Como Escolher A Prótese de Silicone Ideal?

A fábrica da beleza tem se tornado cada dia mais extensiva. A busca pelo corpo ideal, pela beleza ideal tem virado a cabeça de muitas mulheres, pois vivemos uma época em que o ideal é ter o corpo perfeito, com medidas proporcionais e dentro dos parâmetros impostos pela mídia.

E a fábrica pela beleza vai só crescendo, se aperfeiçoando e fazendo cada vez mais a cabeça, o glúteo, os seios, o nariz, os lábios… Enfim, hoje em dia já é possível se montar completamente. Mas algumas cirurgias implicam em riscos que podem ser fatais, caso não haja um devido estudo e cuidados específicos para o paciente.

Próteses de Silicone

Próteses de Silicone

Hoje em dia uma cirurgia que tem apresentado muitos riscos às pacientes, são as cirurgias plásticas para implante de prótese de silicone. Nem sempre as mulheres sonharam com seios fartos. Esse modismo está no topo desde a década de 90 e junto a este crescente modismo, vieram também os riscos. E mesmo sendo uma prática muito comum, é necessário se atentar a alguns detalhes que são essenciais para a segurança da cirurgia.

Por Que Usar Silicone Nos Seios?

A opção por usar próteses de silicone para aumentar os seios está diretamente associada a uma prática estética, entretanto existem algumas complicações que obrigam mulheres a tomar esta decisão, como hipoplasia, câncer de mama ou involução mamária após a gravidez. Mas independente do motivo que lhe faça optar pela cirurgia para inclusão de próteses de silicone, é necessário saber escolher a prótese ideal para minimizar os problemas que podem aparecer depois da cirurgia.

Escolhendo A Prótese Ideal…

Como o mercado cresceu muito em decorrência da oferta e da procura, é possível encontrar próteses de silicone de diversos tamanhos, formas, marcas, textura e perfil.

Pelo Perfil – O perfil da prótese por ser baixo, alto ou anatômico. Duas próteses de silicone que serão usadas pela mesma paciente podem ter tamanhos iguais, entretanto pode sofrer variação do perfil. Ao decidir por uma prótese de silicone, é importante saber que o perfil é de fundamental importância e, portanto, deve ser escolhido com muita cautela, já que o perfil será responsável pelo novo formato da mama. Então é preciso saber exatamente o que quer, para poder escolher o perfil adequado.

  • Perfil Baixo= É quando a prótese possui uma base mais larga e são mais baixas. O perfil Baixo é indicado para a mulher que deseja uma proeminência do colo mamário
  • Perfil Alto= As próteses de silicone, cujo perfil é alto, como o próprio nome já diz é mais alta e tem a base menor. É a mais solicitada entre as mulheres e o seu uso é ideal para aquelas pacientes que desejam maior projeção frontal, entretanto sem muita necessidade de projeção do colo mamário.
  • Perfil Anatômico – As próteses de silicone cujo perfil seja anatômico são ideais para as clientes que possuem mamas com formas e contornos esteticamente perfeitos, todavia com pouco volume e que desejam apenas dar o volume que falta ao seio. Esta prótese tem um perfil em forma de gota, possui projeção na parte da frente menor que as próteses, cujo perfil é o alto.

Pela Superfície – Quanto à superfície, as próteses de silicone podem ser lisa, texturizada ou poliuretano. Existem algumas superfícies diferentes por que, assim como o nosso corpo humano, nós também somos diferentes uns dos outros. O corpo humano, por defesa natural do organismo, quando não repele um corpo estranho, cria uma cápsula fibrosa ao redor deste corpo estranho, que no caso será a prótese, que está sendo inserido no corpo. Esta cápsula fibrosa vai enrijecer e pode contrair a prótese. Caso a contração seja maior do que o esperado, pode desfigurar a prótese e alterar a forma da mama.

  • Prótese Lisa = Possui o maior índice de contração através da cápsula fibrosa, cerca de 6% dos implantes sofre essa contração.
  • Prótese Texturizada = As próteses de silicone, cuja superfície é texturizada, foi criada pensando na diminuição da formação capsular, por isso ela possui superfície com microrrugosidade, que agem nesse sentido. Estas próteses são as mais usadas e apresentam uma contração capsular de somente 2 ou 3%.
  • Prótese de Poliuretano = As próteses de poliuretano são as que possuem menores índices de contração capsular, apresentando certa de 0,5% dos casos. Esta prótese é muito mais sensível, possui um revestimento de espuma de poliuretano, contudo podem ocorrer algumas dobras em sua superfície, o que justifica a sua pouca utilização. Geralmente é usada após a contração da prótese texturizada.

Pelo Tamanho – A mulher, quando cogita a ideia de implantar próteses de silicone, a primeira coisa que pensa é: mas qual o tamanho da prótese de silicone que devo colocar? Qual o tamanho que é ideal para mim?

Esta, com certeza, é a dúvida mais corriqueira das pacientes nas clínicas de cirurgias plásticas. E não é a toa que surge esta dúvida, pois é um dos detalhes mais importantes e delicados na hora de decidir qual a prótese colocar. Quando você se decide sobre a cirurgia, você precisa também ter muita confiança em seu cirurgião, conversar bastante com ele a fim de tirar toda e qualquer dúvida, principalmente sobre o tamanho.

O cirurgião, sendo ele experiente, vai fazer uma análise detalhada e rigorosa do seu caso, uma análise do seu perfil psicológico, físico, processo de cicatrização, risco de quelóide, etc. Ele precisa saber qual o tamanho atual da sua mama, vai faze fotos, vai analisar e descobrir qual a sua intenção com a prótese, se é dar muito volume, pouco volume ou um volume intermediário. Se a sua mama está flácida, se você tem hipoplasia, se precisou fazer alguma cirurgia na mama por conta de câncer… Enfim, será o seu diagnóstico, acompanhado a sua intenção e do seu desejo, que definirão o tamanho da sua prótese.

Enfim… O tamanho ideal da sua prótese de silicone deve ser aquela que melhor se adapta à sua silhueta, harmonizando com os contornos do seu corpo, com o seu estilo de vida e com a sua necessidade. Então é uma escolha bem criteriosa que ser feita em concomitância com o seu médico!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cirurgias Plásticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.