Sinais de Jovialidade no Rosto

Infelizmente, o envelhecimento é um natural processo promovido no organismo, que se torna visível por meio de alterações diversas da pele e também nas estruturas musculares e ósseas. Uma das partes que mais mostram os anos passados é o rosto. Depois dos 25 anos, aquela pele de pêssego passa a dar lugar às linhas de expressão e rugas faciais.

Engana-se quem pensa que preocupar-se com isso é algo que apenas as pessoas fúteis e vazias fazem, ao contrário, não se trata somente de estética, já que a beleza está diretamente ligada ao bem-estar psicológico e físico da pessoa.

A alternativa mais interessante para se combater o envelhecimento é a prevenção, de maneira a manter um rosto com aspecto saudável e jovem. Ainda que se inicie esses cuidados mais tardiamente, é possível que se obtenha resultados bons.

Tratamentos estéticos e cosméticos, além da cirurgia plástica fazem parte dos métodos mais usados para diminuir as marcas abandonadas pelo tempo. A ortopedia facial e a ortodontia, agindo sobre as estruturas que fazem a sustentação da face (dentes e suas arcadas ósseas) também tendem a auxiliar nesse quesito de luta contra o envelhecimento e os efeitos do tempo. Os sinais iniciais de que está havendo o envelhecimento do corpo são o aparecimento de finas linhas em volta dos olhos, os temidos pés-de-galinha.

As modificações dentofaciais ajudam a deixar o rosto com uma aparência muito mais velha. As alterações nos ossos da face, principalmente no maxilar, são fatores importantes atuando no envelhecimento do rosto de alguém.

Nestas situações, somente submeter-se a uma cirurgia para remover o excesso de pele não será o ideal para causar a recuperação do aspecto facial esperado, e rejuvenescido. Os modernos tratamentos ortodônticos, ligados às demais intervenções estéticas faciais, causam uma significativa melhora na jovialidade do rosto.

De acordo com especialistas em ortodontia e ortopedia facial, não há uma regra específica que enquadre todas as pessoas quando se trata de envelhecimento do rosto. Observações e estudos científicos de experiências clínicas mostram que este processo é continuo e lento. Cada indivíduo precisa ser avaliado de forma pessoal. Depois do diagnóstico certo é necessário definir as estratégias melhores de tratamento para a recuperação da jovialidade da face.

Quando se envelhece ocorre a ampliação do ângulo da mandíbula, o que causa prejuízo no apoio dos tecidos macios presentes na região inferior do pescoço e do rosto, e através da perda de definição da parte debaixo da face. Com isso, se torna visível o resultado através da pele flácida na área e ainda pela diminuição da projeção do queixo.

O errado posicionamento dos dentes, bem como as modificações nas funções, parte muscular e óssea e da face também se apresentam como verdadeiros vilões da jovialidade da face de maneira geral. Isto aponta o motivo através do qual o procedimento dentofacial em indivíduos já em fase adulta, por meio do tratamento de ortodontia, gera um bonito sorriso e ocasiona num aspecto de rejuvenescimento do rosto.

O inadequado posicionamento ou ainda a falta de dentes ainda pode ocasionar ou piorar o apinhamento dos dentes, aprofundamento do perfil, e ainda diminuição do volume dos lábios e do suporte do nariz. O sorriso bonito e harmoniosamente estético se torna importante para a funcionalidade do rosto e ajuda na manutenção da aparência jovial. A elevada autoestima ajuda a enfrentar as diferenças da vida e a imagem que a pessoa tem de si mesma acaba se tornando mais positiva e saudável.

Os Sinais da Idade – Saiba Reconhecê-los

Nossa maior vontade é sempre estar com uma aparência jovem. Mas, infelizmente isso não acontece, com o passar dos anos acabamos perdendo o viço e beleza da juventude, e os sinais de Jovialidade acabam indo embora. Entretanto, com o avanço da tecnologia, alguns cuidados podem ser tomados para que fiquemos mais belos e por mais tempo.

Durante estudos realizados, os especialistas em face observaram que os primeiros a serem vistos por alguém sempre que conversamos, são nossos olhos. Desta forma, num rosto de aparência jovem, esperamos que não estejam caídas as sobrancelhas, que a abertura dos olhos não se estreite e que não tenha excesso de pele sobre as pálpebras, ou seja, que os olhos estejam bem abertos e livres da influencia do tempo.

A segunda coisa que nos atemos durante uma conversa, de acordo com os estudos, é a boca, e, é claro, nos lábios. Sendo assim, num rosto de bonita aparência, não observamos as laterais da boca com tendência baixa, criando um ar entristecido,  e muito menos o sulco do nariz profundo, aquele que fica entre o nariz e a boca.

Aqueles lábios mais atraentes são observados durante a juventude e apresentam aspecto brilhante, vermelho, volumoso e hidratado, em contraste àqueles opacos, finos, e sem contorno de quando envelhecemos, o que vem a acentuar as ruguinhas temidas que formam uma espécie de código de barra em volta dos lábios.

Além disso, a pele de alguém jovem apresenta certa firmeza, brilho, sem rugas e muito hidratada. Tudo isso em razão de uma renovação maior de células, grande capacidade de reter água, maior produção de colágeno e elastina, além de uma grande capacidade de se proteger de nocivos estímulos externos.

A região compreendida pela maçã do rosto acaba caindo em razão da flacidez da pele e, aquele maravilhoso efeito “blush”, que afina o rosto e salienta a maçã, fica bastante imperceptível. Isso se dá ainda numa área da mandíbula, que acaba ficando sem contorno.

Essa discreta perda, porém progressiva, acontece com todas as pessoas no decorrer da vida, atingindo diferentes velocidades de acordo com inúmeros fatores, tais como:

  • Genética;
  • Idade;
  • Comportamento (dieta, sono, estresse, exercícios físicos,);
  • Tipo de pele (grau de oleosidade, cor, e hidratação);
  • Exposição solar (restando de grande importância o uso contínuo de filtro solar);
  • Utilização de cremes de beleza;
  • Tratamentos Estéticos realizados.

Mas apesar dos tristes prognósticos, não há razão para desânimo! O avanço constate da medicina faz com que tenhamos hoje à mão, inúmeros tratamentos dermatológicos, estéticos e clínicos, além de cirurgias e procedimentos que auxiliarão você no combate dos efeitos da idade e da gravidade sobre sua pele.

Veja quais são os sinais de jovialidade no rosto que podemos ver a olho nu

É fato que a pele revela a sua idade. Basta olhar um pouco para o rosto para termos noção de quantos anos temos, quem somos e que cuidados temos com o corpo. E um dos locais que mais deixa isso aparente a olho nu é o rosto, uma identidade nada discreta da nossa idade. Tanto para saber se somos velhos ou novos é possível observar através do rosto.

A ausência de rugas no rosto é um bom sinal de jovialidade. Se não tiver qualquer ruga ou prega do lado dos olhos, a pessoa tem menos de 30 anos com certeza. Outra dica é observar se a pele é rígida ou pode ser puxada com facilidade, sinal de que os anos estão indo rápido demais para cada um. Pele rígida, grossa e bem colada a ossada é sinal de uma pessoa jovem, o que é bem comum até os 25 anos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Rosto

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.