Todos os produtos que são usados para perfumar costumamos chamar simplesmente de perfume. Mas, essa nomenclatura não é correta para toda essa grande gama de produtos, pois as fragrâncias recebem nomes diferentes e que estão de acordo com a sua concentração de óleos diluídos em suas fórmulas.
O perfume (Parfum) é apenas um deles e de qualquer forma no Brasil o termo é usado de forma genérica sem levar em consideração a sua concentração de essências. Além dessa classificação através da sua composição existem outras características que ajudam a tornar a escolha de um perfume uma decisão pessoal.
Você pode escolher o seu tipo de perfume de acordo com o seu gosto, ocasião em que irá usar o mesmo e também pelo seu preço. Para te ajudar a entender um pouco melhor a diferença entre os principais tipos de perfumes elaboramos o texto a seguir.
Os Diferentes Tipos de Perfumes
O que determina os diferentes tipos de perfumes é a concentração de óleos que o produto contêm bem como o tempo que o perfume permanece na sua pele e a intensidade do seu aroma. Vale destacar que muitas vezes a diferença entre as concentrações de uma mesma essência não é percebida de forma imediata pelo seu olfato.
A classificação dos perfumes é feita da mais alta concentração de essência a mais baixa e recebem os respectivos nomes Parfum (perfume), Eau de Parfum, Eau de Toilette, Eau de Cologne e Splash. Confira um pouco mais sobre cada um desses tipos de perfumes abaixo.
Parfum, Perfume ou Extrato de Perfume
O parfum, perfume ou extrato de perfume é aquele que possui a concentração mais alta de essência, em torno de 15% a 20%. Isso faz com que esse produto dure mais tempo na pele. Por isso é que esse tipo de perfume é o mais caro que existe no mercado, saiba que quanto maior for a concentração da essência perfumada menor é a quantidade do produto que você precisa aplicar.
Devido a alta concentração de essência apenas algumas gotinhas de parfum são capazes de nos manter perfumados por um período de até 20 horas depois que foi aplicado.
Eau de Parfum ou Parfum de Toilette
A palavra “eau” vem do francês e em português significa água, ou seja, o nome já nos dá uma dica de que essas fragrâncias são mais diluídas e consequentemente refrescantes. A concentração de essências no Eau de Parfum é intermediária, aproximadamente entre 10% e 15%.
O resultado são fragrâncias marcantes e que duram mais tempo, só que mais discretas que o perfume. Um tipo de perfume ideal para quem gosta de usar fragrâncias marcantes mesmo durante o dia. Um tipo de perfume que combina bem com as baixas temperaturas.
Eau de Toilette
Os perfumes Eau de Toilette são uma versão mais sutil dos perfumes e por isso são indicados para climas mais quentes e úmidos. Em geral a concentração de essência varia entre 5% e 10%. Esse tipo de perfume pode ser carregado na bolsa para reaplicar num período de quatro em quatro horas, pois esse é o seu tempo de fixação na pele.
Eau de Cologne
Os perfumes que são enquadrados na categoria de Eau Cologne tem uma concentração de essências ainda menor, varia entre 3% e 5%. Esse é o que mantém o frescor pós-banho durante mais tempo.
Splash
Os perfumes que são categorizados como splash contam com uma baixa concentração de essências perfumadas. Geralmente esse tipo de produto conta com 1% de concentração de essências e por isso o seu uso deve ser em maior quantidade, principalmente depois do banho.
A sensação de frescor é bastante intensa enquanto dura, mas não permanece por mais que três horas. Uma boa dica é levar esse tipo de perfuma na mala de viagem para a praia.
Principais Grupos de Fragrâncias
Existem inúmeras fragrâncias que tem origem nas combinações de diferentes essências (óleos) e outras substâncias. As nuances que diferenciam os odores exalados por cada perfume podem ser facilmente percebidas, porém geralmente as fragrâncias podem ser classificadas em um dos sete grupos principais que iremos comentar a seguir.
Amadeiradas ou Fougére
As fragrâncias amadeiradas se caracterizam por serem mais marcantes e por isso mesmo são próprias para usar a noite. Os óleos essenciais de cedro e vetiver são mais intensos enquanto o patchuli e o sândalo tem mais suavidade. Em geral as notas amadeiradas são combinadas as notas mais leves como as de lavanda e as cítricas.
Âmbar
Algumas das fragrâncias de âmbar são inconfundíveis e exóticas devido ao seu cheiro almiscarado. Porém, elas também podem ser suaves e com um toque de baunilha, nesse caso são mais apropriadas para usar durante o dia.
Chipre
As fragrâncias florais que são mais adocicadas e baseadas em notas de bergamotas, rosas e patchuli e fabricadas com substâncias que são extraídas de musgos em especial de carvalhos são consideradas muito sofisticadas. O nome Chipre foi dado por François Coty no ano de 1917.
Cítricas e Frutadas
Os perfumes feitos com base em fragrâncias cítricas são bastante indicados para o uso diurno. A sensação de frescor que é proporcionada pelas essências como as de limão e laranja fazem dessas fragrâncias as favoritas de muitas pessoas que querem conservar essa sensação de limpeza após o banho.
Couro
As fragrâncias desses perfumes tentam reproduzir os odores de madeira queimada, couro e tabaco. Contam com notas secas e marcantes.
Filifolhas
A fragrância da lavanda é geralmente suave e casual. As essências que são compostas por lavanda, bergamota e gerânio são chamadas de filifolhas e apresentam aromas mais delicados.
Florais
As flores são a fonte natural de aromas e perfumes que são agradáveis ao olfato humano. As fragrâncias chamadas de florais são aquelas mais doces e delicadas que são extraídas de flores ou mesmo que são sintéticas. Pelo fato de serem utilizadas como base para uma grande variedade de perfumes são subdividias em florais verde, amadeirado, aldeídico, frutal e bouquet flora.
Agora que você conhece os tipos de perfumes já pode escolher com mais segurança e assertividade aquele que combina mais com o seu dia a dia e gosto.