Video de Cirurgia Plástica

Visão Geral

A cirurgia plástica é uma especialidade do médico profissional que envolve tratar as pessoas por meio de procedimentos cirúrgicos para restaurar, reconstruir ou alterar características físicas do corpo. A razão para o paciente se submeter às cirurgias podem ser estéticas ou médicas. Essa área da medicina se desenvolve sob duas faces, a cirurgia plástica reconstrutora/reparadora e a cirurgia plástica estética. Mas existem muitos tipos de cirurgia plástica e, apesar de ser a mais famosa, a cirurgia estética não é a única.

Como introduzido acima, os dois principais tipos são a cirurgia estética e a cirurgia reconstrutiva. A primeira visa aumentar a autoestima do paciente por meio de alterações nas características físicas externas, por gosto e por estética, apenas. Ou seja, tratando problemas de ordem psicológica, não funcionais. A segunda tem o objetivo de reconstruir ou melhorar partes do corpo que não estão nas condições ideais de funcionamento, ou seja, de ordem funcional do corpo. Ambas são aplicadas em todo o mundo.

A popularidade da cirurgia plástica vêm crescendo no mundo todo, a cada ano, de acordo com os dados. Nos Estados Unidos aproximadamente dois milhões de procedimentos são realizados a cada ano. Nos últimos dez anos o número de procedimentos plásticos cirúrgicos aumentou em quase cem por cento (98%).

Atualmente, os dois procedimentos de cirurgias plásticas estéticas mais realizados no Brasil são a lipoaspiração e o implante de próteses de silicone nos seios.

Formação

Cirurgião Plástico

Cirurgião Plástico

A formação do médico cirurgião plástico varia de país para país. No Brasil, a lei exige que tenha o diploma de medicina reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) e a residência, que nesse caso envolve dois anos de residência em cirurgia geral e três anos em cirurgia plástica reconstrutiva e estética, com sessenta horas semanais.

Após o período final de cada ano de residência, é realizada uma avaliação teórica, prática e curricular, até que no último ele recebe o grau de especialista e estará apto a exercer a profissão.

Principais Tipos De Cirurgia Plástica

  • Cirurgia estética
  • Cirurgia de queimadura
  • Cirurgia craniofacial
  • Cirurgia da mão
  • Microcirurgia
  • Cirurgia plástica pediátrica
  • Cirurgia reconstrutora

Preparação Para a Cirurgia

Preparação Para a Cirurgia Plástica

Preparação Para a Cirurgia Plástica

O tipo de preparação varia de cirurgia para cirurgia, por isso, consulte seu médico e tenha certeza sobre todas as recomendações que ele lhe passar sobre o procedimento.

Primeiramente, peça ao médico para que ele lhe explique os benefícios, os riscos e as expectativas sobre o procedimento que irá fazer. Após isso, converse sobre a anestesia e sobre as medicações que serão administradas (adicione à discussão a lista com os medicamentos que você faz uso no dia a dia). E por último, pergunte ao médico sobre a dieta pré-operatória e sobre consumo de álcool e outras substâncias.

Os 10 Procedimentos De Cirurgia Plástica Mais Comuns No Mundo:

1º. Lipoaspiração

A lipoaspiração consiste em extrair tecido adiposo de áreas específicas do corpo para modelar a silhueta. Existem dois tipos de lipoaspiração.

Na lipoaspiração tumescente é usada uma solução salina com medicação vasoconstritora e anestesia. Essas substâncias são infundidas na área de interesse. Após isso, o líquido é retirado, juntamente com a gordura, com instrumentos chamados cânulas.

Na lipoaspiração assistida por ultrassons (LAU), a cânula libera a energia do ultrasson e derrete a gordura, assim ela pode ser aspirada para fora do corpo. Nessa operação há um risco de queimadura, além de ser um procedimento mais demorado.

Lipoaspiração

Lipoaspiração

A recuperação total de um procedimento de lipoaspiração é grande. Os primeiros dois dias devem ser de repouso absoluto de todas as atividades. Os edemas e inchaços costumam desaparecer após duas a três semanas de repouso. Mas o tempo ideal é de 1 mês.

