Cirurgia Plástica do Umbigo

Nem todo mundo tem o umbigo dos sonhos, algumas pessoas têm um umbigo, digamos, não tem bonito como gostaria. Mas, esse “problema” tem solução, pode ser resolvido com uma cirurgia plástica do umbigo.

A técnica que serve para resolver o problema de quem está insatisfeito com a aparência do umbigo chama-se onfaloplastia e está se tornando muito popular no Brasil, esse tipo de cirurgia plástica. 

O Que é Onfaloplastia?

Se trata de um procedimento cirúrgico que é 100% voltado para resolver o problema estético do umbigo. Segundo os cirurgiões plásticos, não se trata de uma cirurgia que fará qualquer tipo de correção ou ajuda para problemas de saúde de um paciente. A escolha em fazê-la é puramente pensando na estética.

As pessoas decidem por fazer esse tipo de cirurgia plástica quando a aparência do umbigo as incomoda. Os problemas de estética, explicam os cirurgiões, podem ser os mais diversos possíveis, basta que isso envolva a autoestima.

Falando da cirurgia plástica de umbigo em si, segundo os médicos, ela é bem simples e a cicatriz pode ser vista, discretamente em volta do umbigo, formando mesmo um círculo. Já os pontos depois da operação são todos dados na região abdominal próximo a musculatura. Os médicos ainda ressaltam, que no caso de alguns pacientes, graças ao tipo de anatomia do corpo, a marca pode ficar escondida na cavidade do umbigo.

Sobre o tempo de permanência do paciente no hospital, esse é de apenas um dia.

Quais as Pessoas Que Podem Optar Por Esse Tipo de Cirurgia?

Como principal “requisito”, somente maiores de 18 anos podem se submeter a essa tipo de cirurgia. Muitas pessoas fazem mais de uma operação, associam a cirurgia plástica do umbigo a abdominoplastia, que “corrige” detalhes na barriga.

Os próprios médicos não aconselham a fazer a onfaloplastia sozinha ou se for a única cirurgia plástica estética, somente fazê-la quando a deformidade do umbigo é muito acentuada. Neste caso, a onfaloplastia acaba sendo mais frequente em pessoas que perderam muito peso ou mulheres depois da gestação, também há casos relacionados com pessoas que sofreram com hérnia umbilical. Além disso, é uma opção de cirurgia plástica estética para quem tem estrias, cicatrizes, deformidades e até mesmo verrugas próximo ao umbigo.

Como Se Preparar Para Cirurgia?

Os pacientes que estão fora do peso devem emagrecer o máximo possível, além disso, pessoas com problemas de hérnias devem comunicar ao médico. Na verdade, o ideal é que esse problema seja resolvido na mesma cirurgia.

Somente pessoas que não apresentem nenhum problema de saúde podem passar pela cirurgia plástico do umbigo, o que serve para qualquer outro tipo de operação. Por exemplo, quem sofre com doenças como hipertensão e diabetes, precisa estar estabilizado para passar pela mesa de cirurgia.

Os pacientes que são fumantes devem suspender o cigarro durante 3 a 4 semanas antes da data marcada para a cirurgia. O mesmo período deverá ser repetido depois de feita a cirurgia. É importante seguir essa regra, pois o tabaco é responsável por alterações na microcirculação e isso influencia de forma negativa a cirurgia.

Alguns medicamentos deverão ser evitados antes e depois da cirurgia, sempre entre 3 e 4 anos, antes e depois, como aspirinas e qualquer outra que tenha salicilato, assim como analgésicos compostos com vitamina E e não esteroides. É uma prevenção caso ocorra sangramentos.

Contraindicações da Onfaloplastia: Cirurgia Plástica do Umbigo

Situações em que não pode ocorrer a cirurgia plástica do umbigo: quando existe neoplasias locais, processos inflamatórios ou infecções e ainda, problemas cardiovasculares, alterações metabólicas, problema de coagulação e pulmonares e não é recomendada na gravidez.

Como é Feita a Cirurgia Plástica do Umbigo?

A técnica mais comum para realizar a cirurgia plástica do umbigo é fazendo a incisão cutânea, se desenha e ela poderá ser semicircular, circular, quadrangular, lineal vertical, horizontal, elíptica, em cruz ou em formatos de letra, que são “T, V, Y e U”.

Dessas incisões, que são bem pequenas, o cirurgião trabalha no fundo do umbigo, retirando o excesso de tecido e de gordura e completando fazendo o novo formato.

Porém, existem outras técnicas, que são usadas quando a cirurgia não é somente estética, quando o problema é o umbigo fechado ou a ausência dele, entre outras.

Em todos os casos, em geral, é usada a anestesia local para fazer o procedimento e sedação. A cirurgia dura, na maioria dos casos, somente duas horas. E como foi dito anteriormente, depois de um dia no hospital, o paciente está liberado.

O Que Fazer Depois da Cirurgia Plástica do Umbigo?

A dor na área do umbigo é comum, assim como o surgimento de edemas e hematomas. Depois da cirurgia é necessário então, fazer os curativos que o médico recomendar. Também é recomendado o uso de compressas feitas com solução de soro fria. É muito importante que no pós-operatório, o paciente tenha que ter uma alimentação mais saudável e acima de tudo equilibrada.

Outra atenção necessária é que não se deve passar por alterações bruscas de temperatura e a luz solar deverá ser evitada por 3 meses, assim como esforços e traumas na área da cirurgia devem ser evitados.

O paciente deve respeita e seguir todas as orientações do médico até que ele libere as atividades, o uso da cinta modeladora e avise que ele está apto a voltar a vida normal. A prática de exercícios, por exemplo, na maioria das vezes é liberada 1 mês depois.

Para retirar dos pontos, os médicos costumam pedir 15 dias. Mas, vale ressaltar que o tempo varia de acordo com o organismo de cada pessoa e quando é uma cirurgia plástica de umbigo associada a outras intervenções, esse tempo pode aumentar.

Problemas Que Podem Surgir Por Causa da Cirurgia Plástica do Umbigo

É muito raro que um paciente enfrente um problema por causa desse tipo de cirurgia. O mais comum, quando acontece é a necrose e o sofrimento cutâneo. Isso só ocorre quando já existe um problema arterial venoso. Além disso, cicatrizes feias podem ser uma consequência e elas costumam aparecer muito tempo depois.

Como é Antes e Depois da Onfaloplastia?

Pouco tempo depois da recuperação e o paciente já vê resultados. A estética do umbigo, a forma, será melhor e o excesso de pele também desaparece, quando é o caso.

O formato do umbigo considerado ideal é aquele vertical, pequeno e bem assentado na barriga.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cirurgias Plásticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.