O ouro branco é uma liga considerada atraente e durável, ideal para vários usos, especialmente na criação de joias para homens e mulheres. Suas propriedades variam dependendo dos metais que estão incluídos na mistura. O ouro branco que é composto de uma mistura de ouro e paládio é um pouco mais flexível, perfeito para criar peças com pedras. A presença de níquel na mistura acrescenta força bastante desejável para a criação de anéis e outras joias que serão usadas por longos períodos de tempo.
É interessante explicar que o ouro branco nada mais é do que o ouro misturado a outros metais que lhe conferem mais dureza tornando mais fácil o trabalho do joalheiro. A proporção costuma ser de 75% de ouro 24K mais 25% de paládio. Curiosamente nem sempre o ouro branco foi tão bem aceito na composição de joias com pedras preciosas. A combinação ideal era considerada com platina, metal com coloração metálica, que por ser um tanto quanto rara apresentava alto valor.
Por Que Escolher Pingentes de Ouro Branco?
Por mais que o ouro amarelo seja relacionado à opulência e ostentação é interessante ressaltar que em termos de elegância o ouro branco se destaca. É uma escolha assertiva tanto para alianças, anéis de compromisso como para pingentes. Se você deseja manter a tradição do ouro amarelo pode fazer uma combinação das duas tonalidades na peça. Então em termos de aparência o ouro branco se destaca por sua elegância.
Atenção a Manutenção do Ouro Branco
Ao comprar joias de ouro branco é importante estar preparado para realizar a manutenção das peças. A coloração branca dessas joias não se deve somente a combinação do ouro 24K com outros metais. Para ficar tão branco seria necessário adicionar uma quantidade muito elevada de outros metais mais claros fazendo com que a joia se desvalorizasse.
Então a solução encontrada pela indústria joalheira é realizar um procedimento chamado de banho de ródio. É exatamente esse acabamento que demanda manutenção, quando a joia começa a perder o brilho deve passar por um novo banho de ródio voltando a ficar vistosa. Há joias que não utilizam esse recurso de maneira que o ouro branco adquire uma tonalidade diferenciada.
Investimento Considerável
Quem está pensando em investir numa peça de ouro branco deve atentar para o fato de que ela custa mais do que peças de ouro amarelo. O valor mais alto se deve ao fato de que é necessário combinar a matéria-prima original com outros metais brancos além de ter que fazer o banho de ródio. É interessante fazer uma pesquisa para encontrar peças que caibam no seu orçamento e atendam o seu gosto pessoal.
Variedade
Há boa variedade de peças de ouro branco no mercado permitindo que você encontre opções para presentear as pessoas queridas em variadas situações. Vale a pena visitar lojas e dar aquela olhada de perto para ver os diferenciais. Certamente tem uma peça de ouro branco que combina com seu estilo.
Gostou de saber um pouco mais sobre o ouro branco? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe em suas redes sociais!