Desde a sua descoberta por volta de 4000 aC, a prata tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento de culturas ao redor do mundo. Como novas minas foram descobertas em todo o mundo, a popularidade do metal cresceu e outros usos foram encontrados, incluindo a fabricação de joias.
A abundância anéis, pingentes, correntes de prata que foram criadas ao longo da história levou a um mercado considerável para as peças antigas. O tipo de prata mais comumente encontrado em joias antigas é a prata esterlina, que é altamente polida, reflexiva e duradoura. No entanto, as variações de acabamentos da prata também podem ser usadas em joias, incluindo o ródio, que aparece como uma versão ligeiramente mais escura do ouro branco.
Os acabamentos diversos criaram belíssimas peças de joias exclusivas que foram preservadas ao longo dos séculos e agora são cobiçadas como antiguidades. O fascínio da prata para fazer joias é devido à sua acessibilidade e uma vasta gama de utilizações. A prata é tipicamente mais barata do que outros metais populares usados na fabricação de joias, incluindo o ouro e a platina.
Enquanto uma pulseira de prata antiga é uma peça maravilhosa de joia, um anel antigo de prata com diamantes também é maravilhoso. A prata é um metal popular usado em ajustes de joias, pois a beleza natural do metal aumenta o brilho das pedras preciosas.
As joias antigas de prata muitas vezes podem exigir mais cuidado do que outros tipos de joias. Pouquíssimas peças de joias de prata são feitas com a prata pura. As impurezas na prata reagem com o ar, resultando em um efeito manchado. É importante polir as suas joias de prata antigas para manter sua beleza natural e o seu brilho. Para comprar essas joias antigas, procure em antiquários ou joalherias especializadas.