A Reflexologia consiste no estímulo das zonas ligadas ao sistema nervoso que ficam distribuídas pelo corpo todo como nariz, crânio, ouvidos e os pés. Hoje em dia o termo é bastante ligado a massagem realizada nos pés. Não se tem um registro exato de quando a técnica foi criada, no entanto, acredita-se que ela surgiu ao mesmo tempo em que a acupuntura, há cerca de 4 mil a.C.
A Reflexologia Podal
Essa técnica se vale do estímulo em alguns pontos específicos que ficam localizados nos pés e que ajudam a combater problemas de fundo físico ou emocional. Existem algumas diferentes entre a vertente ocidental que tem como foco a fisiologia e a oriental que foca no fluxo energético.
A ideia básica por trás da Reflexologia é estimular todos os órgãos que tem ligação ou influência sobre o problema de maneira a chamar a atenção do cérebro. Seria mais ou menos como dizer: “Cérebro, preste mais atenção nessa parte do corpo, pois ela está com problemas”.
Para que fique mais clara essa relação imagine que a pessoa tem um problema no joelho, a Reflexologia irá atuar sobre o ponto que se refere a ele bem como com o estímulo da supra renal para que ocorra a liberação de cortisol que age dando alívio para a dor.
Questão de Pressão
O grande segredo para trabalhar com Reflexologia é usar a pressão correta, ou seja, nem muito firme e nem muito suave. É necessário que a dor infligida seja suportável e que o paciente sinta o toque. A massagem pode ser feita com óleo, líquido antisséptico ou álcool.
Entendendo a Reflexologia
Se um determinado ponto dói é porque existe algum problema no órgão que ele representa, esse problema pode estar ligado a problemas físicos ou emocionais. Os pontos reflexos tem ligação com áreas correspondentes por meio do sistema nervoso. Se existe algum problema naquela área aparece um coágulo sanguíneo se forma de maneira a bloquear a comunicação.
Assim que o local é pressionado o coágulo é dissolvido e o corpo pode então passar por uma regeneração. Esse estímulo deve ser feito num período de tempo entre 30 segundos e 2 minutos para que haja a possibilidade de machucar ou mesmo agravar o quadro. É importante procurar por um especialista capacitado para realizar a técnica.
Povos Orientais
A Reflexologia ainda é uma técnica bastante utilizada pelos povos orientais pelo fato de ter um custo baixo e ser simples. Atualmente, se trata de uma técnica muito usada para cuidar de questões de cunho emocional. No topo das reclamações mais comuns estão dores na coluna que em geral tem uma ligação forte com o estresse.
A dor em alguns pontos ainda pode indicar a existência de desequilíbrios. Por exemplo, o estomago pode dar a dica de que há problema de ansiedade; já o fígado tem ligação com a raiva e os rins com o medo. Normalmente, o tratamento de Reflexologia dura 10 sessões sendo que cada uma dura entre 45 minutos e 1 hora cada, uma vez por semana.
Contraindicações da Reflexologia
Ressaltamos que a Reflexologia é uma técnica não indicada para todo mundo. Trata-se de uma técnica que não pode ser usada para tratar problemas congênitos, genéticos ou mesmo pacientes que são psicóticos. É fundamental que o cérebro esteja em completa ordem para que se possa realizar o tratamento.
O cérebro precisa estar bem para entender as indicações. Pessoas que apresentam problemas como varizes expostas, doenças crônicas ou degenerativas devem evitar realizar o tratamento com profissionais que não sejam plenamente capacitados.
Mapa Emocional da Reflexologia
Os pés podem ser usados como verdadeiros mapas emocionais, pois questões ou problemas emocionais podem ser identificados e tratados através da reflexologia. Para se ter uma ideia é possível que experiências e traumas se projetem nos seus dedos de maneira que cada um tem a representação de um sentimento ou ponto específico da sua vida.
Machucado nos Pés
Se um machucado apareceu de maneira aleatória nos seus pés pode ser um sinal de que o seu corpo quer te dizer que há um problema emocional.
Calo nos Pés
Os calos são compostos de várias camadas de pele que funcionam como um escudo. Em geral os calos tem ligação com frustração e mágoa e demonstram que há um bloqueio no local em que aparecem.
Joanete
A explicação da joanete é que ela surge quando a pessoa deixou de realizar um sonho por sempre se colocar em segundo plano na vida. A joanete seria uma manifestação de arrependimento desse fato. Se a pessoa sente raiva e se lamenta por esse ocorrido tende a sentir mais dor.
Dedo Torto
Representa um desvio em relação a forma como a pessoa lida com alguma emoção na sua vida. Para que fique mais claro imagine, por exemplo, o dedo do amor (confira abaixo o que significa cada dedo) torto em direção ao dedão. Isso pode ser um indicativo de que a pessoa tem dificuldade de demonstrar esse sentimento.
Dedos Curtos e Gordinhos
Apesar de ser uma característica genética pode ser interpretada como o indicativo de que a pessoa tem pavio curto e não se desvia de uma briga com facilidade. Também indica pessoas que detestam injustiça.
Significado de Cada Dedo
Começando pelo mindinho até o dedão do pé direito os significados são, respectivamente: Medo e insegurança; Apego; Atividade; Desejo e Alegria. Os dedos do pé esquerdo começando pelo dedão até o mindinho significam respectivamente: Tristeza; Sentimentos; Criatividade; Amor e Confiança.
Os Pontos e Seus Reflexos
A Reflexologia consiste em estímulos realizados em alguns pontos nos pés para que se possa fazer o controle de problemas físicos e emocionais. Vamos saber mais sobre os pontos localizados na sola dos pés.
Sola dos Pés:
- Dedões – Nos dois pés os pontos localizados na sola dos dedões tem ligação com a cabeça. Pontos próximos tem ligação com a hipófise.
- Pontas dos Dedos – Todas tem ligação com os seios da face e com o hipotálamo.
- Canto Esquerdo dos Dedões – Tem ligação direta com a região temporal e com o nervo trigêmeo.
- Canto Direito dos Dedões – Ligação direta com o nariz.
A maioria das pessoas procuram por técnicas que aliviem suas tensões diárias e a reflexologia é uma destas técnicas que atua em pontos especificos nos pés que corresponde a determinada área do corpo.
Ao trabalhar nestes determinados pontos aplicando uma pressão, proporciona ao corpo relaxamento, melhora na circulação sanguinea, oxigenação, ajudando a equilibrar o organismo naturalmente.