Se tem um detalhe que pode valorizar ou deixar o rosto com uma péssima aparência ele se chama sobrancelha. Basta tirar um pelo bem pequeno de um lugar que não deve e pronto, a falha está formada e isso pode render uma expressão horrível. O pior é que uma falha feita na sobrancelha, além de fazer muita diferença de forma negativa, pode demorar muito para ser recuperada.
Sabendo do problema que uma sobrancelha mal feita pode causar é melhor caprichar na hora de fazê-las, principalmente, se você prefere fazer em casa. Por que sim, dá para ficar com as sobrancelhas lindas fazendo-as em casa. Veja a seguir algumas dicas que os designers de sobrancelhas aconselham para quem quer fazer a sobrancelha em casa!
1- Tenha o Material Necessário Preparado e Também a Pele.
Por garantia, esterilize o material que será usado com álcool: a tesourinha e a pinça. Já o rosto deverá ser lavado com sabão e água, de preferência, um produto indicado para essa parte do corpo.
Quanto mais limpa estiver a pele menores são as chances de irritá-la ou provocar alergia. Por último, use um espelho grande e escolha um lugar com boa iluminação.
2- Pessoas Com Pele Sensível Devem Usar Pomadas Para Aliviar a Dor.
Algumas mulheres sentem muita dor na hora de tirar os fios das sobrancelhas e para diminuir o sofrimento é possível usar pomadas.
Os produtos que anestesiam o lugar são aquelas à base de xilocaína e lidocaína. O creme deve ser aplicado com 20 minutos de antecedência de fazer as sobrancelhas.
Esse tipo de creme anestesia o lugar onde foi aplicado por alguns minutos. Tempo suficiente para retirada dos pelos evitando a dor. Mas, antes de usar a pinça use água em abundância para retirar o creme.
3- A Sobrancelha Deve Ser Feita de Acordo com o Tamanho do Rosto.
Não é uma boa ideia olhar a sobrancelha da atriz da novela e tentar fazer igual. As sobrancelhas devem ser medidas e feitas de acordo com o tamanho do rosto, considerando, principalmente, o formato. Para isso use um lápis e com ele meça do ponto que começa a sobrancelha, próximo ao nariz até o final, que é a “cauda” dos fios. O lápis deverá ser colocada na posição vertical, sendo assim, passará pela dobra do nariz e fará o limite na parte de dentro da sobrancelha.
Outra posição é colocá-lo na diagonal, saindo da aba do nariz e indo em direção ao canto externo do olho e dessa forma marca-se o limite da parte de fora. Você pode escolher o ponto que a sobrancelha deverá ficar mais alta. Para marcar esse limite considere o ponto que o lápis quando o mesmo for colocado na direção diagonal. Sendo assim, ele passará pela parte lateral do nariz e também do olho, bem no canto da pupila.
4- A Necessidade de Usar um Lápis Para Marcar a Sobrancelha.
Todas as “direções” que foram marcadas, que foram assinaladas anteriormente, devem ser marcadas. Faça isso com um lápis, risque levemente.
Se achar que não é o suficiente, use um lápis branco, passe em volta de toda a pele que ao redor das sobrancelhas. Você irá retirar os fios que não estiverem dentro da área branca.
5- A Pinça Deve Ficar na Sua Mão da Forma Correta.
A melhor pinça, segundo os designers de sobrancelhas, é aquela de inox, até porque é mais fácil de fazer a esterilização. Observe também que as de forma sextavada são melhoras, fica mais fácil fazer as sobrancelhas com esse tipo. Para quem não tem habilidade são melhores ainda. Pegue a pinça como se fosse escrever com ela, deitada e isso dará mais agilidade e será mais fácil de manuseá-la.
Outro detalhe muito importante para quem quer fazer a sobrancelha em casa é não inventar formas. O correto é seguir o formato natural das suas sobrancelhas. Quando se afina muito ou tenta fazer desenhos diferentes, com a falta de experiência, provavelmente você ficará com falhas ou a modelagem não combinará com o seu rosto.
6- O Lado Certo Para Começar.
Quando for fazer sobrancelha em casa comece pelo lado certo que é de fora para dentro. Segundo os designers de sobrancelha, você pode até começar do outro lado, mas só quando o formato não permite o contrário. Mesmo assim, eles alertam que é necessário fazer com muito cuidado.
Começar pelo lado errado é mais fácil de criar falhas.
Sobre os pelos na parte de cima e que causariam falhas, os profissionais garantem que é um mito. Segundo eles, é comum que algumas pessoas precisem retirar os pelos de cima para deixar as sobrancelhas mais bonitas. Tudo sem exagero na quantidade.
7- Os Pelos da Sobrancelha Devem ser Aparados Antes de Usar a Pinça.
Nem sempre é necessário cortar os pelos. Você sabe disso quando penteia e observa se os fios passaram da altura da sobrancelha. O formato também tem a ver com essa necessidade ou não de cortar.
Os fios mais longos devem ser cortados sempre e só depois a pinça deve entrar em ação. Use uma escovinha adequada e antes de sair usando a tesoura tenha certeza de que é necessário e retire só as pontinhas.
Alguns fios longos podem servir para disfarçar as falhas, veja isso antes de retirá-los.
8- Disfarçar as Falhas das Sobrancelhas.
É muito difícil que alguém tenha as duas sobrancelhas exatamente iguais e isso não tem a ver com falhas e pinça mal usada. É um problema natural e o lápis pode ser a solução para disfarçar as falhas.
Use o lápis preto de sobrancelha para cobrir as falhas, sem exagerar, para não ficar inatural. Faça acabamento esfumando com o dedo.
9- A Pele Deve Ser Cuidada.
Use um produto para acalmar a pele. Embeber um pedaço de algodão com chá de camomila ou água termal pode ser uma opção ou use adstringente, mas que o produto não tenha álcool.
Não se exponha ao sol imediatamente depois de fazer a sobrancelha e use protetor solar sobre elas para evitar que surjam manchas.