A psoríase do couro cabeludo é muito comum. Cerca de 80% dos doentes com psoríase desenvolvem feridas no couro cabeludo, e na grande maioria dos casos, a doença persiste durante ao menos cinco anos. A psoríase do couro cabeludo é especialmente angustiante para muitos pacientes. As feridas como feias. E quando elas se estendem para além da linha do cabelo na face e nas orelhas, são altamente visíveis. Em alguns casos, a doença também pode causar a perda de cabelo. Sem surpresa, os pacientes estão ansiosos para um tratamento eficaz.
O Que e Psoríase?
A psoríase é uma doença que deixa a pele seca e escamosa. Os médicos acreditam que é genética e é causada pelo sistema imunológico ser erroneamente “disparado”, o que resulta em células da pele serem produzidos muito rapidamente. Normalmente, as células da pele levam cerca de vinte e um a vinte e oito dias para substituir-se. No entanto, em pacientes com psoríase este processo demorar cerca de seis dias e as vezes até dois! A psoríase afeta cerca de 3% das pessoas no mundo e geralmente se desenvolve em pacientes com idade entre 11 e 45 anos. Apesar do fato de que não é uma doença contagiosa, as pessoas com a doença podem, as vezes, sofrer de exclusão social e discriminação.
no images were found
Os Sintomas da Psoríase do Couro Cabeludo
Normalmente existe um constante derramamento de células mortas. No entanto, devido à aceleração do processo de substituição, ambas as células mortas e vivas se acumulam na superfície da pele. Muitas vezes isso faz com que surjam escamosa manchas vermelhas, cobertas com escamas prateadas, que são eliminados facilmente. A psoríase pode ocorrer em qualquer parte do corpo, embora seja mais comumente encontrada nos cotovelos, joelhos, região lombar e couro cabeludo. Ela também pode causar coceira intensa e ardente.
Os Tratamentos Para a Psoríase do Couro Cabeludo
Em teoria, a psoríase do couro cabeludo responde às mesmas terapias tópicas e UV que funcionam bem em outras áreas do corpo. No entanto, a aplicação destes tratamentos para o couro cabeludo de uma forma prática revelou-se difícil. É difícil aplicar medicamentos tópicos sob o cabelo e devido o forte odor ou dificuldade de chegar a raiz. Algumas preparações tópicas são esteticamente desagradáveis quando usadas no couro cabeludo. Cabelo também limita a exposição do couro cabeludo para a luz UV. Terapia UV tradicional muitas vezes não é possível no couro cabeludo e até mesmo a luz solar natural não vai fazer muito efeito se o cabelo está bloqueando os raios. Finalmente, as placas no couro cabeludo são muitas vezes espessa e escamosa,s portanto, tratamentos tópicos não penetram bem.
no images were found
Medicamentos Para Tratar Psoríase do Couro Cabeludo
Os medicamentos tópicos para a psoríase do couro cabeludo podem ser de encontrados no mercado em diversos formatos: shampoos, loções, cremes, géis, sabonetes e pomadas. Com a excepção dos shampoos, que podem ser aplicados por 15 minutos e, em seguida, lavado, os demais itens devem ser deixados no couro cabeludo durante algumas horas. A maioria é usada uma ou duas vezes por dia durante várias semanas ou meses ao mesmo tempo. Para aplicações durante a noite, os pacientes podem cobrir seu couro cabeludo com uma touca de banho de plástico para manter a medicação de raspagem durante o sono (mas verifique com seu médico primeiro, pois há efeito de aumentar a dose do remédio que chegar ao seu sistema). Em comparação com outras formulações, as pomadas podem ser menos desejáveis do ponto de vista do paciente, porque elas são difíceis de enxaguar, especialmente em cabelos compridos.
Corticosteróides são Eficientes no Tratamento da Doença
Corticosteróides tópicos, tanto de alta potência (por exemplo clobetasol e betametasona) como de potência média a baixa (por exemplo, hidrocortisona e Acetoni), são comumente usados para tratar a psoríase do couro cabeludo. Normalmente a estratégia médica é usar o menos poderoso esteróide que vai dar os resultados adequados aos pacientes, pois os esteróides mais fortes naturalmente trazem maior potencial de efeitos colaterais, incluindo o desenvolvimento de varizes e afinamento da pele. O uso excessivo de esteroides tópicos também pode levar à supressão do próprio sistema de produção de esteroides do corpo (hipotálamo-hipófise-adrenal [HPA] Eixo), que pode, entre outras coisas, causar uma piora da psoríase devido a surto. Soluções de de corticosteroides são normalmente aplicadas três a quatro vezes por semana e rapidamente, produzindo resultados em cerca de quatro semanas. Quando terminar o uso de esteróides, é tipicamente mais segura ir diminuindo a dosagem ao invés de eliminar o seu uso de forma abrupta. Os corticosteroides são disponíveis em shampoo, cremes, loções e sabonetes. Eles são populares entre os pacientes com psoríase porque normalmente funcionam bem, e podem ser utilizados com segurança. Mas usados demasiadamente pode levar a problemas de efeitos secundários .
Produtos com Vitamina D3 são Eficientes Para o Problema
Desde a sua introdução em 1992, a vitamina D3 pode ser segura e eficaz em tratamentos para a psoríase do couro cabeludo. Os pacientes usaram calcipotriene com segurança por até 12 meses em estudos clínicos, um produto a base desta vitamina. O efeito colateral mais comum é a irritação ou sensação de queimação no local da aplicação. Calcipotriene não funciona tão rapidamente como corticosteroides, podendo levar até 8 semanas para atingir a eficácia máxima. No entanto, é muito eficaz. Em um estudo, 80% dos pacientes experimentaram uma melhoria significativa ou compensação de psoríase do couro cabeludo depois de usar loção calcipotriene durante 10 semanas.
Calcipotriene + corticosteróides: uma Combinação Poderosa
A utilização simultânea de calcipotriol e corticosteroides é mais eficaz do que qualquer um sozinho em terapia, e à combinação parece minimizar os efeitos secundários de ambos. A combinação funciona tão rapidamente quanto possível, produzindo bons resultados em cerca de quatro semanas.
Carvão Pode Também Tratar a Doença
Alcatrão de carvão tem sido usado para tratar doenças de pele por centenas de anos, tornando-se um dos mais antigos remédios contra a psoríase. Há várias loções e shampoos com alcatrão de carvão disponível para o tratamento da psoríase do couro cabeludo, incluindo marcas populares.
Embora o alcatrão funcione bem contra a psoríase, incluindo ajudando a reduzir a coceira que muitos pacientes sentem, o alcatrão de carvão tem um odor forte e desagradável que não pode ser completamente mascarado por adição de mais ingredientes de cheiro.