Joias são produtos destinados ao adorno pessoal confeccionados com uso de ligas de metais preciosos (ouro, prata e platina) e gemas. Além do uso decorativo, a joia já teve vinculado a ela o status e a demonstração de poder, além do intuito de criar defesas contra as forças do mal ou trazer boas energias. Um completo entendimento sobre o material da joia leva ao melhor cuidado e uso, por isso falaremos dos principais materiais utilizados para confecção de joias: prata e ouro.
Prata
Existem diversos tipos de prata e a mais utilizada para a fabricação de joias é a 950. Ela apresenta 95% de pureza (a cada 1000 partes de metal, 950 de prata) e é a escolhida para a produção de joias pelo seu grau de dureza e to brilho. Outros tipos de prata utilizado são as de 100% de pureza, as de 92,5% de pureza e as de 90% de pureza. A prata 100% pura não é muito recomendada por ter um grau de dureza muito baixo e se arranhar e danificar facilmente e a prata 900 (que é a de 90% de pureza) é normalmente utilizada para banhar objetos de ferro, cobre, estanho, latão entre outros metais. Note que o tipo de prata da joia implica nos cuidados que você terá (por exemplo, se for a 100% pura não deve se usar com outros objetos que podem riscá-la) e no valor da joia (produtos com prata 900 são mais baratos).
Ouro
O ouro é considerado por muitos o principal metal precioso do mundo e tem agregado a ele o símbolo de pureza, valor, realeza e ostentação, o melhor material para se fazer alianças, tanto alianças de noivado, como alianças de casamento.
A pureza do ouro é expressa em quilates. O ouro puro tem 24K e é chamado de ouro mil ou ouro fino e na prática apresenta pureza mínima de 99,5%. O uso de ouro puro é evitado por joalherias devido a este ser pouco duro e de difícil manipulação. O ouro mais utilizado em joias normalmente é o 18k que não perde as características de beleza do ouro e pode ser mais facilmente manipulado.
Para que possa ser transformado em joia, o ouro necessita da adição de outros metais que além dessa função também são responsáveis pela coloração do ouro. A quantidade de cada um dos metais que compõem a joia leva a uma cor diferente podendo variar entre o amarelo, verde, vermelho e branco.
Cuidados com as Joias em Geral
As joias por serem feitas de materiais nobres e terem um alto valor agregado a elas devem ser usadas com cuidado e sofrerem manutenção constante. Deve-se atentar e evitar o contato de produtos químicos do dia-a-dia com a joia como perfumes nas joias, deve-se armazenar com cuidado para que estas não sejam riscadas e quando quiser fazer a manutenção correta o melhor a fazer é levar as joias em joalherias especializadas.
Joana disse:Oi Duplina de sucesso, Ana Paula e Carlinha Cruz! Amei a atrseenpae7e3o. De1 vontade ser mocinha e sonhar todos os sonhos da juventude passada.Beijos e0s ArtistasJoana