2º. Aumento da Mama

Aumento da Mama

Aumento da Mama

O aumento mamário pode ser realizado por meio de próteses de gordura, de solução salina ou gel de silicone.

O implante de silicone é a mais usual maneira de aumentar as mamas. As pessoas (mulheres, principalmente) escolhem fazer esse procedimento por muitos motivos, como por exemplo corrigir assimetrias entre as mamas e aumentar o tamanho.

A recuperação deste procedimento é de aproximadamente duas semanas de repouso. Além de repouso adicional no caso de atividades de alto impacto.

3º Blefaroplastia

A blefaroplastia é o procedimento que consiste em remodelar aa pálpebras, sejam elas inchadas, assimétricas, com excesso de pele ou caídas. Essa cirurgia pode ser solicitada por motivos estéticos ou médicos, quando as pálpebras obstruem a visão.

A recuperação para a cirurgia é de repouso absoluto por dez dias e o resultado final pode ser observado ao final desse período, pois o inchaço e os edemas desaparecerão.

4º Abdominoplastia

A abdominoplastia, diferentemente da lipoaspiração, não retira tecidos de gordura, mas apenas o excesso de pele, apertando a pele que continua no corpo, o que dá o aspecto de emagrecimento e retira a flacidez. Geralmente é feita por quem não possui muita gordura no abdômen, mas sim excesso de pele, seja por um processo anterior de emagrecimento, gravidez ou cirurgia bariátrica.

A recuperação varia de duas a três semanas. E tempo adicional para atividades físicas.

5º Redução da Mama

A redução mamária é uma das poucas operações que podem ser conseguidas pelo SUS, no Brasil. Muitas vezes ela é realizada não só por estética, pois mamas grandes causam problemas na coluna vertebral, consequentemente na postura, além de dores nas costas e ombros. Essa cirurgia é realizada também para homens que nasceram com ginecomastia.

A recuperação total é geralmente conseguida após duas semanas de repouso.

6º Rinoplastia

A rinoplastia consiste em remodelar o formato do nariz, trazendo simetria com o resto do rosto. O médico poderá afinar e reduzir áreas do nariz, sejam cartilaginosas ou ósseas. Em muitos casos a função respiratória também é corrigida, por exemplo a remodelação do septo. Dependendo do caso, o SUS cobre parte ou totalmente o valor do procedimento.

A recuperação e a visualização do resultado final é obtida após um período de, no mínimo, dez dias de repouso. Muitos hematomas, dores, inchaços e sangramentos são comuns nesse período.

7º Ritidoplastia

Também chamada de facelift, a ritidoplastia consiste em apertar as peles do rosto para corrigir efeitos de pele flácida que acompanham o envelhecimento. Então o resultado é um rosto com aparência mais jovem. Essa cirurgia combina vários procedimentos, como o levantamento da testa e a blefaroplastia.

A recuperação é conseguida após duas semanas de repouso das atividades do dia a dia e um mês de repouso de atividades físicas.

8º Elevação da Mama

A elevação dos seios costuma ser indicada para quem não quer mudar o tamanho de suas mamas, mas precisa ou quer reposicioná-los para uma simetria melhor.

O tempo de recuperação é de duas semanas de repouso de atividades comuns e um mês de repouso de atividades físicas.

9º Elevação da Testa

Elevação da Testa

Elevação da Testa

Assim como no facelift, a elevação da teste puxa a pele e aperta o tecido de revestimento da face, mas apenas na testa neste caso. Funciona para remover rugas e vincos suaves, além de levantar as sobrancelhas e minimizar linhas  e sulcos que deixam o olhar caído.

O tempo de repouso pós cirúrgico indicado é de dez dias.

10º Ginecomastia

É um procedimento que consiste em reduzir quantidades excessivas de tecidos mamários em homens. A cirurgia é permanente apenas para os casos em que é devido a genética ou algum problema hormonal que não existe mais.

A cirurgia geralmente é realizada com cortes em volta do mamilo, para que a cicatriz seja imperceptível após a recuperação total.

O tempo de repouso indicado é de uma semana. Para atividades físicas pode ser adicionado um tempo extra de até três semanas de repouso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cirurgias Plásticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.