Obesidade e Cirurgia

Estética ou Saúde?

A obesidade deixou de ser um problema estético e passou a ser tratado como assunto de saúde pública, ganhando destaque na mídia e chamando a atenção da sociedade, uma vez que o índice de pessoas adultas, jovens e crianças obesas cresce ininterruptamente na maioria dos países do ocidente. A conseqüência direta da obesidade é primeiramente na saúde do indivíduo, aumentando a incidência de infarto do miocárdio, arteosclerose, diabetes, hipertensão além de diversas patologias associadas, o que eleva o custo da saúde pública.Mas a saúde não é o único fator que preocupa ou que é considerado quando se trata de obesidade, pois atualmente a qualidade de vida também é um item considerado importante como parâmetro de saúde, o que contribui ainda mais para a divulgação da problemática dos indivíduos obesos.

Dietas Contra a Obesidade

A maioria dos pacientes obesos, antes de qualquer tipo de intervenção cirúrgica para auxiliar contra a obesidade, precisa se submeter a uma dieta que consiste via de regra num programa de reeducação alimentar, buscando uma vida mais saudável. Mesmo quem vai se submeter a dietas de redução de estomago precisa antes estabelecer níveis normais de colesterol e outras medições, a fim de se submeter aos tratamentos mais invasivos, como as cirurgias.

Cirurgia Bariátrica

A cirurgia bariátrica ou a popular redução do estomago como é conhecida, é um procedimento cirúrgico que vem trazendo alento a milhares de pessoas que sofrem de obesidade mórbida e já se submeteram a diversos tipos de tratamento para emagrecer sem obter resultados efetivos. Nesses casos a cirurgia bariátrica é a opção utilizada pelos médicos para proporcionar um emagrecimento definitivo ao paciente, que vai ocorrer de forma gradual e progressivamente, de forma que o paciente vai chegar ao seu peso ideal ao longo de um determinado tempo, sem riscos a sua saúde. O procedimento cirúrgico é de alta complexidade e exige a participação de uma equipe de profissionais de diversas áreas, sejam nutricionistas, psicólogos, cirurgiões e outros especialistas de acordo com as condições físicas do paciente.

Abdominoplastia

Com a cirurgia bariátrica a maioria dos pacientes perde várias dezenas de quilos, em períodos que variam de meses até um ano ou mais. Os resultados desse emagrecimento são maravilhosos sob todos os aspectos, no entanto resta um problema a solucionar, o excesso de peles e a flacidez que se localiza geralmente no abdômen, braços, pernas, e nas mamas. Depois de cerca de 2 anos da cirurgia bariátrica o paciente entra no período de estabilidade, sem riscos a saúde e com uma melhor qualidade de vida. É nesse período que a maioria das pessoas então procura da abdominoplastia, a cirurgia plástica para corrigir as deformidades resultantes da obesidade e do grande emagrecimento. Essa cirurgia é relativamente simples, e é um complemento necessário para melhorar a auto-estima e a qualidade de vida desses pacientes, devolvendo-lhes um corpo saudável e bonito.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cirurgias Plásticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.