Cirurgia Plástica Facial

A facelift ou ritidoplastia é a cirurgia facial mais completa. O objetivo dessa cirurgia é rejuvenescer o rosto, esticando a pele do pescoço, eliminando os sulcos do lado da boca, levantando bochechas e sobrancelhas. Essa cirurgia requer anestesia geral, ou anestesia local com o paciente totalmente sedado. Em alguns casos, os pacientes apresentam sangramento pós-operatório, pode haver má cicatrização e o risco de perder os movimentos de alguns músculos do rosto. Essa cirurgia chega a custar seis mil reais.

Se o caso não é para tanto, existem cirurgias menores, como a microcirurgia plástica, também chamada de “cirurgia de fim de semana”, você pode fazer na sexta e voltar para o trabalho na segunda. Essa cirurgia é mais leve e mais concentrada, faz ajustes em pequenas partes do rosto. Também existem as plásticas nos olhos e a plástica na sobrancelha, que retiram linhas de expressão dessas partes do rosto.

Hoje existem práticas, como a Thermage, que estica a pele a partir da aplicação de ondas de radiofreqüência ativam o colágeno natural da pele. Essa opção é para pessoas de 30 a 50 anos e custa mais barato que uma cirurgia.

Para saber mais sobre cirurgia plástica facial, continue acompanhando.

O Que é Cirurgia Plástica Facial?

Procedimentos de cirurgia plástica facial são realizados a fim de reduzir os sinais do envelhecimento ou alterar a forma e a aparência de:

  • Nariz
  • Mandíbula
  • Pescoço
  • Orelhas
  • Bochechas
  • Olhos
  • Testa

A cirurgia plástica facial reconstrutiva é realizada a fim de corrigir imperfeições no rosto decorrentes de:

  • Acidentes
  • Cirurgias realizadas anteriormente
  • Doenças
  • Condições congênitas

Qual é o melhor momento para realizar uma cirurgia plástica facial?

O melhor momento para realizar esse tipo de procedimento depende exclusivamente de você.

É importante que você:

  • Esteja totalmente pronto (a) para fazer as mudanças físicas.
  • Compreenda o processo de tratamento e os efeitos que ele pode ter em sua vida.
  • Confie e sinta-se confortável com seu cirurgião plástico facial.

Estarei acordado (a) durante a cirurgia?

Não. Você estará dormindo durante todo o procedimento de cirurgia plástica facial. A equipe médica dará a sedação intravenosa ou anestesia geral para ajudá-lo (a) a dormir e se sentir confortável. Por isso é importante ir acompanhado (a) de alguém da família ou um amigo para levá-lo (a) para casa depois que receber alta.

A cirurgia plástica facial é dolorosa?

Durante a realização da maioria dos procedimentos de cirurgia plástica facial, o paciente fica sob o efeito da anestesia geral para que não sinta qualquer dor. Após qualquer procedimento cirúrgico, é natural sentir algum desconforto.

Geralmente, a dor pós-operatória é leve e pode ser facilmente controlada com medicação. Muitas pessoas precisam de nada mais do que um paracetamol de efeito extra durante dois ou três dias após a cirurgia.

A cirurgia plástica facial tem riscos?

É importante que o seu médico lhe informe a respeito de todos os potenciais riscos antes da cirurgia. Afinal, todo procedimento tem riscos, porém, quando você está sob os cuidados de uma equipe responsável e experientes, eles são reduzidos consideravelmente.

Outro ponto importante são os cuidados pós-operatórios. De nada adianta que a cirurgia seja feita por uma equipe altamente gabaritada, se o paciente não segue as orientações necessárias. Agir conforme as recomendações nos dias após a cirurgia é fundamental para reduzir riscos.

Quanto tempo um procedimento facial demora para ser realizado?

Depende do tipo de procedimento, os cirúrgicos podem demorar algumas horas. Já aqueles não-cirúrgicos, realizados dentro do consultório, podem levar minutos.

Posso ir para casa logo após a cirurgia?

Isso varia de acordo com: o tipo e a duração da sua cirurgia cosmética facial, o horário em que a sua cirurgia acontecer e, claro, a vontade do paciente, pois mesmo que ele seja liberado no mesmo dia, poderá pedir que o hospital o receba por uma noite. Na maioria dos casos, apenas uma noite é o suficiente para que o paciente fique em observação e seja liberado apenas quando houver a certeza de que está tudo bem.

Quanto tempo vai demorar para que os hematomas e o inchaço acabem?

A duração dos hematomas e o inchaço comuns após uma cirurgia facial varia de pessoa para pessoa, mas geralmente eles começam a diminuir até o final da primeira semana. Pode demorar de uma a três semanas para que eles desapareçam completamente.

Quando poderei voltar a ter uma vida normal?

Qualquer atividade que possa aumentar a pressão arterial pode aumentar a quantidade de tempo que leva para o inchaço pós-operatório reduza. Dependendo do procedimento de cirurgia plástica facial, você deve evitar atividades aeróbicas por pelo menos duas a três semanas após a cirurgia. Os pacientes devem evitar todos os esportes de contato durante seis semanas quando o procedimento envolve uma rinoplastia (cirurgia plástica no nariz).

Quanto tempo dura os resultados do procedimento?

Você terá resultados permanentes de procedimentos cosméticos faciais cirúrgicos que remodelam o:

  • Nariz
  • Olhos
  • Queixo
  • Orelhas
  • Mandíbula
  • Bochechas

Naturalmente, a cirurgia não tem o poder de pausar o processo natural do envelhecimento.

Procedimentos não-cirúrgicos, como Botox e outros tratamentos que reduzem as rugas, podem precisar de alguns procedimentos de manutenção após cerca de 6 meses a um ano.

Como devo fazer para encontrar o cirurgião ideal?

Encontrar o cirurgião ideal é fundamental para que a cirurgia seja segura e o resultado saia como o espaço. Não deixe que sua procura seja guiada pelo melhor preço, ele pode ser considerado, mas não deve ser o fator principal na hora de se decidir. Converse por pessoas que tenham feito uma cirurgia parecida com a que você pretende fazer, analise o resultado. Também é interessante pesquisar a reputação dos médicos na internet.

Se consultar com mais de um profissional vai te dar a possibilidade de comparar o atendimento e o que cada um disse sobre como faria a sua cirurgia. Assim você conseguirá tomar uma decisão muito mais acertada e segura. Faça tudo com cautela, não se deixe levar pela ansiedade, por mais que seja muito importante para você. Lembre-se que o resultado será permanente, portanto, todo o cuidado é pouco.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cirurgias Plásticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.