajuda a acabar com a oleosidade da pele e melhora o acabamento final da maquiagem. Quando for aplicar o pó facial, faça uso do pincel de maquiagem e não da esponja. Use o pó em locais do seu rosto que são mais suscetíveis ao brilho: testa, nariz, queixo e maçãs do rosto;

g)      Faça uso de sombras compactas e que apresentem longa duração e que ficam bem fixadas na pele. Nunca utilize as sombras em bastão ou creme. Quanto mais seca a sombra, melhor para ser usada em peles oleosas;

h)     Caso haja a necessidade de fazer uso de um corretivo, prefira aqueles que são mais secos e estejam em pó ou bastão. Devem ser evitados os corretivos líquidos ou cremosos para uso na pele oleosa;

i)        Faça uso de rímel, de lápis e de delineadores à prova de água;

j)        Faça uso de blush em pó, pois esse produto ajuda a combater a oleosidade da pele (funciona como regulador). Evite fazer uso de blush líquido ou cremoso, pois eles podem escorrer com maior facilidade quando aplicados em uma pele oleosa;

k)      Faça uso de gloss e de batom conforme o seu gosto pessoal. No entanto, não aplique gloss a todo instante, pois este produto ajuda a formar pequenos cravos, próximo aos lábios;

l)        Nunca deixe de ter em sua bolsa lenços e loções matificantes. A qualquer sinal de brilho excessivo, aplique a loção nos locais mais oleosos e aguarde que a mesma seque. Caso você tenha preferência pelos lenços, basta pressionar o mesmo a pele, esperando que ele absorva a oleosidade excessiva;

A Retirada da Maquiagem de Uma Pele Oleosa

Saiba que a retirada da maquiagem de uma pele oleosa é tão importante quanto fazer uma maquiagem correta, pois a limpeza de uma pele oleosa e de fundamental importância para que seja evitado que os poros da pele se dilatem ainda mais e dessa forma facilite o surgimento de acne e espinhas.

Para limpar a pele de maneira correta faça uso de um demaquilante com algodão e depois faça uma boa lavagem no seu rosto, usando um sabonete especifico e apropriado para a pessoa que possui pele oleosa. Depois de lavar o rosto, use uma loção adstringente que irá ajudar as sujeiras que ficaram acumuladas nos poros e não foram retiradas no processo de lavar o rosto.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Maquiagem

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.