Uma fábrica de alianças de ouro é um local onde é feito um trabalho minucioso e extremamente cuidadoso em cada uma das peças. Afinal, como resultados, devem surgir peças delicadas que serão usadas para selar uma união de amor, seja ela de aliança de noivado, aliança de casamento ou aliança de bodas. Essas fábricas geralmente trabalham com todos os tipos de ouro e peças, principalmente anéis. Conheça a seguir um pouco sobre os diversos quilates:
Ouro 24 quilates ou ouro puro: É mole demais para ser usado na fabricação de joias, de modo que endurece quando é feita uma liga com outros metais. As porcentagens de diferentes metais na liga dão o título ao metal e à cor.
Ouro 18 quilates: Também conhecido por ouro 750, pois contém 75% de ouro fino (24 quilates) e o restante de prata ou de uma liga de cobre, que determina sua cor. A prata resulta em um amarelo-esverdeado, o cobre em um avermelhado e os dois juntos dão um tom rosado.
Ouro 14 quilates: contém 58,33% de ouro fino e outros metais são de liga leve. Uma galvanização eletrolítica é realizada e um pedaço de cobre em forma e do laminado é revestido com o ouro 18 quilates, através de um banho.
Ouro Branco: com o título 18 quilates 750, contém 75% de ouro fino e pode ser obtido através de uma liga de paládio ou uma liga especial denominada Liga Italiana, que o país utilizou para fazer fundição de joias. A aliança pode ser feita de duas maneiras: pelo derretimento do metal e laminação, dando a forma necessária através de um processo feito à mão, ou por fusão do metal, colocando-o em um molde de gesso (nesse caso, a produção de modelos é feita em série).